Socorristas encontram bebê chimpanzé deixado em caixa de papelão tentando se proteger do frio

Certo dia, uma equipe de resgate do Liberia Chimpanzee Rescue and Protection se deparou com uma cena lamentável. Eles receberam uma denúncia anônima sobre um bebê chimpanzé solitária que estava bastante debilitada e faminta.

Os cuidadores foram até a loja de suprimentos onde ela estava detida e encontraram o filhote sentado dentro de uma caixa de papelão, agarrado a uma peça de roupa esfarrapada.

A chimpanzé de um ano, chamado Chance, estava sendo mantida como animal de estimação nos últimos meses. Os socorristas não sabiam como os 'proprietários' adquiriram Chance, mas tiveram uma ideia.

ANÚNCIO

“Sabemos que a mãe dela foi morta”, disse Jenny Desmond, fundadora da LCRP. “Não se pode adquirir um bebê chimpanzé sem primeiro matar sua mãe e outros membros adultos próximos da família. É revoltante”.

Como Chance era apenas uma bebê quando sua mãe foi morta, ela não tinha ninguém para cuidar dele adequadamente e fornecer a nutrição de que precisava.

Infelizmente, seus novos donos não pareceram se importar e apenas a deixaram em uma caixa de papelão à mercê da própria sorte.

ANÚNCIO

“Parece que ela passava a maior parte do tempo na caixa e, quando fora da caixa, no chão de concreto e terra da loja”, disse Desmond. “Parece que ela não foi pega ou segurada com muita frequência, pois teve que aprender a ser pega e se agarrar a mim desde que a resgatamos.”

Era evidente que a vida em cativeiro havia causado sérios danos à bebê chimpanzé.

ANÚNCIO

Os socorristas disseram que seus olhos pareciam vazios e ela estava agarrada a uma peça de roupa como fonte de conforto.

“Seu balanço e agarramento ao pano são indicadores claros de estresse, trauma e uma grave falta de atenção e carinho”, disse Desmond.

Os donos de Chance só a alimentavam com arroz e fubá, então ela estava gravemente desnutrida e emaciada.

Ela não apenas era subdesenvolvida para a idade, mas parecia ter algum tipo de acúmulo de fluido na cabeça que provavelmente era resultado de um trauma.

Os socorristas rapidamente removeram Chance da loja e deram a ela um belo cobertor quente para segurar.

Leia também: Cachorrinha perdida vai à delegacia pedir ajuda para encontrar sua família

“Damos cobertores a todos os pequeninos à noite e eles certamente são bem-vindos para carregá-los a qualquer momento”, disse Desmond. “Em geral, é nossa experiência, no entanto, que sua necessidade de cobertores como fontes de conforto prejudiciais desaparece rapidamente com mais cuidado e nutrição adequada.”

Assim que a filhote foi transportada para o centro de reabilitação LCRP, a equipe de resgate ficou surpresa com sua incrível mudança de comportamento e atitude.

Ela começou a ficar menos dependente do cobertor. Logo, Chance parou de balançar para frente e para trás, começou a se levantar e estendia os braços para ser segurada.

“Ela está progredindo e se recuperando rapidamente”, disse Desmond. “Descobrimos que os chimpanzés são incrivelmente resistentes, sabe?”.

Uma das coisas mais incríveis que encheu o coração dos socorristas é que Chance começou a sorrir e rir. Todos ficaram muito felizes em vê-la florescer sob seus cuidados.

Chance passará os próximos anos no abrigo da LCRP, que cuidará dela 24 horas por dia para ajudá-la a crescer saudável e forte. Em breve, ela será apresentada a outros jovens chimpanzés órfãos.

“Ela será apresentada a outros chimpanzés em um processo seguro e lento, permitindo que ela escolha [o] nível de interação e tempo com outros chimpanzés”, disse Desmond.

No momento, ninguém tem certeza se ela será solta de volta na natureza, embora esse seja o cenário ideal.

“Retornar à natureza, um processo conhecido como reintrodução, é um caminho longo e complexo e, embora sonhemos com isso, não é simples ou garantido”, disse Desmond.

“Há esperança de reintrodução de chimpanzés na Libéria, pois os chimpanzés ocorrem naturalmente aqui, e ainda existem grandes extensões de floresta remanescentes. A reintrodução envolve muitos fatores e vários grupos e especialistas para avaliar e determinar a viabilidade”.

Desmond tem a sensação de que Chance provavelmente viverá em um “ambiente de floresta seminatural espaçoso com outros chimpanzés por toda a vida”.

Já se passaram alguns anos desde que Chance foi resgatada e ela ainda está muito feliz com o resgate. Ela tem um grupo de chimpanzés com quem adora sair e também gosta de passar o tempo abraçando seus cuidadores. Um amor!

Confira um vídeo do bebê Chance abaixo:

Leia também: Jovem adota gatinho recém-nascido que buscou abrigo debaixo do seu carro

Compartilhe o post com seus amigos! 😉