Conheça Augie, a primeira golden retriever do mundo a comemorar 20 anos de idade

A raça de cães golden retriever é uma das mais populares dos EUA, em uma tendência que tem se estendido a outros países, como o Brasil. Não é difícil entender porquê.

Eles são conhecidos por serem muito dóceis e companheiros... Um verdadeiro 'cão dos sonhos'. Bastante inteligentes, prontos para aprender truques e muitas vezes usados como cães-guia, os golden também gostam de ajudar e agradar a todos (inclusive aqueles que não conhece tão bem).

August, carinhosamente apelidada de 'Augie', é uma dessas golden que chama a atenção pelo carinho e boa vontade com as pessoas ao seu redor. Recentemente, ela fez história ao comemorar seu 20º aniversário, algo impensável para uma raça cuja expectativa de vida gira em torno dos 10 a 12 anos.

ANÚNCIO

Assim, Augie se tornou a golden retriever mais velha do mundo!

Quem afirma isso é a ONG GoldHeart Golden Retrievers Rescue, que cataloga as idades dos animais dessa raça mundo afora. De acordo com a entidade, é a primeira vez que um golden chega à essa tão longeva idade.

ANÚNCIO

August vive em Oakland, Tennessee (EUA) com seus donos, o casal Jennifer e Steve Hetterscheidt. Ela viveu com várias famílias diferentes ao longo de sua vida. Enquanto esteve em um abrigo de cães, ela foi adotada e realojada duas vezes.

Amorosa e tranquila que só ela, Augie está com o casal há seis anos (desde que ela tinha 14). Ela foi devolvida duas vezes ao abrigo onde nasceu porque tem problemas renais sérios, que dificultam o seu dia a dia e de seus antigos donos. Para atenuar o problema, ela toma medicação e suplementos junto com sua ração para evitar o enfraquecimento dos rins e do seu corpo.

ANÚNCIO

No início deste mês, Jennifer e Steve fizeram uma pequena festa de aniversário para ela, com direito a decoração e bolo de cenoura - que a golden adora!

Ela também passou um tempo com seus irmãos golden - Sherman, Belle e Bruce - que estão com ela há cinco anos.

E mesmo aos 20 anos, Augie é surpreendentemente saudável, afirma Jennifer. "Ela ainda pode se movimentar bem (embora fique um pouco instável quando se levanta) e gosta de caminhar diariamente pelo quintal."

Imagina... Vinte anos é quase o dobro da expectativa de vida de um golden retriever comum. Augie é incrível e surpreendentemente forte e saudável. E podemos dizer que ela tem muita sorte de finalmente encontrar uma família definitiva, que a ama e se importa com ela sempre em primeiro lugar. Que ela viva por muitos anos mais! Feliz aniversário, Augie!

Matéria escrita por Gabriel Pietro em exclusividade para o Portal do Animal. Siga-me no Instagram clicando aqui.