Afinal de contas, porque os gatos gostam tanto de entrar em caixas?

Quem tem um gato sabe que ele gostam de entrar em compartimentos de qualquer tamanho. Seja um cesto de roupa suja, uma gaveta ou sua caixa de papelão favorita de todos os tempos, esses fofos animais simplesmente não conseguem resistir a eles.

Embora seja um pouco frustrante quando você compra uma cama nova para o seu gato e eles acabam cochilando na caixa em que entrou, há uma explicação para essa obsessão.

Em 2014, pesquisadores da Universidade de Utrecht decidiram realizar um estudo sobre este comportamento dos gatinhos.

ANÚNCIO

O que eles descobriram não o surpreenderá: deitar em caixas reduz de fato os níveis de estresse dos gatos. Os pesquisadores realizaram um estudo em um abrigo holandês, envolvendo 19 gatos, 10 dos quais tinham uma caixa com eles.

Leia Também: Policial da Indonésia interrompe o trânsito para gatinha passar em segurança

ANÚNCIO

Os cientistas declararam em seu estudo: “Experiências estressantes podem ter um grande impacto no bem-estar dos gatos e podem causar maior incidência de doenças infecciosas nos abrigos devido ao aumento dos níveis de cortisol, causando imunodeficiência. Embora vários estudos tenham mostrado uma preferência por esconderijos e redução de estresse em esconderijos, nenhum desses estudos determinou se o enriquecimento adequado de permanecer nesses lugares seria eficaz em uma quarentena de gatos.”

O nível de estresse foi determinado usando o Kessler e Turner Cat-Stress Score (CSS).

ANÚNCIO

Após alguns dias, os gatos com uma caixa registraram um nível de estresse menor do que um grupo de gatos sem caixa. Algumas semanas depois, os dois grupos se normalizaram, registrando o mesmo CSS.

Os cientistas concluíram: “A caixa de esconderijo parece ser uma ferramente importante para lidar com o estresse, como entrar em um novo ambiente de abrigo, se adaptando mais rápido nas primeiras semanas após a chegada.” Os cientistas afirmaram que são necessários mais estudos para determinar que efeito a caixa de esconderijo tem sobre gatos domésticos, seus efeitos a longo prazo e correlação com as frequências de surtos de doenças infecciosas.

Leia Também: Casal inova e pede doações para abrigo em vez de presentes de casamento


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!