Conheça 7 bons apps com dicas de cuidados para pets

Ter um animal de estimação em casa é muito bom, mas também demanda um certo trabalho, não é mesmo? Afinal, é um bichinho que depende do dono para comer, beber água e se manter saudável. Não dá para simplesmente ter pets e não cuidar deles, inclusive algumas pessoas costumam errar bastante ao organizar a rotina dos seus.

Hoje em dia a tarefa de zelar pelos animais pode ser uma tarefa mais simples. Existem diversos meios de se obter ajuda. Alguns deles são os aplicativos de dicas para cuidados com os pets. Falando nisso, separamos 7 apps que podem facilitar a assistência aos bichinhos, sejam eles gatos ou cachorros.

Conheça 7 bons apps com dicas de cuidados para pets
Fonte: (Reprodução/Internet)

11Pets

É uma missão para lá de difícil organizar a rotina do pet, né? Às vezes alguns cuidados podem passar despercebidos no dia a dia. A proposta do 11Pets é ajudar os donos com a agenda dos bichinhos de estimação. Funcionalidades como configurar lembretes para dados médicos ou para afazeres essenciais podem ser encontradas neste aplicativo.

Conheça 7 bons apps com dicas de cuidados para pets
Fonte: (Reprodução/Internet)

Com o 11Pets os donos também conseguem ativar notificações que os lembrem de dar medicamentos, quando o pet estiver doente. Outro ponto interessante é armazenar o cronograma de vacinas e de determinações do gato ou cachorro. É comum as pessoas perderem esses registros sendo que são de extrema importância para a saúde dos pets.

ANÚNCIO

Para os donos que querem ter tudo na palma da mão, é possível fazer o gerenciamento do histórico médico dos animais. O que inclui exames de sangue realizados, resultados e até raio-x. O cadastro do pet é personalizado, constando temperatura, raça, peso, entre outras características. Se quiser acompanhar a evolução do bichinho ou fazer monitoramento, também é possível.

Pet Booking 

O Pet Booking é outro aplicativo que ajuda bastante nos cuidados diários dos animais. A proposta desta ferramenta é diferente da anterior. O app auxilia os donos a encontrarem profissionais e pet shops de confiança para banho e tosa, adestramento, consultas, exames, entre outras atividades. Resumidamente, ajuda bastante a manter os cuidados necessários.

Conheça 7 bons apps com dicas de cuidados para pets
Fonte: (Reprodução/Internet)

O mais interessante é que o app não mostra estabelecimentos avaliados de forma negativa. As opções que aparecem aos usuários são de profissionais, clínicas e pet shops bem posicionados de acordo com os consumidores. Ainda, é possível agendar na própria ferramenta uma visita ao local. A agenda fica disponível todos os dias da semana e 24 horas por dia.

ANÚNCIO

Além disso, os usuários conseguem ter acesso às promoções e aos descontos exclusivos na plataforma. O Pet Booking dá dicas de locais e profissionais a serem conhecidos. Se desejar, pode deixar opiniões e avaliações sobre os lugares recomendados pelo aplicativo, bem como compartilhá-los com quem desejar.

MyPets 

A terceira opção é o app MyPets que funciona como uma espécie de gerenciador da rotina do seu pet. O principal objetivo da ferramenta é ajudar os donos a construir uma rotina disciplinada para os animais de estimação. As funcionalidades lembram um pouco o app 11Pets, já que os usuários podem adicionar informações referente a consultas, vacinas, etc.

Conheça 7 bons apps com dicas de cuidados para pets
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os principais diferenciais são a possibilidade de criar um álbum para registrar momentos fofos dos pets, além dos gráficos com resumo de custos. Essa funcionalidade é atrativa, pois cuidar dos animais pode ser caro de alguma forma. Então, ter o controle dos gastos feitos para os cuidados do pet é interessante. Se tiver mais de um, é ainda mais necessário.

ANÚNCIO

Ainda, é possível criar ícones personalizados no aplicativo que combinem com o seu bichinho. Para quem utilizar mídias, tem a possibilidade de fazer backup e restauração em nuvem. Fique atento pois a ferramenta é gratuita até a inclusão de 4 bichinhos, gatos ou cachorros. Caso ultrapasse esse limite, valores serão cobrados.

MeuPet

O MeuPet também é uma alternativa para quem procura por dicas de cuidados para pets. Com a ferramenta, você pode concentrar todas as informações sobre o seu animal de estimação em um único lugar. Além de conseguir adicionar medicamentos, exames e vacinas, os usuários podem procurar por pet shops e veterinários mais próximos.

Conheça 7 bons apps com dicas de cuidados para pets
Fonte: (Reprodução/Internet)

Uma funcionalidade que pode ser levada em consideração é a possibilidade de acompanhar os sintomas dos pets em casos de doença. Ainda, o usuário consegue armazenar as informações dadas pelo veterinário durante as consultas. Com alguns cliques, tem acesso ao relatório médico e outros históricos.

Assim como outras ferramentas, é possível ativar lembretes para medicamentos e inserir dados como peso e temperatura. Fazer o controle parasitário e armazenar cronograma de vacinas também são funções similares às opções citadas anteriormente. O destaque dessa ferramenta é disponibilizar tanto o gerenciamento de informações como o atendimento veterinário.

Dogo

O aplicativo Dogo é voltado exclusivamente para donos de cachorros. A ferramenta reúne mais de 100 comandos de cachorros voltados para adestramento. Na plataforma os usuários encontrarão dicas de profissionais sobre como treinar os cães. Além de truques escritos, também fazem parte vídeos com instruções detalhadas.

Conheça 7 bons apps com dicas de cuidados para pets
Fonte: (Reprodução/Internet)

Com o Dogo, o dono do cachorro pode enviar uma gravação do treinamento aos adestradores vinculados ao app. Assim, fica mais fácil acompanhar a evolução do animal. Se quiser obter mais informações sobre como melhorar a alimentação, a saúde e o treinamento do seu cão, poderá recorrer aos artigos publicados na própria plataforma.

Se o cachorro tiver hábito de morder tudo que vê pela frente, cavar buracos ou fazer xixi em qualquer lugar, a ferramenta se propõe a ajudar. Para facilitar, o app tem um sino para marcar as etapas do adestramento. Ademais, os donos podem registrar os momentos com fotos e compartilhá-las na comunidade do app.

Pet First Aid 

A ferramenta Pet First Aid é destinada tanto para cachorros como para gatos. Esse app é um dos mais diferentes citados até aqui, pois tem a proposta de manter os donos de pets atualizados. Através do app, os usuários têm acesso a conteúdos sobre os animais e instruções importantes para emergências que podem surgir no dia a dia.

Conheça 7 bons apps com dicas de cuidados para pets
Fonte: (Reprodução/Internet)

Com o auxílio do Pet First Aid, os donos conseguem cuidar da saúde do pet com as dicas sobre uso de medicamentos, ajuda comportamental, como lidar com a despedida, etc. Também, o programa alerta os usuários sobre o indicativo de eventuais doenças e como fazer o tratamento precoce de algumas enfermidades que podem acometer os bichinhos.

A funcionalidade de ensinar os primeiros socorros pode ser encontrada no app. O usuário tem acesso a mais de 25 situações em que precisará intervir para socorrer o animal de estimação. Tudo isso com imagens, vídeos e textos para explicar de forma didática. Existe a opção de localizar hospitais veterinários mais próximos em casos de emergência.

Dog Heros

Pode parecer que é um app só para cachorros, mas os gatos também podem ser beneficiados por ele. Esta última alternativa da lista é destinada para os donos de pets que precisam viajar ou passar algum tempo fora e querem deixar seus bichinhos sob cuidados especiais. O app ajuda o usuário a encontrar creches e hotéis para não bagunçar a rotina do pet.

Conheça 7 bons apps com dicas de cuidados para pets
Fonte: (Reprodução/Internet)

O Dog Heros oferece a possibilidade do dono acompanhar todos os cuidados dos tutores seja por vídeos, fotos ou mensagens. Na creche ou no hotel, o pet pode brincar e dormir como se estivesse em seu lar de origem. Outra funcionalidade é pedir um dog walker para passear com o seu cão. A única coisa que precisa fazer é agendar o dia e o horário no próprio aplicativo.

Além dessas opções, o usuário pode assistir vídeos sobre como é feito todo o processo e ler posts voltados para cuidados de pets. De acordo com os desenvolvedores do Dog Heros, os profissionais vinculados à plataforma passam por um rigoroso processo seletivo para que a experiência do animal e do dono seja positiva.

Como cuidar dos animais de forma sustentável 

Além dos aplicativos para cuidados e bem-estar dos pets, separamos algumas dicas para ajudar a cuidar dos seus bichinhos de forma mais sustentável. Afinal, é um tema que está super em alta, mas que talvez não esteja presente nas plataformas que citamos. Se você tem gato ou cachorro, a primeira coisa que deve observar é o material dos potes de água e de comida.

Conheça 7 bons apps com dicas de cuidados para pets
Fonte: (Reprodução/Internet)

Substitua os recipientes de plástico por alumínio. Os potes feitos de alumínio além de serem mais sustentáveis são significativamente mais duradouros. Ou seja, ainda vai estar economizando. Também, ao levar o cachorro para passear, lembre-se de carregar saquinhos biodegradáveis.

Troque as sacolas plásticas por refil de saquinho biodegradável na hora de recolher as fezes. É possível encontrar esse material em mercados convencionais ou em pet shops. Ainda, fique de olho nos produtos de higiene do pet. Certifique-se de que os produtos são sustentáveis e que não possuem substâncias químicas que podem fazer mal para o seu bichinho.

Priorize brinquedos caseiros

Por fim, prefira fazer os brinquedos dos pets. Normalmente, os itens comprados em lojas são feitos de plásticos ou de outros materiais que podem prejudicar o meio ambiente. Por isso, procure por modelos que possam ser feitos com o reaproveitamento de peças. Um exemplo disso é pegar retalhos antigos e fazer uma bolinha com rabicho. Como se fosse uma vara.

Os gatos, principalmente, gostam de qualquer brinquedo que o dono possa fazê-lo perseguir. As varinhas de tecido são uma boa alternativa. Use a criatividade para inventar brinquedos de papelão, garrafas pets, rodas de pneus de bicicleta, entre outros. Ao desenvolver esses novos hábitos junto aos pets, estará cuidando deles e do meio ambiente.