Humanidade já destruiu 60% de toda a vida animal desde 1970

De acordo com cientistas da Sociedade Zoológica de Londres, do Fundo Mundial para a Vida Animal e dezenas de outras organizações não-governamentais e sem fins lucrativos, nos últimos 20 anos a população de milhões de espécies ao redor do mundo têm diminuído.

Infelizmente, a cada ano, mais e mais espécies são extintas. Devemos tomar algumas medidas sérias para impedir que isso aconteça, haja visto que a humanidade como um todo exerce influência relevante sobre o meio ambiente, o clima, os animais. Precisamos compreender nossa biosfera para ajudá-la, mantendo a incrível diversidade de espécies que o planeta possui hoje.

O que está acontecendo agora

Os seres humanos têm uma influência muito maior na Terra do que qualquer outra espécie. Nós derrubamos florestas porque precisamos de terras agrícolas para produzir alimentos para os porcos e galinhas que comemos. Usamos muita água dos nossos rios de água doce, despejamos toneladas de plástico nos nossos oceanos de água salgada e causamos a extinção de milhares de animais.

Para se ter uma ideia da influência humana no meio ambiente:

  • O rinoceronte-branco Sudão (1973-2018) foi morto no ano passado por caçadores ilegais. Ele era um dos últimos da espécie.
  • O leopardo-nebuloso foi visto pela última vez em 1983 e está oficialmente extinto agora.
  • O Íbex-dos-pirenéus foi declarado extinto em 2000.

Leia tambémJaguar que atacou mulher que tentava tirar selfie não será sacrificado, garante zoológico

Relatórios recentes mostram que a humanidade destruiu 83% de todos os animais e 50% de todas as plantas desde o início da civilização. E mesmo que paremos a destruição agora, levará de 5 a 7 milhões de anos para o mundo se recuperar.

A vida selvagem e o ecossistema são vitais para a vida humana, portanto colocá-los em perigo é tão ruim quanto a mudança climática.

As razões

Além dos seres humanos, existem muitas outras razões pelas quais as espécies estão sendo progressivamente extintas, mas nossa influência ainda é a mais importante.

  • A destruição de habitats naturais é a principal razão pela qual animais e insetos são extintos. As florestas são destruídas e muitas terras são usadas para extrativismo agrícola.
  • Sacrificar os animais para alimentação humano é o segundo motivo mais impactante na conta. Cerca de 300 espécies de animais são mortas para consumo humano e o mesmo vale para peixes nos oceanos.
  • A poluição química também é uma enorme ameaça. 50% das orcas estão condenadas por causa da poluição de seu habitat natural.
  • O grande número de barragens artificiais também diminuiu o número de peixes e outros animais em rios e lagos.

O que acontece depois?

A primeira coisa que importa é como as pessoas são informadas. Muitos de nós não têm ideia do que está acontecendo com os animais.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por ELLE België (@elle_belgie) em

Por exemplo, em 2018, a Lacoste produziu uma coleção de camisetas onde havia 10 espécies ameaçadas de estimação em vez do clássico logotipo de crocodilo, a fim de colocar em evidência e fornecer suporte para esses animais em extinção.

A fim de impedir a redução da biosfera, que de fato mantém a humanidade viva, mudanças de atitude são absolutamente necessárias.

Governos de diferentes países estão continuamente trabalhando em acordos sobre novos estatutos e responsabilidades pelas regras de proteção ambiental.

Muitos países não estão apenas trabalhando para salvar o número de animais, mas também estão trabalhando para aumentar suas populações. Por exemplo, na Índia, o número de tigres aumentou em 20% pela primeira vez em 100 anos. E a China se comprometeu a proteger sua população de pandas.

Esta é mais uma prova de que podemos fazer muito mais para proteger os animais. Você está pronto para mudar seu estilo de vida para salvar os animais em nosso planeta?

Leia tambémUma loja da IKEA na Itália abriu as portas para socorrer cães que estavam no frio


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Tradução e adaptação por Portal do Animal, escrito por Gabriel Pietro, da matéria originalmente criada por Brightside.

Jovem recebe visita “mágica” de pequena borboleta e comove as redes sociais
4 quadrinhos hilários explicando porque os gatos são melhores que os cachorros
Vídeo viral flagra baleia gigantesca emergindo do oceano ao lado de barco pesqueiro
20 pessoas que levaram a frase “faço tudo por meu animal” para um outro patamar
Cadela é morta para ser enterrada junto com sua dona
Cachorrinha faz performance de estátua viva com seu dono e vira sucesso em Fortaleza
Esse Shiba Inu é a flor mais fofa do Japão e suas fotos estão fazendo pessoas felizes no mundo inteiro
Mulher que trabalha em drive-thru tira fotos de cada cachorrinho que aparece em sua janela
Morreu Grumpy, o gato que inspirou milhões com seus memes na Internet
Gato estraga fones de ouvido, dono reclama, e ele volta com uma cobra como “substitutivo”
Gatinha recém-nascida não para de sorrir após ser resgatado das ruas
Homem encontra gatinho com cadarço amarrado em volta do pescoço