Por que os cachorros perseguem suas caudas? Eis as 7 possíveis razões

Quer tenhamos ou não animais de estimação caninos, todos já vimos isso: um cachorro correndo em círculos frenéticos, tentando desesperadamente segurar sua cauda com os dentes! Será que o cachorro acredita que este é um objeto estranho totalmente alheio a ele? Será que ele acha que acabou de aparecer para o seguir e irritar? Nós balançamos nossas cabeças de espanto e continuamos nosso caminho ou, se for nosso cachorro, fazemos o que podemos para os fazer parar antes que fique muito tonto!

Bem, talvez seja hora de descobrir exatamente porque é que os cães perseguem suas caudas.

Eu sempre assumi que os cães perseguiam seus rabos porque ou estavam entediados ou queriam brincar . Surpreendentemente, existem muitas outras razões pelas quais os cães perseguem suas caudas. É importante que os donos aprendam as diferentes causas, porque alguns podem significar que é hora de uma visita ao veterinário.

Por que os cães têm caudas?

ANÚNCIO

Um bom lugar para começar é descobrir por que os cães têm caudas. Qual é o propósito desse longo apêndice? De acordo com o Canine Journal, a primeira e mais óbvia razão é que a cauda do cachorro é usada para transmitir suas emoções.

Se imaginarmos um caso hipotético e você se encontrar com um cachorro e ele estiver abanando o rabo, ufa! Você não precisa procurar uma árvore, pois ele está animado e feliz em ver você ou pelo menos não vê você como uma ameaça. Se o rabo dele estiver tenso, então talvez seja hora de sair de perto, pois provavelmente ele acha que você representa algum tipo de perigo e ele quer mostrar para você que também se pode tornar perigoso. Se a cauda dele está entre as pernas, ele tem medo de você (o que é estranho, já que ele é o único com dentes grandes!).

ANÚNCIO

O que você pode não saber, é que um cão pode ajustar o rabo para se equilibrar, para se orientar quando está nadando e para mudar de direção ou se equilibrar enquanto caminha. O rabo está para um cachorro, como os dedões dos pés para os humanos. Ambos precisam deles para se melhor equilibrarem. Se o seu dedão do pé estiver fora de atividade por alguma razão, você poderá mesmo assim andar, mas perderá força, velocidade e equilíbrio.

De acordo com o Canine Journal, os cães também usam suas caudas para espalhar seu perfume, que é uma maneira de se comunicar e marcar território. O fluido é secretado por suas glândulas anais e quando um cão segura sua cauda no alto, está fazendo isso para liberar ainda mais cheiro para que outros cães o sintam e saibam: "Ei! Esse é meu bairro!"

Por que meu cão persegue sua cauda?

ANÚNCIO

Existem várias razões pelas quais um cão pode estar perseguindo sua cauda e será isso mesmo ​​que examinaremos mais detalhadamente abaixo.

1. Descobrindo o corpo deles

Os cachorros podem perseguir suas caudas em filhotes, pois isso faz parte da sua idade Assim como os bebês humanos estão constantemente descobrindo diferentes partes de seus pequenos corpos, os cachorrinhos fazem a mesma coisa. Talvez o seu cachorro não saiba se aquela coisa que ele periodicamente avista lá atrás, seja algo que o segue ou não, então ele tem que dar uma olhada! Eventualmente, assim como um bebê humano, ele se familiariza com ele e o deixa em paz, provavelmente bem rápido, se ele o pegar e morder a si mesmo!

Se você não quer que seu filhote faça disso um hábito ruim, uma boa maneira de beliscar esse comportamento é, simplesmente não lhe dar atenção desde o início. Não ria quando ele persegue seu rabo e tente redirecioná-lo para um brinquedo. Filhotes e até cães mais velhos receberão toda a atenção que conseguirem, e se você rir do comportamento dele, ele vai continuar. Então seu hábito de correr em círculos pode se tornar em uma verdadeira fixação!

