Filhote de gato-do-mato que 'cabe na palma da mão' é resgatado em SP

Um filhote de gato-do-mato (Leopardus tigrinus) é tratado em um centro de reabilitação para animais silvestres em Cubatão (SP). O animal foi resgatado após se perder da mãe, que provavelmente fugiu de caçadores.

O filhote está no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas). Ele foi encaminhado ao local após ser encontrado em um terreno de uma escola em Itanhaém, no litoral paulista. Estima-se que ele tenha somente 45 dias.

O veterinário Lucas Porto acredita que a mãe do animal tenha fugido de caçadores, e ele acabou ficando sozinho. Os moradores que o encontraram acionaram a Polícia Militar Ambiental, que o encaminhou ao Ceptas.

ANÚNCIO

Porto explica que o filhote ainda está em fase de amamentação, mas também recebe os primeiros alimentos sólidos, já que os dentes estão nascendo. Na próxima semana, ele será vacinado para poder se recuperar e voltar à natureza.

“Ele precisa de espaço para aprender a caçar e se esconder. Se não encontrarmos, infelizmente, será outro animal que viverá para sempre em cativeiro”, explicou o veterinário. O local ainda não foi escolhido.