Polícia e abrigo interceptam caminhão com 61 cachorrinhos com destino ao Camboja

A ONG de bem-estar Animal Rescue Cambodia resgatou recentemente nada menos do que 61 cães em um caminhão que os transportava para um matadouro no Camboja, nação do sudeste asiático.

O resgate foi feito em parceria com o Departamento Provincial de Agricultura de Siem Reap, órgão ligado ao Estado. É a primeira intervenção policial desse tipo após a recente proibição do comércio de carne de cachorro na província de Siem Reap, em junho de 2020.

Leia também: Mulher resgata cachorrinha que vivia acorrentada e sem comida com seus filhotes

ANÚNCIO

Os cães, amontoados em seis gaiolas de metal, estavam a caminho para serem abatidos em Kampong Cham para virarem carne, quando o veículo foi interceptado saindo da cidade de Siem Reap pelo Departamento Provincial de Agricultura em colaboração com o Comissário Provincial de Polícia. O motorista foi imediatamente preso no local.

Todos os cães foram retirados das gaiolas superlotadas e soltos em uma pequena área de contenção.

ANÚNCIO

A equipe do ‘Animal Rescue Cambodia’ juntamente com as associações ‘Paw Patrol Cambodia’ e ‘Four Paws’ forneceram alimentação e medicamentos de emergência para os 61 cães resgatados. Uma equipe veterinária ainda está no local, juntamente com o Departamento Provincial de Agricultura de Siem Reap, para vacinar e tratar todos os cães com ferimentos.

Os cães confiscados, a maioria deles jovens e filhotes, incluem animais de rua e animais de estimação roubados. Os cães mostraram sinais de severa exaustão pelo calor e desidratação e estavam com muita fome.

ANÚNCIO

Leia também: Médico troca próprio salário em ração para alimentar animais abandonados de Vila Velha (ES)

Embora a região de Siem Reap tenha proibido o abate e o comércio de carne de cães, primeira província do Camboja a fazer isso,  ela ainda é considerada um ponto chave para a prática no país, sendo polo para o abastecimento em grande escala e tráfico de cães para a Parte oriental do país, principalmente a capital do Camboja, Phnom Penh.

De acordo com uma investigação nacional realizada pela organização Four Paws, minivans equipadas com gaiolas são usadas para transportar regularmente cerca de 3.750 cães vivos por mês de Siem Reap para matadouros em Kampong Cham, Kampong Thom e Skun, onde os cães são afogados, esfaqueados, enforcados ou despidos de suas peles e vendidos por atacadistas a mais de 100 restaurantes de carne de cachorro em Phnom Penh.