Cientistas comprovam que os Shihtzu entendem cada palavra que dizemos

Os cãezinhos de companhia da raça ShihTzu são muito comuns no Brasil. Provavelmente todos nós conhecemos alguém que possuem esses cães pequenos e de pelagem colorida, que transmitem uma impressão de doçura e tranquilidade.

No entanto, esses animais são muito mais do que fofos. Uma estudo realizado por cientistas e publicado revista Science descobriu que os ShihTzu utilizam as mesmas áreas do cérebro que os humanos para reconhecer as palavras.

O estudo contou com 13 cães dessa raça, que passaram por um processo de ressonância magnética, durante o qual ouviam as vozes de seus tutores.

Nesse processo, foram intercaladas expressões positivas e animadoras com expressões em tom normal.

ANÚNCIO

No entanto, no hemisfério esquerdo do cérebro, na diferenciação das palavras, não importa a entonação usada, os cães da raça ShihTzu são capazes de compreender os significados das palavras, tanto as positivas quanto as neutras.

O hemisfério direito trabalha para compreender o tom de voz e proporciona mais emoção àquilo que esses cães escutam.

Atilla Andics, um dos cientistas autores do estudo, explica: “Esta pesquisa mostra que o cérebro de um ShihTzu não apenas analisa o que dizemos, mas também unifica dois tipos de informação para chegar a um só significado”.

ANÚNCIO

Incrível, não? Os animais estão constantemente nos surpreendendo com suas habilidades!

Se você tem um cãozinho ShihTzu, já sabe que poder conversar tranquilamente com ele, porque ele o estará  compreendendo de verdade!


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado

ANÚNCIO