Gorila adolescente banca a 'babá' de seus irmãos enquanto mãe descansa

Só uma mãe sabe o quanto um filho dá trabalho, são horas de dedicação seja com alimentação e diversos cuidados para que o filho cresça sadio, o que é bastante estressante, mesmo no reino animal. Por isso o trabalho de uma babá é tão importante.

A jovem Ubukombe de apenas 6 anos de idade é um gorila das montanhas de Virunga, em Ruanda que tem exercido esse papel de babá, permitindo que as mães descansem um pouco das suas cansativas atividades como mães.

A babá adolescente tem prazer em ajudar: "Ubukombe nunca perde a chance de se voluntariar para cuidar de bebês do grupo", disse Donna Gorman, especialista em comunicações do The Dian Fossey Gorilla Fund. "E o serviço de babá que dá às mães um descanso dos deveres maternos."

ANÚNCIO

Ubukombe, parece perceber quando as mães estão cansadas e logo entra em ação, ela foi flagrada cuidando de um recém-nascido, enquanto sua mãe exausta, Gutangara, descansava tranquilamente nas proximidades. “Gutangara pertence ao Pablo's Group, um grupo histórico que é monitorado pelo Fossey Fund desde 1993”, disse Gorman.
Conforme disse Gorman: “Com sete filhos vivos, Gutangara é a gorila fêmea mais bem-sucedida que já se viu, e muitas vezes está com as mãos cheias. São voluntários dispostos como Ubukombe que tornam possível a crescente família de Gutangara. ”

Leia também:

"A babá é observada pelos gorilas, em alguns grupos com mais freqüência do que em outros, e por alguns gorilas mais do que outros", disse Gorman. "Durante o tempo de descanso, muitos adultos dormem enquanto os jovens gorilas brincam ou estão sendo tratados por outros adultos".

ANÚNCIO

“O talento de Ubukombe para cuidar de crianças é ainda mais impressionante, já que ela tem apenas seis anos de idade, ela é frequentemente observada cuidando dos bebês do grupo, apesar de sua tenra idade", disse Gorman. "Muitas vezes vemos Ubukombe cuidando e abraçando os bebês gorilas."

Ubukombe exercendo um papel muito mais importante que é o de ajudar a salvar a sua espécie, pois segundo um censo recente, existem apenas 1.063 gorilas das montanhas. O trabalho da Ubukombe permite que os bebês fiquem separados de suas mães por um tempo, o que ajuda a aumentar a independência deles.
Conforme afirma Gorman: "Quanto mais cedo o bebê se tornar independente, mais cedo a mãe poderá dar à luz novamente", disse Gorman. "Normalmente, são necessários de três a meio anos para uma mãe gorila desmamar seu bebê e, durante esse período, ela não engravida".

ANÚNCIO

O trabalho de conservação é de extrema importância para vencer a extinção dos gorilas das montanhas, e eles estão se recuperando. E com a ajuda de Ubukombe e suas mãos amigas será mais fácil prosperar.
Você pode assistir ao adorável vídeo de babá de Ubukombe aqui:

Leia também:


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!