Qual quantidade certa de ração oferecer? Saiba como calcular

Os animais são os grandes companheiros dos seres humanos durante a vida, mas, mesmo que tenhamos o costume de cuidar deles há bastante tempo, muitas questões ainda estão mal resolvidas em nossa cabeça. Isso nos faz ficarmos com dúvidas em relação a alguns pontos importantes, como qual é a quantidade correta de ração a ser colocada para os bichinhos.

Gatos e cachorros, os maiores companheiros dos homens, são os que mais nos fazem ficar com essa dúvida, e apesar de muita gente não saber, existe sim uma quantidade correta de ração a ser colocada em cada refeição. Se você está com dúvidas em relação a quanto colocar de comida para o seu pet, confira em nosso artigo como descobrir isso.

Qual quantidade certa de ração oferecer? Saiba como calcular
Foto: (reprodução/internet)

Você pode conferir as seguintes informações sobre o tema em nosso artigo:

  • A quantidade vai depender do tamanho do animal;
  • Qual a quantidade certa de ração para dar ao cachorro;
  • Qual a quantidade certa de ração para dar ao gato;
  • A alimentação dos filhotes é diferente.

A quantidade vai depender do tamanho do animal

Fique ciente que não existe fórmula mágica para alimentar um animal com a quantidade certa. É necessário fazer a medição de acordo com o peso dele, afinal, cachorros mais leves não necessitam de uma alimentação igual a de um Pitbull, por exemplo.

ANÚNCIO
Qual quantidade certa de ração oferecer? Saiba como calcular
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, o primeiro passo disso tudo é saber quanto o seu cão pesa, e depois disso, após analisar qual é o porte dele, de acordo com o peso encontrado. Isso vai te fazer dar a quantidade correta de comida para ele, sem deixar faltar ou sobrar nada.

Promover a alimentação na medida ideal para seu animal é de extrema importância para que a saúde dele permaneça em dia, afinal, cachorros que estão acima do peso, costumam enfrentar problemas de saúde que poderiam ser evitados, assim como os que estão abaixo também.

Praticar atividades físicas também é importante

O animal necessita de cuidados especiais, e um ponto importante a se destacar nesse quesito é que eles não podem ficar sem praticar atividades físicas. Se não for por um problema de força maior, leve seu cãozinho para correr um pouco ou fazer caminhadas leves.

ANÚNCIO

Essa prática influencia na dieta do seu animal, fazendo com que ele se alimente de forma correta, de acordo com o peso dele. Além disso, também o ajuda a gastar energia, colaborando para seu descanso mais tarde, e evitando com que ele se torne agressivo com outras pessoas, incluindo você.

Qual a quantidade certa de ração para dar ao cachorro

Como já citamos no texto, o peso é o que vai dizer qual é a quantidade certa de ração para dar ao seu cachorro. Arranjar uma balança para descobrir quanto seu pet pesa, ou levá-lo ao veterinário, é extremamente necessário para que não ocorram erros nesse processo.

Qual quantidade certa de ração oferecer? Saiba como calcular
Foto: (reprodução/internet)

Para tornar a experiência mais simples para você, é bom estar ciente que uma xícara de 200 ml, facilmente encontrada na maioria das casas, corresponde a cerca de 70 gramas de ração. Dessa forma, se torna mais fácil medir a quantidade correta de ração para o animal, como você irá perceber em breve.

ANÚNCIO

Agora que você já sabe de tudo isso, confira agora qual é a quantidade certa de ração para dar ao seu cachorro de acordo com o peso dele:

  • Cachorros de 1 a 4 kg (porte miniatura): entre 55 e 95 gramas por dia. Isso equivale a apenas 1 xícara de ração, sendo que no máximo isso pode se estender até 1,5 xícara;
  • Cachorros de 4 a 8 kg (pequeno porte): entre 95 e 155 gramas por dia. Convertendo para a medida de xícaras, equivale a 1,5 e 2,5 por dia, sendo que mais do que isso é prejudicial;
  • Cachorros de 8 a 20 kg (médio porte): entre 160 e 320 gramas por dia. Essa quantidade de ração é o equivalente a 2,5 e 5 xícaras diárias para o animal;
  • Cachorros de 20 a 40 kg (grande porte): entre 320 e 530 gramas por dia. Essa quantidade é o equivalente entre 5 e 8 xícaras de ração por dia ao cachorro;
  • Cachorros de mais de 40 kg (porte gigante): entre 530 e 810 gramas por dia. Esses cães precisam de mais de meio quilo de ração diariamente, com isso sendo equivalente entre 8 e 12 xícaras de alimento por dia.

