Você vê um gato ou um corvo? Essa ilusão de ótica enganou até o algoritmo da Google

Um utilizador do Twitter compartilhou esse domingo uma fotografia com a seguinte legenda: “Essa foto de um corvo é interessante porque… é uma foto de um gato”. Foi o suficiente para a imagem se ter espalhado na internet como um autêntico vírus. Contando já com 162 mil curtidas e mais de 58 mil compartilhas.

A confusão foi tanta, que até o algoritmo do Google a reconhece como sendo a imagem de um “corvo comum”.

Confira abaixo:

ANÚNCIO

A verdade é que se trata de um gato preto com a cabeça virada ao contrário, onde a orelha do felino faz a vez do bico da ave de rapina. A fotografia foi partilhada pelo utilizador Robert Maguire, que trabalha como diretor de investigação da organização sem fins lucrativos norte-americana Citizens for Responsibility and Ethics.

Como falamos anteriormente, o 'gato-corvo' baralhou até o algoritmo do Google. Segundo o jornal britânico The Telegraph, quando a imagem foi submetida à ferramenta do Google que deteta imagens (usada muitas vezes para detetar imagens falsas ou retiradas de contexto), o motor de busca a identificou como sendo a imagem de um “corvo comum”.

Se trata de uma ferramenta usada sobretudo para comparar uma imagem com milhares de outras de forma a encontrar semelhanças ou mesmo cópias, sendo que o algoritmo vai buscar os pontos mais emblemáticos, as linhas e as texturas para criar um modelo matemático associado à imagem.

ANÚNCIO

Essa imagem abaixo irá esclarecer você se ainda não conseguiu ver o "gato" na imagem:


1 - Olhos / 2 - Orelhas / 3 - Sombra das orelhas do gato / 4 - Cauda

E você, pensou que fosse um gato ou um corvo? Deixe a sua opinião nos comentários!

ANÚNCIO

Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado