60 anos após a caça de Baleias Jubarte ser proibida, seus números crescem de 450 para 25 mil

Na década de 1960, percebendo que o número de baleias estava em declínio descontrolado, a "Comissão Internacional da Baleia" emitiu um alerta de repressão a caça, oferecendo mais 'salvaguardas' a elas.

Atualmente, podemos ver que esta proibição em larga escala obteve resultados impressionantes.

Segundo um estudo recente feito pela Escola de Ciências Aquáticas e Pesca da Universidade de Washington (EUA), a população de baleias jubarte, que antes estavam a beira da extinção com apenas 450 indivíduos, já chegou a mais de 25 mil, isso somente no Oceano Atlântico Sul.

ANÚNCIO

Os pesquisadores Grant Adams, John Best e André Punt, foram co-autores da pesquisa que teve abrangência internacional, e contaram também com dados de instituições do mundo inteiro.

Resultados Positivos

Esses resultados só foram possíveis graças as medidas de proteção implementadas há 60 anos, quando os cientistas perceberam a espécie próxima de extinção.

ANÚNCIO

Essa nova estimativa de 25 mil animais está próxima dos números que existiam antes da época em que a caça era permitida no Atlântico.

“Fomos agradavelmente surpreendidos pelo retorno. Estudos anteriores não sugeriram que as baleias jubarte nessa região estavam indo bem”, disse o pesquisador John Best.

ANÚNCIO

“As populações de animais selvagens podem se recuperar da exploração se o manejo adequado for aplicado”, complementou. “Felizmente, foi.”