9 humanos que foram salvos de situações extremas por animais selvagens

Boa parte de nós considera que os animais selvagens são meras criaturas movidas por instinto, carecendo de inteligência, emoção e afeição pelo próximo. Estão redondamente enganados.

Não só é bastante documentado que os animais selvagens se assemelham à complexidade humana em diversos casos, como há inúmeros relatos de pessoas comuns que testemunharam atos de empatia, generosidade, compaixão e proteção para com indivíduos de outras espécies.

Separamos abaixo 9 relatos de pessoas que foram salvas de situações extremas por animais selvagens. Confira!

1. O elefante que salvou uma menina de um tsunami

ANÚNCIO

A Tailândia sofreu com um grande tsunami, que atingiu a nação do sudeste asiático em 2004. No momento em que se desencadeou o desastre, a região estava cheia de estrangeiros, que passavam as festas de fim de ano ali.

Entre os turistas, havia uma garotinha de 8 anos, que foi protegida das ondas gigantes por um elefante. O animal carregou a pequena nas costas, deixando-a em um local seguro. Depois, a família reencontrou a menina, que relatou a forma como o elefante salvou sua vida.

ANÚNCIO

2. O urso que protegeu um homem do ataque de um leão

Durante a primeira de 2012, um rapaz decidiu realizar uma excursão pelas trilhas do Whiskey Flats, Califórnia. No trajeto, ele viu uma grande ursa com seu filhote.

ANÚNCIO

No momento em que preparava-se para correr dali, ele foi jogado ao chão... por um leão da montanha!

Tentando sem sucesso se livrar do animal, a ursa que ele tinha visto antes apareceu e entrou em luta contra o felino, que fugiu o mais rápido que pode. A heroína voltou para seu filhote, enquanto o homem voltou para casa são e salvo.

3. O gorila que cuidou de um menino pequeno

No longínquo ano de 1996, um garoto havia ido passear no zoológico de Nova Jersey, nos EUA. Tudo ia bem até que o pequeno caiu na área dos gorilas, bateu a cabeça e desmaiou.

Um dos gorilas viu o menino caído e se aproximou, esfregando suas costas em uma tentativa de consolo. Jambo era o nome do animal. Os outros gorilas enxergaram o menino como um estranho, passando a reagir agressivamente. Porém, Jambo protegeu o pequeno humano até a chegada de funcionários do zoo e de alguns médicos.

4. Castores consolaram um garoto

Se você acha os castores fofinhos, vai achar ainda mais ao ler essa história: uma família canadense que estava acampando resolveu sair para pescar. A aventura acabou virando uma catástrofe quando os pais deixaram o filho à beira da água e saíram para passear de bote. Pouco tempo depois, o bote virou e os adultos se afogaram.

Leia tambémCachorro exausto, a 200 quilômetros de distância da costa, é salvo por plataforma em alto mar

O garoto, assustado e sem saber o que fazer, pensou em chegar à cidade mais próxima para pedir ajuda. Mas quando o Sol se pôs, o garoto percebeu que teria de passar a noite na mata. Depois de pegar no sono, ele acordou assustado ao sentir um corpo quentinho e peludo junto ao dele.

Quando amanheceu o dia, ele percebeu que três castores dormiam ao seu lado. Se não fosse pelos adoráveis animais, o menino certamente teria morrido congelado, já que a temperatura no local estava abaixo de zero.

5. A tartaruga marinha que carregou uma mulher

Uma senhora de 62 anos estava em uma embarcação que subitamente afundou em alto-mar. A situação indicava que tudo aquilo só poderia acabar em tragédia, mas felizmente a senhora voltou para casa sã e salva após uma tartaruga se aproximar e oferecer a própria carapaça como apoio.

A dupla nadou por dois dias inteiros para que a idosa sobrevivesse, apesar de a tartaruga precisar mergulhar para encontrar alimento. Testemunhas afirmaram que o animal esperou que a mulher estivesse totalmente a salva, e só depois disso seguiu seu caminho. A tartaruga arriscou a própria vida e passou fome só para salvar a humana.

6. A beluga que salvou a mergulhadora

Em 2009, o que deveria ser uma emocionante e divertida competição de mergulho quase vira uma tragédia.

No parque aquático Polarland, China, os competidores tinham a opção de solicitar um trabalho treinando baleias.

Uma das participantes mergulhou na água gelada e, na mesma hora, sentiu uma forte cãibra na perna, impedindo que ela nadasse de volta à superfície. O que a mulher não esperava era que Mila, uma das belugas, iria perceber que havia algo de errado e a levaria para cima, puxando-a pela perna. Apesar de entrado em estado de choque, a mulher sobreviveu.

7. A baleia que protegeu uma mulher de um tubarão

Em 2017, uma bióloga marinha nadava quando viu uma jubarte se aproximando onde estava, às margens das Ilhas Cook, no Oceano Pacífico.

A situação não representaria perigo algum, só que o animal ameaçou empurrar a mulher usando a cabeça e o abdômen.

Curiosamente, a baleia fez várias tentativas de mover o corpo da bióloga para cima. Quando a profissional subiu ao barco para investigar o estranho comportamento da baleia, olhou para a água e entendeu tudo: um tubarão estava nadando bem perto dela!

O mamífero estava tentando alertá-la do perigo, ao passo que tentava retirá-la da água o quanto antes. Segundo especialistas, isso aconteceu porque as jubartes são muito protetoras com relação aos filhotes, sempre procurando mantê-los longe dos predadores. Muito provavelmente, o animal usou o próprio instinto para ajudar a mulher, que estava indefesa no mar.

8. Os leões que salvaram uma menina sequestrada

Em 2005, uma garota de 12 anos passou por uma experiência assustadora na Etiópia. Ela ia da escola para casa quando foi sequestrada por 4 homens. A polícia iniciou as buscas imediatamente, mas uma semana se passou sem que surgissem pistas. Por fim, a menina foi encontrada sã e salva, na companhia de 3 leões adultos.

De acordo com a vítima, os animais atacaram os sequestradores, fazendo com que eles deixassem o local. Os leões ficaram com ela até a chegada do socorro. Todos ficaram muito surpresos, mas quando os policiais se aproximaram da menina, os leões voltaram tranquilamente para a mata.

Biólogos sugeriram que os felinos ajudaram a garota porque podem ter confundido seu choro com o barulho feito por filhotes da espécie.

9. O cervo que afugentou um agressor

Durante o inverno, em Ohio, EUA, uma jovem voltava a pé de uma festa, por volta de 1h da manhã. Na metade do caminho, ela foi abordada por um homem que a agrediu.

No entanto, quando o criminoso estava prestes a arrastar a mulher para um local ermo, percebeu a presença de um cervo, que tinha sido atraído pelos gritos da moça. O homem se assustou e fugiu imediatamente. O cervo salvou a vida da mulher! Ela voltou até o local da festa para buscar ajuda, e apesar de não ter sido capaz de identificar o agressor, não sofreu maiores lesões.

Leia tambémCachorro ouve pessoas cantando em cerimônia na Índia e decide se juntar a elas


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Escrito por Gabriel Pietro