Veja dicas para montar e cuidar da casinha do seu cachorro

O seu pet merece ter a própria casa, não acha? Para quem está pesquisando e achou caro demais, considere que é possível montar a própria casinha do cachorro, o que vai ser bom por conta da exclusividade e até mesmo dos diferenciais que dá para acrescentar nela.

A partir do próximo tópico entenda como é fácil fazer essa casinha para o seu pet e como isso pode valer a pena do ponto de vista financeiro e também por conta da exclusividade. Afinal, nada como ter uma casinha com o nome do pet e muito conforto, não é verdade?

Veja dicas para montar e cuidar da casinha do seu cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Nesse conteúdo, você vai ler:

  • Os materiais para fazer casinha de cachorro
  • A construção da casinha de cachorro
  • A pintura da casinha de cachorro
  • Outras casinhas para pets

Quais materiais são usados para fazer casinha de cachorro

Para fazer a casinha de cachorro em casa, considere que é preciso pensar nos materiais usados antes de qualquer coisa. Para esse conteúdo, nesse primeiro momento, estamos pensando em uma casinha de cachorro de madeira, combinado? No fim do artigo vamos trazer outras ideias de materiais também.

ANÚNCIO
Veja dicas para montar e cuidar da casinha do seu cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Então, anote aí essa lista do que comprar ou reusar do que já se tem em casa: 

  • Madeira;
  • Plástico;
  • Tinta esmalte ou epóxi;
  • Verniz; 
  • Pregos; 
  • Martelo;
  • Esquadro; 
  • Caneta; 
  • Folhas em branco;
  • Cerrotes; 
  • Chaves de fenda (a Philips);
  • Parafusos;
  • Cola; 
  • Caixas de feira;
  • Garrafas pet;
  • Furadeira.

Aí para o próximo passo também vale a pena considerar o porte do animal. Logo, quanto maior ele for, então, mais material será usado porque a casinha deverá ser maior também. Para um cão de porte médio serão necessários 4 pedaços de 60 centímetro de comprimento.

A construção da base da casinha 

Primeiro de tudo vem a base da casinha de cachorro e já sabemos a medida das madeiras, em formato de tábuas. Então, monte uma espécie de quadrado com os pedaços. Vale a dica de usar as furadeiras para as pontas e parafusar as tábuas. 

ANÚNCIO

Se preferir, também dá para pregar uma tábua na outra ao invés da furadeira. Depois, vem o lápis e esquadro para marcar a medida do piso. O ideal é usar tábuas de compensado com pelo menos 20 milímetros de espessura. Por ser uma base quadrada, ela terá 60 cm x 60 cm.

Mas, também dá para alternar esse formato e fazer retângulos ou até mesmo triângulos. O fato é que tudo isso tem que ser traçado antes, a partir de um desenho com lápis. Depois da base vem a entrada da casinha, que vai exigir alguns cuidados.

Como montar a entrada da casinha 

A parte frontal da casinha de cachorro é a entrada do animal. Logo, é preciso que se desenhe o formato disso. O mais comum é fazer um arco, porém, não é o mais fácil. Para quem não tem conhecimento e habilidade em cortar madeira, vale a pena pensar em uma porta quadrada.

ANÚNCIO
Veja dicas para montar e cuidar da casinha do seu cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Ao mesmo tempo, saiba que ter essa porta de entrada é importante porque se chover ou fizer frio ele terá onde se esconder. Algumas casinhas de cachorro possuem até mesmo um tipo de entrada lateral para proteção dos ventos noturnos. É uma ideia. 

Para quem não tem base de como medir essa parte, uma ideia é a usar 25 centímetros de largura por 33 de altura pensando em um cão de porte médio. Depois da entrada vem as paredes, que fechará a estrutura da casinha.

A construção das paredes da casinha de cachorro

Usando essa mesma base de medidas que estamos anunciando aqui, agora é hora de cortar pedaços de 60 centímetros de madeira pensando nas paredes. Logo, serão usadas 8 peças, a passo que é preciso pregar 4 delas e montar a estrutura da casinha.

Com as paredes feitas, é só colocar o telhado. Na dúvida, lembre-se que ele precisa ser um pouco mais comprido do que a casinha. Então, tábuas de 70 centímetros se tornam úteis para esse motivo. Logo, pregue o telhado no topo da casinha. 

Após toda a estruturação da casinha de cachorro que acabamos de fazer, vem a parte da decoração, que nada mais é do que a finalização da construção. Nessa hora, vale a pena usar a criatividade para ter uma casinha exclusiva para o seu pet.

A pintura da casinha de cachorro

O mais aconselhável é apostar na tinta esmalte para pintar a madeira da casinha de cachorro. Mas, o epóxi também dá certo para essa finalidade. É legal pensar em telhados decorados ou até mesmo com as letras do nome do cãozinho.

Veja dicas para montar e cuidar da casinha do seu cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Por fim, não se esqueça do verniz, que é o acabamento final e muito útil para várias funções, como a proteção de cupins e a maior durabilidade da sua “obra-de-arte”. Ah, pode sim usar o verniz dentro da casinha do cachorro porque, geralmente, isso não traz alergia a ele.

Após a secagem da pintura e do verniz, o que acontece? Basta colocar uma caminha, o cobertor e o carpete dentro da casinha. Além disso, vale a pena adicionar outros acessórios, como os brinquedos para pets, se o dog tiver esses itens.

O cuidado ao decorar a casinha do cachorro

Como a ideia desse conteúdo também é trazer os cuidados para montar a casinha do cachorro, saiba que o uso de tintas tóxicas pode ser muito prejudicial para o animal. Por isso, vale a pena comprar apenas as tintas que são atóxicas para a pintura. Elas são fáceis de serem encontradas.

O mesmo vale para o verniz. Por isso, falamos que o verniz não vai fazer mal para o pet. Isso se quem está construindo a casinha usar o verniz certo, entendeu? Para quem tem medo e não quer correr riscos, leve em conta que é possível apenas lixar a parte interna da casinha e deixar sem pintura.

Outro detalhe é sobre a umidade. Como estamos diante de uma casinha de madeira, saiba que ela pode causar alergias e outros problemas para a pele do cão. Dessa forma, uma boa ideia é escolher um lugar livre de umidade para alocar a casinha, como um quintal coberto. Ou dá para aplicar tinta resistente a mofo também.

O cuidado para criar um telhado resistente

A questão do telhado também é importante porque ele precisa ser resistente para não cair no cachorro, para proteger do sol, da chuva, dos ventos, etc. Logo, o ideal é que mantenha um papel de isolante térmico apenas com a madeira, o que é totalmente possível. 

Veja dicas para montar e cuidar da casinha do seu cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Em alguns casos, as pessoas preferem usar garrafas pet para que a água não infiltre na madeira ou tornem-se goteiras. Isso vai depender de onde você alocou a casinha do cachorro. Outro detalhe é que o telhado tem que ser feito de maneira inclinada, em triângulo.

Assim, em caso de telhados retos, com certeza a água pode se acumular ali ou mesmo as sujeiras, como folhas de árvores e poeira, o que é bem ruim para o pet. Logo, pense sempre na possibilidade de criar telhados triangulares, combinado?

As vantagens da casinha de madeira para cachorros

Se antes mesmo de iniciar a sua obra está com dúvidas sobre os benefícios desse tipo de construção, a gente conta. De fato, o uso da madeira é uma das melhores ideias para construir casinhas para pets e dá para entender os motivos.

O modelo tradicional é ótimo para cachorros que ficam no quintal ou em espaços abertos. Também é indicado para o frio porque funciona como isolante térmico. Mas, a madeira oferece frescor em dias quentes. Ou seja, vale para qualquer tipo de temperatura e época. 

Aí vem outras vantagens: ela é indicada para cães de pequeno ou grande porte, além de que são duráveis e flexíveis, podendo ser construídas com vários diferenciais. No entanto, já falamos que é preciso cuidado para alocar ela em lugares longe da umidade, certo?

Outras casinhas para pets

Além da madeira, também vale a pena considerar que existem outros materiais que podem ser usados na construção de uma casinha para pet. Por exemplo, a casinha de cachorro de plástico é bem mais fácil de limpar e leve, podendo ser levado para qualquer lugar.

Veja dicas para montar e cuidar da casinha do seu cachorro
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, ela dura bem menos e tem baixa capacidade térmica. E tem a que é feita de tecido também, que serve para animais de pequeno porte e que ficam dentro de casa e de apartamentos. Elas são bonitas e confortáveis, mas pequenas e frágeis.

Isso quer dizer que não é preciso escolher a madeira para fazer a casinha de cachorro. Por outro lado, esse material possui vantagens, além de ser mais sustentável porque a madeira pode ser reutilizada outras vezes, por exemplo.

Pense na sua realidade

Mas, para quem vai deixar o pet, de pequeno porte, dentro de casa, especialmente se mora em um apartamento, aí não convém fazer a casinha de madeira. Logo, pensar em tecidos ou até mesmo plástico, pode ser uma ideia mais viável e mais simples.

Os acessórios para casinhas de cachorros

Para finalizar esse texto, vem a dica de ouro, a cereja do bolo. Sabia que os acessórios podem dizer muito sobre a casinha de cachorro, certo? Por exemplo, colchões podem ser boa ideia para aconchegar os pets, ainda mais no frio.

Além disso, os brinquedos possuem valores afetivos bem interessantes, ao passo que estão entre os itens mais recomendados para distrair os pets. Mas, lembre-se de não exagerar: nem na quantidade de tecidos internos e nem mesmo nos brinquedos que podem causar acidentes nos cães mais desastrados.