2. Velhice

De acordo com VCA Mission Animal Referral And Emergency Center, os cães mais velhos podem perseguir suas caudas devido à diminuição da consciência de seus corpos. Quando suas mentes não são tão afiadas como eram antes, os cães podem retornar aos comportamentos repetitivos de sua juventude, como perseguir a cauda. Se você suspeitar que isso seja a causa de seu cachorro perseguir sua cauda, ​​os especialistas sugerem que você consulte seu veterinário.

3. Infestação de pulgas, carrapatos ou parasitas

Uma pulga, carrapato ou outra infestação de parasitas pode fazer com que seu cão persiga a cauda para morder ou arranhar . Se você perceber que o seu cachorro fica mordendo com frequência na cauda e encontrar nele algum tipo de parasita, visite o seu veterinário para opções de tratamento.

4. Problema da glândula anal

Cachorros podem parecer estar perseguindo a cauda quando estão tentando alcançar e coçar a bunda. Os cães às vezes precisam estimular suas glândulas anais, o que pode ser feito por um veterinário ou por um tratamento de rotina. Se você perceber que seu cachorro está tentando morder a bunda e começa roçando a bunda no carpete, fale com o veterinário.

5. Problema Neurológico

Um problema neurológico que afeta a coluna caudal muitas vezes pode fazer com que um cão persiga a cauda em uma tentativa de a morder para aliviar o problema, relata o Mission Animal Referral And Emergency Center. Os especialistas recomendam que você consulte um veterinário sempre que seu cão começar a perseguir ou morder seu rabo de repente, pois os cães mastigam uma área dolorida, assim como as pessoas esfregam e coçam um joelho com artrite.

6. Tédio

Seu cachorro pode estar perseguindo seu rabo simplesmente devido ao tédio. Se você quiser ver se essa é a razão, dê a ele algo divertido para fazer com você e veja se o continua com esse comportamento. As horas passadas com seu amado dono, a pessoa número um em seu universo, fazem maravilhas por seu animal, acredite! Ele precisa de exercício e precisa de tempo com você. Se ele não tem o suficiente de ambos, pode iniciar comportamentos repetitivos e potencialmente prejudiciais, como perseguir ou morder o rabo.

7. TOC (transtorno obsessivo-compulsivo)

O Mission Animal Referral And Emergency Center diz que os animais podem sofrer de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) assim como os humanos: “Um cão sofrendo de ansiedade de separação pode perseguir seu rabo como uma pessoa nervosa morde as unhas. Um cachorro pode também ganhar o habito de perseguir sua cauda quando excitado pela presença de um visitante, ou de um animal ou pássaro no quintal.”

Qualquer que seja a razão, o TOC se torna um verdadeiro problema quando o cão começa a ver na cauda, que persegue ou mastiga, uma forma de conforto quando ele fica ansioso. Ele pode até machucar seriamente sua cauda pela mastigação constante, não permitindo que ela se cure.

Quando levar seu cão a um veterinário

Se você suspeitar que seu cão está perseguindo sua cauda por uma razão médica ou mental potencialmente perigosa, você deve visitar um veterinário ou especialista em comportamento animal.

Os especialistas recomendam visitar um profissional que possa ajudar você e seu cão a interromper o ciclo traumático em que ele se meteu, prescrevendo medicamentos, se necessário, ou ensinando técnicas de modificação de comportamento que você pode aprender e reforçar com seu cão.

Você pode ajudar muito ao prestar muita atenção no comportamento do seu cão, para que você possa depois informar o veterinário com exatidão as causas por trás do comportamento prejudicial.

E seu cachorro, tem por costume morder ou perseguir a cauda? Deixe sua opinião nos comentários!


Gostou da matéria? Se este artigo o ajudou a compreender melhor seu cachorro, compartilhe com outros amantes e donos de cachorros. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado