ANÚNCIO

É incrível o que um animalzinho de bom coração pode fazer…

Um rato com função de detectar minas terrestres ganhou pela primeira vez na história o maior prêmio civil de caridade de uma instituição britânica. O bichinho ajudou a salvar a vida de milhares de pessoas no Camboja, uma nação do sudeste asiático.

ANÚNCIO

Magawa, como foi nomeado, foi premiado com a medalha de ouro PDSA por sua “coragem e devoção para salvar vidas”.

Roedor gigante

Leia também: Abrigo resgata cachorrinho de rua encontrado com dezenas de ferimentos por todo o corpo

ANÚNCIO

O inteligente ratinho recebeu treinamento especial de uma organização belga especializada em adestrar diferentes animais para a detecção de minas e outros trabalhos perigosos.

A organização chamada APOPO direciona seus programas para países como; Camboja, Angola, Zimbabwe e Moçambique; com o objetivo de desativar milhões de minas ativas esquecidas enterradas debaixo da terra, fruto de décadas de conflitos e guerras.

Rato gigante

ANÚNCIO

Magawa conseguiu rastrear 39 minas terrestres e 28 munições não detonadas em seus últimos sete anos de trabalho, de acordo com a instituição de caridade. Além disso, é um dos animais ‘faxineiros’ de maior sucesso da instituição, já que conseguiu limpar mais de 141 mil metros quadrados de terreno, o que equivale a 20 campos de futebol.

“É importante para o povo do Camboja e para todas as pessoas ao redor do mundo que sofrem com as minas terrestres. O prêmio PDSA Gold Medal traz o problema das minas terrestres para a atenção global.”, disse Christophe Cox, CEO da APOPO, e ainda acrescentou que é uma grande honra para a organização esse prêmio.

Rato gigante magawa

É o primeiro rato da organização a receber um prêmio em seus 77 anos de história, prêmio que equivale aos animais de George Cross (Cruz Jorge).

Rato gigante recebe medalha

Magawa é descrito como um roedor cheio de energia e um caráter cheio de determinação; ele pode farejar explosivos 96 vezes mais rápido do que as soluções convencionais.

Leia também: Bombeiros resgatam 4 cachorrinhos recém-nascidos que foram soterrados vivos em Divinópolis

Herói rato gigante

Ele também pode fazer buscas na área de uma quadra de tênis em apenas meia hora, algo que levaria um humano com um detector de metais por quatro dias. Por esse talento e outros, Magawa foi listado como “Rato Herói”.

Herói magawa

De acordo com Christophe, os ratos são altamente inteligentes e realizam tarefas repetitivas melhor do que outros animais; apenas para receber uma recompensa de comida no final. Além disso, graças ao seu tamanho, eles podem andar muito mais rápido do que as pessoas em campos minados, sem perigo e sem detonar explosivos.

Treinamento de ratos

“O trabalho de Magawa e APOPO é verdadeiramente único e excepcional. O Camboja estima que entre quatro e seis milhões de minas terrestres foram colocadas no país entre 1975 e 1998, infelizmente causando mais de 64.000 vítimas. O trabalho de Magawa salva e muda diretamente a vida de homens, mulheres e crianças afetados por essas minas terrestres. Cada descoberta que ele faz reduz o risco de ferimentos ou morte para a população local.”, disse Jan McLoughlin, CEO da PDSA.

Rato treinado

Segundo Malen, treinadora do animalzinho, ele é inteligente, rápido e nunca perde um truque. A dedicação, habilidade e bravura de Magawa é um bom exemplo de um ato heroico , e seu trabalho merece ser reconhecido.

Malen e Magawa

Parabéns Magawa!

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

Você pode gostar: