Veja quais são os menores animais do mundo

Já pensou em quais são os menores animais do mundo? Aliás, quais os reais tamanhos deles? O que isso indica quando comparado a itens que conhecemos como a palma da mão ou uma tampinha de garrafa? A gente vai contar tudo isso nos próximos tópicos. 

Nos dedicamos a trazer aqui apenas animais que possuem medidas que podem ser feitas em milímetros (mm). Lembrando que para cada 1 centímetro (cm), a gente tem 10 milímetros, ok? Então, bora lá nessa lista que está ordenada do maior para o menor animal do mundo!

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Colibri-abelha-cubano (60 mm)

Vamos trazer aqui um pássaro para provar que eles também podem ser bem pequenos. Esse colibri é considerado o menor pássaro vivo do mundo, sendo que fica nas florestas e nos bosques de Cuba. Isso já indica os motivos para o nome popular.

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O comprimento médio é de 6 cm, considerando a cauda. Já o peso médio é de 2 grama. O pássaro é bem pequeno que muita gente acha que é um inseto. Ainda assim, ele tem uma velocidade incrível: 80 batimentos de asas por segundo e pode voar a 48 km/h. Acredita? 

ANÚNCIO

Bem perto do colibri, também existem beija-flores que são bem pequenos. É o caso do beija-flor abelha, que tem em torno de 60 mm ou um pouco mais. Ele se alimenta do néctar e do pólen presentes nas flores, além de insetos e aranhas. 

Musaranho-pigmeu (52 mm)

É um roedor que fica na África e em florestas da Europa Mediterrânea. Ele tem apenas 52 mm de comprimento, sendo que a cauda é 30 mm e os dentes são afiados. É um roedor de 30 dentes, que prova que apesar de pequeno ele é bastante valente.

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O Musaranho exala um cheiro forte igual ao do gambá, justamente usado para protege-lo dos predadores. Uma curiosidade é que se o Musaranho-pigmeu ficar muito tempo exposto ao sol, ele pode morrer. Por isso, ele fica mais em pedras, raízes e lugares com sombras.

ANÚNCIO

Resumidamente, temos aqui o que é conhecido o menor mamífero terrestre do mundo. Para se ter uma ideia, o 52 mm dele está bem longe dos 35 metros da Baleia-Azul, que é considerada o maior mamífero que se tem notícias. 

Jerboa pigmeu (44 mm)

Outro roedor que aparece na lista é o jerboa, sendo a única espécie do gênero que ainda sobrevive. É considerado o menor roedor do mundo sendo que a fêmea adulta fica em 4,4 cm de comprimento, no máximo, da cabeça até a cauda. Mas, tem um detalhe!

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Com base em dados do Guinness Book of Records, ele fica ao lado do rato pigmeu africano como menor roedor do mundo. É um animal endêmico do Baluchistão, ou seja, no Paquistão. No dito popular, esse bicho é chamado de jerboa anão de três dedos.

ANÚNCIO

Cobra-cega (38 mm)

Sim, existe uma cobra que entra nessa lista, viu. As cobras-cegas também são chamadas de cobras de verme ou de cobras de fio devido ao seu tamanho. Apesar de serem bem parecidas com vermes, elas não têm corpos segmentados. Essas cobras vivem em vários continentes.

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Já quanto ao habitat natural dessas cobras, elas podem viver em florestas úmidas, desertos secos ou encostas de montanhas. Ou seja, são bastante adaptáveis. Os corpos possuem uma forma de tubo com escamas lisas e que brilham. 

Apesar de terem tamanhos a partir de 5 mm, elas também podem chegar a 38 mm. O que representa uma grande variação. O peso não passa de 2 gramas. A cobra-cega tem dentes no maxilar inferior e se alimenta de pequenos insetos, como grilos. 

Morcego-nariz-de-porco-de-kitt (29 mm)

O nome é comprido, mas não se engane. Afinal, é apenas o nome, está bem? Esse morcego, que é o menor do mundo, só é encontrado na Tailândia. O tamanho dele é como de uma abelha. E daí vem o apelido dele: morcego-abelha.

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, ele vive em colônias que pode ter até 500 morceguinhos juntinhos. Em algumas colônias menores, eles somam apenas uma dezena e quase não são vistos a olho nu. Os animais, como é habitual, são noturnos e se alimentam de insetos.

Outra característica desse morcego é que tem olhos minúsculos, sendo cobertos por pelos. Eles costumam fazer caças a partir das suas presas e tem aquele lance do Batman, de ecolocalização, sabe? O som é agudo e “atrapalha” a presa. 

Tartaruga Quinn (20 mm)

Chamada de tartaruga de 1 grama, ela tem um peso que é bem menor do que uma moeda de 5 centavos. Apesar de 1,22 gramas, a pequeniníssima tartaruga que foi encontrada pela Pacific Northwest Turtleworks, é uma história a parte do mundo animal.

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Com base nessa organização que a encontrou, a menor tartaruga do mundo cabe dentro de uma tampinha de garrafa. O pai dela mede 5 cm e a mãe 7,6 cm. Logo, no Facebook, as pessoas sugeriram o nome de Quinn e até aqui não se tem mais informações sobre ela.

Um fato curioso que vale a pena mencionar é que as tartarugas são animais muito exóticos. Elas estão entre os menores do mundo, entre os mais velhos do mundo e também entre os mais raros, como é a Rafetus Swinhoei, que ganhou esse título há alguns anos.

Camaleão Brookesia Micra (16 mm)

Esse é o tamanho médio do macho. E isso os colocam como uma das menores espécies de vertebrados do mundo. É um camaleão mesmo, ainda que pouca gente acredite. Ele é encontrado na ilha de Madagascar, sendo o menor camaleão do mundo.

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O animal é tão pequenino que que caberia em cima de uma cabeça de fósforo, dá para crer? Na internet, muitas imagens dele são usadas, até mesmo porque na lente de aumento, ele é um bichinho bem engraçadinho. Está em risco de extinção.

Há outras curiosidades sobre ele: viver a maior parte do tempo em árvores, são solitários, a gestação pode durar 1 ano, tem sangue frio (precisam regular isso de uma forma manual), também se adaptam em desertos e pode enxergar na luz violeta. É o máximo, hein. 

Cavalo-marinho pigmeu (14 mm)

Mais um dos menores animais do mundo que se tem conhecimento é o cavalo-marinho. Mas, ele é bem diferente. Por curiosidade, pode ser que você já esperava isso, certo? A olho nu, é um dos animais que a gente mais conhece por ser minúsculo.

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Bom, ainda assim, eles são difíceis de serem localizados porque além de pequenos também possuem uma alta capacidade de camuflagem. Quem tiver interesse podem encontra-los no Indo-Oeste do Pacífico. As cores mais comuns deles são: laranja e roxo.

Em 2020, um novo estudo concluiu que havia uma espécie como essa na África. A descoberta impressionou o mundo porque esse tipo de cavalo-marinho só era comum na Ásia. Assim, há uma distância de 8 mil quilômetros. A espécie encontrada tinha espinhos no dorso.

Lagarto Sphaerodactylus Arisae (13,4 mm)

Aqui temos o menor réptil do mundo. Dá para encontrar esse tipo de lagarto na florestal tropical de Madagascar, uma das ilhas mais curiosas da Terra. São endêmicos e chamados como Maciços de Sorata. As fêmeas têm um tamanho menor do que os machos.

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Então, os machos costumam ter 1,34 cm. O tamanho pode ser considerado como “tamanho da ponta do dedo humano”. Logo, considerando da cabeça ao rabo. O problema é que é uma das muitas espécies ameaçadas de extinção, bem perto disso.

Peixe de Sumatra (10,3 mm)

O nome cientifico é Pedocypris progenetica. Aqui temos o menor peixe do mundo que se tem notícias. Ele foi visto pela primeira vez na Ilha de Sumatra, que fica na Indonésia e daí vem o seu nome popular. Infelizmente, devido à extinção, deve desaparecer até 2040.

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

A fêmea acaba sendo um pouco maior que o macho. Por isso, os tamanhos ficam na média de 10,3 mm. Ele é bem menor do que a ponta do dedo da mão humana. Assim, para quem quiser entender melhor ele, saiba que tem um certo parentesco com a carpa. 

Sapo de Papua-Nova Guiné (7 mm)

Sabe aquela tampinha do creme dental, que é menor do que a tampinha de uma garrafa? Então, essa rã cabe lá, dá para acreditar? Logo, é considerado o menor vertebrado do mundo, que pode chegar a 7 mm quando está na fase adulta.

Veja quais são os menores animais do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ele só foi descoberto pelo coaxar, que é muito estridente. Logo, chegou a ser confundido com um inseto e não um sapo. De todo modo, a equipe da Universidade de Lousiana concluiu que esse anfíbio encontrado em um montinho de folhas é mesmo uma pequena rá. 

Ainda sobre sapos, considere que no Brasil temos o sapo-pulga. Ele é um pouco maior do que o de Nova Guiné, já que pode chegar a 11 mm. De todo modo, é um animal minúsculo, com coloração que se assemelha as folhas da mata.

Os menores animais do Brasil

Apesar de a gente ter mencionado acima um sapo que temos aqui e entra como menores do mundo, considere que existem outros na nossa lista interna. Inclusive, o assunto se tornou interessante para a Mara Figueira, que escreveu um livro sobre esses bichos. Aliás, pequenos bichos!

Além do sapo-pulga, também temos aqui o sapinho-pingo-de-ouro, que mede no máximo 2 cm. Outro é o Tamanduaí, sendo o menor tamanduá já encontrado aqui no Brasil, que tem apenas 20 cm. E o gato-do-mato-pequeno, um tipo de leopardo ou jaguatirica, que tem no máximo 60 centímetros.