Idade e raça influenciam na alimentação do cachorro

O peso é o mais importante, porém, outros fatores também influenciam na questão da alimentação do animal. A raça, por exemplo, precisa ser analisada, mas isso é uma questão onde apenas um veterinário pode te dar uma resposta realmente efetiva sobre isso.

Além disso, a idade também deve ser levada em consideração, afinal, cachorros mais velhos gastam menos energia do que os mais novos, e, consequentemente, se alimentam menos. Mais uma vez, a ida ao veterinário se torna necessária para analisar todos esses fatores.

Qual a quantidade certa de ração para dar ao gato

Além dos cachorros, outro animal muito querido pelos seres humanos são os gatos, que hoje, podem ocupar até mesmo mais espaço do que os outros pets que se tornaram conhecidos por serem os melhores amigos do homem. Os bichanos estão cada vez mais populares, e por isso, é importante saber mais sobre sua alimentação.

Qual quantidade certa de ração oferecer? Saiba como calcular
Foto: (reprodução/internet)

Assim como no caso dos cachorros, o que mais influencia na hora da alimentação ideal para um gato é saber o seu peso, afinal, é preciso manter o seu pet na faixa de peso correta para evitar com que ele fique com problemas de saúde que podem facilmente serem evitados.

Leve em consideração a mesma medição por xícaras utilizada para os cachorros também no caso dos gatos, para facilitar o entendimento. Confira agora qual a quantidade certa de ração para dar ao gato:

  • Gato de 2 a 3 kg: consumo diário entre 40 e 53 gramas;
  • Gato de 3 a 4 kg: consumo diário entre 53 e 70 gramas;
  • Gato de 4 a 5 kg: consumo diário entre 70 e 81 gramas;
  • Gato de 5 a 6 kg: consumo diário entre 81 e 93 gramas;
  • Gato de 6 a 7 kg: consumo diário entre 93 e 103 gramas;
  • Gatos com 7 ou mais quilos: consumo diário entre 75 e 88 gramas, para evitar o aumento de peso.

Divida a ração total pela quantidade de refeições

Uma boa maneira de não deixar o seu gato com fome durante o dia é dividir a ração pela quantidade de refeições que seu gato faz durante o dia. Após perceber que seu gato se alimenta apenas duas vezes por dia, por exemplo, divida a quantidade total em dois.

Para os gatos que comem 70 gramas por dia, você pode colocar apenas 35 gramas em cada uma das refeições, fazendo assim, com que ele se alimente de maneira correta. Essas pequenas medidas vão ajudar o seu animal a se manter mais saudável.

Alimentação dos filhotes é diferente

Além de todas as questões já apresentadas no texto, para calcular quanto seu animal pode comer durante o dia, também é necessário levar em consideração que filhotes se alimentam de maneira diferente. Isso porque os filhotes, no caso dos cachorros, por exemplo, comem de 4 a 5 vezes por dia, fugindo do habitual.

Qual quantidade certa de ração oferecer? Saiba como calcular
Foto: (reprodução/internet)

Nesses casos, o mais indicado é seguir as instruções contidas na embalagem da ração, pois, por lá, é possível saber a maneira correta de alimentar seu filhote. No caso de dúvidas, o mais indicado é ir atrás de um veterinário, mas, normalmente, as instruções são bem claras quanto a isso.

Conforme o animal vai envelhecendo, a quantidade de ração vai aumentando a cada mês, mas, caso você consiga distribuir bem a quantidade total durante o dia, não terá problemas com os filhotes, que estão sempre famintos e loucos por um momento de brincadeira.

Animais castrados também necessitam de atenção especial

Não necessariamente ligado a quantidade de ração que deve ser colocada nas refeições, mas também muito importante para a saúde do seu animal, é necessário prestar atenção no momento da compra de ração para os gatos que sejam castrados, afinal, o alimento é diferente.

Caso vá em um pet shop comprar ração, você poderá perceber que existe rações específicas para animais que sejam castrados, e essa atenção é necessária para se evitar complicações. Além disso, é preciso também ficar sempre atento à idade do animal, que também é importante nesse momento de compra de alimento.

Acompanhamento veterinário é importante para seu animal

A maneira mais segura de descobrir quanto dar de ração para um animal é levando ele até um veterinário. O profissional da área vai saber te orientar de maneira correta, lhe dando as informações necessárias para que uma alimentação saudável seja feita para seu animal, analisando diversos fatores que estão envolvidos nessa questão.

Por mais que possamos conseguir diversas informações na internet, isso não substitui uma consulta com um veterinário, e é ele quem vai te dar o caminho mais correto para que seu pet cresça saudável e sem maiores complicações. Não deixe de cuidar da saúde do seu melhor amigo.