10 fatos cientificamente comprovados que farão você querer ter um cachorro

Não é segredo para ninguém que os animais de estimação, especialmente os cachorros, têm um efeito benéfico na saúde de seus donos. Segundo os cientistas, a interação com eles prolonga a vida de uma pessoa em 2 anos. E não há evidências de que outros animais domésticos, como gatos, tenham o mesmo efeito em humanos. Pelo menos, é o que o cardiologista e professor da Harvard Medical School, Thomas Lee, declarou .

Portal do Animal, decidiu então trazer para vocês, 10 fatos cientificamente comprovados pela ciência, sobre a influência positiva dos cachorros na saúde de seus donos. E para prolongar a vida dos nossos leitores, mesmo que por 2 minutos, decoramos o artigo com GIFs engraçados de cachorrinhos.

Fato #1: Os donos de cachorros raramente sofrem de hipertensão

Cientistas da Universidade Estadual de Nova York, conduziram um estudo e descobriram que cuidar de cachorros reduz a pressão arterial e o nível de estresse. Vale ressaltar que os pacientes observados não tomavam seus medicamentos enquanto participavam da pesquisa. Além disso, eles também descobriram que a pressão normaliza mesmo simplesmente por acariciar um cão.

ANÚNCIO

Fato #2: donos de cachorros são mais felizes

Cães fazem seus donos felizes, pois causam a liberação de hormônios da felicidade, como endorfinas, dopamina, serotonina e ocitocina. Eles são antidepressivos naturais! Em 2002, cientistas britânicos realizaram uma pesquisa detalhada a pessoas com animais de estimação e  descobriram que a maioria deles se sente feliz todos os dias (75%). Além disso, os entrevistados disseram que a interação com os cães reduz a sensação de solidão.

ANÚNCIO

Fato #3: os donos de cachorros são menos propensos a sofrer um derrame

Um estudo mostrou que os donos de cães que sofreram um ataque cardíaco são 4 vezes mais propensos a sobreviver em comparação com aqueles que não têm animais de estimação. Em outra pesquisa, os profissionais do Brooklyn College descobriram que os donos de nossos amigos de quatro patas tinham melhor variabilidade da frequência cardíaca (critérios para medir o risco de desenvolver um ataque cardíaco) em comparação com aqueles que não têm cães.

ANÚNCIO

Fato #4: donos de cães têm níveis mais baixos de colesterol

Estudos mostram que os donos de cães têm um nível de colesterol menos elevado do que outras pessoas. Uma explicação plausível para esse fenômeno ainda não foi encontrada, mas talvez isso se deva à sua maior atividade física.

Fato #5: donos de cachorros perdem peso mais facilmente

Apenas 20% da população mundial passa os 30 minutos recomendados por dia em treinamento físico. Como resultado, o estilo de vida sedentário contribui para a obesidade, doenças cardíacas e diabetes. Um estudo completo foi conduzido mostrando que os donos de cães aumentam sua atividade física porque têm que andar e brincar com eles e só esse fator contribui grandemente para a perda e manutenção do seu peso.

Fato #6: donos de cães têm mais tolerância à dor

De acordo com o Dr. Jeff Burgess, especializada do centro de dor da Universidade de Washington, os cães ajudam as pessoas a relaxar e a se concentrarem neles, melhorando o seu humor e redução da dor (por exemplo, causada pela artrite). Eles também ajudam a aliviar o desconforto através de sensações táteis.

Fato #7: donos de cães têm uma melhor qualidade de sono

Os resultados da pesquisa mostraram que 41% dos donos de cães que permitem a seus animais de estimação descansar com eles na mesma cama, dormem melhor e mais pacificamente. Os entrevistados disseram que isso acontece devido à sensação de paz e tranquilidade que seus cães lhes oferecem.

Fato #8: os donos de cachorros têm menos probabilidade de desenvolver alergias

Só nos Estados Unidos, cerca de 50 milhões de pessoas s sofrem de alergias e como todos sabemos, o pelo dos animais é um dos alérgenos mais comuns. Parece um pouco estranho, mas os cães podem realmente reduzir o risco de sofrer dessas condições. O resultado de um dos estudos publicado pela Medical News Today, em 2015, revela que a interação de animais e crianças em idade precoce fortalece o sistema imunológico, o que aumenta ainda mais a resistência a alérgenos.

Fato #9: donos de cachorros melhoram a saúde mental

Segundo alguns relatos, a doença mental afeta aproximadamente 20% dos adultos. Sendo a depressão, o transtorno bipolar e a esquizofrenia os mais comuns. Apesar do fato de que os animais de estimação não serem capazes de curar essas condições, estudos mostram que eles podem ajudar a aliviá-las. Portanto, 60% dos pacientes que foram diagnosticados com um transtorno mental grave, garantem que seu animal de estimação os ajude a controlar as emoções e reduzem a depressão e a ansiedade.

Fato #10: donos de cachorros são mais sociáveis

Um estudo mostrou que os donos de cães são mais propensos a iniciar uma conversa com outras pessoas desconhecidas. Essas pessoas também conhecem seus vizinhos rapidamente.

E 40% dos entrevistados relataram receber ajuda ou apoio daqueles com quem se encontraram graças ao animal de estimação.Você tem um cachorro?

Se você não tem um cachorro, você gostaria de ter um? Esperamos que essa matéria o tenha ajudado a ter ainda mais vontade de adotar um amigo de quatro patas. Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado


Tradução e adaptação Portal do Animal - Fonte: genial.guru
Foto da capa icant-chooseone / reddit