Roupa de pet – Descubra qual o jeito certo de usar

A expressão roupa de pet ganhou os holofotes da internet nos últimos anos. Afinal, cada vez mais as pessoas estão se preocupando em cuidar mais e cuidar melhor dos seus animaizinhos de estimação. Mas, você sabe qual é o jeito de usar essas roupas, aliás, sabe se é necessário?

O conteúdo que você está lendo agora tem o intuito de ajudar você nessa missão de descobrir o que pode e o que não pode ser feito na hora de deixar o cãozinho ou gatinho arrumadinho para as festas ou para um dia especial ou até mesmo para se proteger do frio.

Roupa de pet – Descubra qual o jeito certo de usar
Foto: (reprodução/internet)

Para isso, o nosso conteúdo foi dividido da seguinte forma:

  • Mas, roupas para pets é necessidade?;
  • A escolha da roupa certa para os pets;
  • Os modelos de roupas para pets;
  • Dá para acostumar o pet a usar roupinhas;
  • O jeito certo de vestir os pets.

Mas, roupas para pets é necessidade?

Antes de começar o texto é importante saber que sim, os pets também sentem frio. Por isso, ao ver um pet usando roupinhas deixe para trás aquela ideia sua de que aquilo é uma grande frescura porque nem sempre é, ok? Veja só!

ANÚNCIO
Roupa de pet – Descubra qual o jeito certo de usar
Foto: (reprodução/internet)

Por outro lado, saiba que agasalhar demais os bichos também pode ser um exagero e inclusive fazer mal para os felinos e caninos. Sendo assim, a regra é clara: o uso de agasalhos e roupas vai depender do seu animal de estimação, como vamos mencionar nos próximos tópicos. 

Só para você ter uma ideia mais concreta disso, saiba que médicos veterinários dizem que a temperatura do cachorro ideal é de 39 graus. O que quer dizer que se ele tiver com menos do que isso, ele está com frio. E com mais, ele está com calor. É simples assim. 

Mais detalhes

No caso dos gatos, a média é muito parecida, sendo que ela varia de 38,1 graus até 39,2 graus Celsius. Por isso, usar roupas em gatos também pode ser uma necessidade ou um exagero, o que exige muito cuidado por parte dos donos. 

ANÚNCIO

A escolha da roupa certa para os pets

Um dos pontos mais importantes tem a ver com a escolha das roupas que serão usadas. Isso é bem fácil de entender porque existem vários tipos de tecidos que podem ser usados, assim como costuras, linhas, formatos, acessórios e tudo o que vai influenciar na criação da peça.

Roupa de pet – Descubra qual o jeito certo de usar
Foto: (reprodução/internet)

Então, como fazer a escolha certa da roupa para os animais? Considere que o uso de materiais que podem causar irritações e alergias está totalmente proibido. Aliás, proibido não está, mas ele não é indicado porque podem causar problemas para os pets.

Isso inclui zíperes, lantejoulas, pérolas e tudo mais o que pode machucar ou causar reações adversas nos bichos. Depois, vem a questão do tecido. O mais correto é usar as fibras naturais de algodão que são as mais aceitas. Porém, elas também podem ser quentes demais.

ANÚNCIO

Os tecidos mais usados para roupas de pets

Hoje em dia, existe uma infinidade de materiais antialérgicos que podem ser encontrados no mercado e servem muito bem para fazer roupas para cachorros e para gatos. Geralmente, como mencionamos acima, os tecidos a base de algodão são os mais indicados. 

Aí entra a ideia de flanelas, plush, malhas e mantas acrílicas. O problema passa a ser não o da alergia e sim do fato de que são tecidos mais calorentos. Por isso, se o seu animal tem muito pelo ou não sofre com o frio, talvez seja ideal evitar as roupas nele. 

Aliás, aqui entra outro detalhe importante: se você acha que é melhor colocar uma roupinha no pet devido ao clima frio ou porque encontrou peças que são mais frias, ótimo. Mas, também vale pensar no tamanho delas, que devem ser largas e não apertadas. 

Os modelos de roupas para pets

A partir desse tópico dá para entender um pouco mais sobre o jeito certo de usar roupas em pets porque isso depende do modelo que estamos considerando. Para se ter uma ideia, os vestidos são um charme e podem cobrir apenas uma parte do corpo do animal, o que é legal.

Roupa de pet – Descubra qual o jeito certo de usar
Foto: (reprodução/internet)

Já casacos e agasalhos são muito raros de serem usados na maioria dos estados brasileiros, que possuem clima quente. Assim, por mais incríveis que sejam, considere que eles são pouco alternativos para pets que estão em solo nacional. 

A regata pode ser uma boa ideia porque costuma ser de tecido mais frio e não cobre o corpo todo. Suéteres e macacões nem sempre são aconselháveis, exceto modelos que são muito diferenciados e custam bem caro. Já acessórios, como laços, podem ser usados. 

Os cuidados com as roupas dos pets

Em uma próxima etapa, que também é importante, vale a pena a gente saber que existem cuidados que devem ser tomados ao cuidar das roupas para pets. Isso porque ficar com a mesma roupa vários dias não vai dar certo, já que ela estará suja e até mesmo úmida.

Roupa úmida e roupa suja, você sabe: dá doenças, especialmente devido aqueles pequenos seres que gostam de se hospedar nos cachorros e nos gatos. Assim, a ideia é que se leva a roupa do pet ao menos uma vez por semana e do jeito certo.

Ou seja, usando os produtos que não vão causar alergias posteriores neles. Também vale a pena se atentar para o fato de que as roupas devem estar bem secas antes de serem usadas. A secagem no sol é permitida, mas não deixe que ela esturrique, hein. 

Dá para acostumar o pet a usar roupinhas

Se você fez algum teste, mesmo considerando o tecido e o modelo da roupa, leve em conta que pode ser que o seu pet ainda não tenha se acostumado a usar as roupinhas feitas para ele. E a nova pergunta é: será que um dia ele vai se acostumar?

Roupa de pet – Descubra qual o jeito certo de usar
Foto: (reprodução/internet)

A verdade é que não é muito certo da sua parte obrigar o seu pet a usar roupas porque, de fato, isso pode ser muito incomodo para ele. Como sabemos, gatos e cachorros de grande pelugem, possuem um corpo mais quente e roupas não são legais para eles.

Por outro lado, se você conseguiu encontrar a roupa certa para o pet, então, também vale a pena considerar o tempo de adaptação para ele se acostumar a isso. A vestimenta pode ser usada aos poucos, por alguns minutos em cada dia. Tudo para que ele se familiarize. 

As raças que mais são flexíveis ao uso de roupinhas

Como todo mundo sabe, cachorros e gatos de pelos mais curtos tendem a ter mais flexibilidade para usar roupinhas. Mas, será que na prática é assim que funciona? Na verdade, vale a ideia, mas toda regra tem a sua exceção, ok?

Portanto, saiba que não será esse o único fator a ser levado em consideração. Existe uma necessidade pessoal de cada animal de usar ou não usar roupas. Isso vai além dos pelos ou das raças, inclusive. Um bom exemplo é saber que cães mais velhos podem usar.

Isso porque eles sentem mais frio do que os cachorros mais jovens. Por outro lado, vai ser difícil você ver um Husky Siberiano usando roupas. Ou seja, apesar de haver padrões não há uma resposta certa para todos. É preciso avaliar cão por cão ou gato por gato.

O jeito certo de vestir os pets

Enfim chegamos ao tópico mais importante do artigo. Afinal, isso era necessário porque você tinha que entender que mesmo existindo um jeito certo para isso nem sempre vai ser preciso colocar roupas no pet. E agora que você sabe dessa informação, vamos lá. 

Roupa de pet – Descubra qual o jeito certo de usar

Os veterinários dizem que você pode espalhar ração ou petiscos na peça para que o animal sinta ela. Assim, quando o pet estiver mais relaxado, vale a pena segurar a roupinha na frente do focinho deles e ir dando mais recompensas. 

Em uma próxima etapa, vem a aproximação. Nessa hora, segura a roupa de forma que a mão passe por dentro, onde vai passar a cabeça do animal. E libere a recompensa, de novo. Vá fazendo todos os passos com as recompensas para que ele se sinta relaxado.

A frequência dos petiscos

É claro que você pode estar pensando que vai falir de tanto comprar ração ou petiscos se tiver que fazer isso todas as vezes que o seu pet for colocar uma roupa, né? Mas, calma. A ideia é que isso seja feito no começo e que você vá diminuindo a frequência das recompensas. 

Desse modo, com a regularidade em vestir o animal, vai chegar em um momento que ele já não vai mais estranhar aquela roupa e vai vestir ela sem dificuldades. No fim de um período, no máximo, você terá que dar um petisco após ele vestir a roupa que você escolheu.

Os tamanhos de roupas para pets

Hoje em dia, já foram criadas tabelas de medidas de roupas para pets. É claro que nem sempre elas funcionam bem, até mesmo porque estão em fase de teste. Mas, saiba que ela pode ser uma referência para as suas primeiras compras. 

Para quem nunca ouviu falar, saiba que o tamanho PP é para cães de 2 quilos até 5 quilos. Já o P é para quem tem 5 quilos até 9 quilos. Dos 9 quilos aos 15 quilos é o tamanho M. E o G é para animais de grande porte de 15 a 20 quilos. GG para os animais de 21 a 35 quilos.