As vacas têm 'mugidos' únicos que elas usam para expressar seus sentimentos, constata estudo

Quando as vacas fazem o conhecido "MOO", as pessoas deveriam ouvir.

Novas pesquisas descobriram que cada vacas têm vozes únicas que elas usam para expressar uma série de emoções em diferentes situações.

"Sabe-se que o gado é um animal amigável que habita os rebanhos. Mas as interações vocais entre vacas só haviam sido formalmente estudadas anteriormente através das relações mãe e filhote", escreveram os cientistas em um estudo publicado no "Scientific Reports" no mês passado. Para um novo estudo, os pesquisadores queriam ver como as vacas se comunicam com o restante do rebanho em diferentes situações.

ANÚNCIO

Leia Também: Vaquinha não aceita ser separada de seu filho atropelado até ele ser atendido

A pesquisa envolveu um rebanho ao ar livre de jovens vacas holandesas-friesianas em uma fazenda em New South Wales, Austrália. Os pesquisadores registraram as vocalizações das vacas em contextos positivos - como quando as vacas estavam em um período de receptividade sexual ou antes das refeições - e contextos negativos, incluindo a negação de alimentos ou o isolamento de seus companheiros. (O estudo observa que quaisquer situações negativas eram apenas temporárias). Ao todo, os pesquisadores fizeram 333 gravações de 13 vacas.

ANÚNCIO

"Descobrimos que suas vozes são individualmente distintas", disse a pesquisadora líder Alexandra Green, uma estudante de doutorado da Universidade de Sydney. "Mas, além disso, eles são capazes de manter essas características individuais em diferentes contextos".

Alexandra não considerou as descobertas necessariamente surpreendentes.

ANÚNCIO

"As vacas são animais sociais que gregários [que vive em rebanho]", disse ela em comunicado divulgado pela universidade. "Em certo sentido, não é de surpreender que eles afirmem sua identidade individual ao longo da vida e não apenas durante as relações entre mãe e filha. Mas esta é a primeira vez que conseguimos analisar a voz para ter evidências conclusivas dessa característica.”

Ela espera que sua pesquisa ajude as pessoas a entender e a prestar atenção ao que as vacas estão expressando - talvez isso possa melhorar a vida das vacas, principalmente na indústria de laticínios.

"Esperamos que, ao adquirir conhecimento dessas vocalizações, os agricultores possam sintonizar o estado emocional de seus bovinos, melhorando o bem-estar dos animais", disse Green.

Leia Também: Bezerro que entrou em casa durante tempestade é adotado como animal de estimação


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!