Cachorros tentam fazer amizade com porco-espinho, mas as coisas não correm conforme o planejado

Foi uma das coisas mais assustadoras que Peggy Gamblin alguma vez viu. Durante a noite, seus dois cachorros, Bentley Nicole e Bullwinkle, decidiram ir passear pela propriedade em Brown County, no Texas e encontraram pelo caminho um porco-espinho.

Quando Gamblin encontrou seus cães encolhidos de dor na manhã seguinte, não havia dúvida de quem vencera a 'luta'.

Um único porco-espinho pode ter mais de 30.000 espinhos, tornando o gentil herbívoro um inimigo feroz quando assustado - e os cães de Gamblin descobriram isso da pior maneira.

ANÚNCIO

Gamblin levou seus filhotes ao veterinário, onde demoraram uma hora e meia para remover centenas de espinhos. Bullwinkle, um Boston terrier, está melhor, mas ainda está se recuperando do encontro desagradável.

"Foi muito assustador e ainda estamos indo ao veterinário uma vez por semana porque ele teve uma infecção por estafilococos", disse Gamblin. "Ele está melhor."

Como Gamblin descobriu, não é incomum que os cães tenham desentendimentos com porcos-espinhos - especialmente no verão.

ANÚNCIO

Havendo mais horas de luz durante o dia e temperaturas amenas durante a noite, isso significa que os cães, geralmente, fiquem mais tempo fora de casa, explica a Dra. Jennifer Gorman, veterinária do Hospital de Especialidades e Emergências Veterinárias DoveLewis em Portland, Oregon. Mas correr em direção do bicho errado, durante o anoitecer ou ao amanhecer, que é quando os porcos-espinhos estão mais ativos, pode resultar em uma dolorosa lição.

"Cães que ficam curiosos relativamente a outros animais ou que protegem mais seus donos ou território, têm mais probabilidade de receber este tipo de "tratamento" ", diz Gorman.

ANÚNCIO

Então, como é que os cães são realmente “espetados” por um porco-espinho?

O roedor espinhoso é bastante passivo quando se trata de se defender. Cobertos de pêlos macios, os espinhos concentram-se em suas costas, onde ficam deitados, mas se o pequeno animal se sente ameaçado, seus picos se estacam.

“Ao contrário da crença popular, os porcos-espinhos não conseguem“ disparar ”os espinhos do corpo”, diz Gorman. “Mas se um cachorro se aproxima de um porco-espinho, o animal pode se defender com o golpe de uma cauda. Os espinhos se soltam com muita facilidade e geralmente acabam no rosto do cachorro.”

Se você descobrir espinhos saindo do focinho do seu cão, é melhor procurar ajuda veterinária imediatamente. Embora seja tentador tentar removê-las sozinho ou cortar os espinhos mais curtos, isso pode fazer mais mal do que bem.

"Os espinhos têm farpas pequenas no final, como um anzol, o que os torna difíceis de remover e realmente faz com que o espinho continue se movendo mais profundamente no tecido da pele do cão ou músculo", explica Gorman. "Remover os espinhos sem perícia médica, sedação e medicação para alívio da dor pode ser muito doloroso para o seu cão e potencialmente resultar em uma infecção ou abcesso, porque os espinhos carregam várias bactérias".

Gorman recomendou que se minimizasse o movimento do cão a caminho do hospital veterinário, mantendo as patas longe dos espinhos. Uma vez no hospital, o cão provavelmente será sedado ou anestesiado, bem como receberá medicação para a dor.

Depende da gravidade, mas a remoção do espinho pode levar várias horas. Às vezes, todos os espinhos não podem ser removidos com segurança, e um médico terá que monitorar o cão depois, para observar sinais de infecção.

Embora a maioria dos ferimentos relacionados com o porco-espinho não sejam fatais, esperar muito tempo para tratar a situação pode ter consequências infelizes.

"Uma vez que os espinhos carregam bactérias, infecções e abcessos são um risco grave", diz Gorman. “Os espinhos também podem ficar presos em vários locais perigosos ao redor do corpo, incluindo os olhos, articulações ou órgãos do animal. Dependendo da natureza da lesão, pode resultar em complicações sérias, por isso é importante que o seu cão seja tratado o mais rapidamente possível. ”

A boa notícia é que, assim que seu filhote fica livre dos espinhos, a recuperação é geralmente bastante rápida. No entanto, Gorman recomenda manter um olho no animal, mesmo depois de o veterinário ter dado "alta".

"É importante monitorar seu animal de estimação, por exemplo, ficar atento a mudanças de comportamento ou desconforto vários dias após o tratamento, para o caso de qualquer área infectada ou qualquer espinho permanecer preso sob a pele", observa Gorman.

Para manter seus animais de estimação seguros neste verão, certifique-se de que seus cães permaneçam de coleira durante as caminhadas à noite e acompanhe qualquer brincadeira fora do local habitual de brincadeiras.

E não se preocupe com o porco-espinho que enfrentou o Bullwinkle - ele irá regenerar seus espinhos e provavelmente se encontra bem de saúde (assim esperamos).


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado