Túmulo de cachorro recebe gravetos de visitantes todos os dias há 100 anos

O cemitério Green-Wood, em Nova York (EUA), alberga dezenas de 'residentes' famosos - de artistas e músicos a generais e políticos da antiga Guerra Civil norte-americana. Mas uma sepultura escondida nos fundos do local tem chamado bastante atenção dos visitantes nos últimos dias.

Entre as milhares de lápides e obeliscos está Rex: uma estátua de bronze de um cachorro deitado em uma plataforma de pedra gravada com seu nome. Rex guardou o caixão de seu dono por anos após sua morte, tendo ficado famoso na região, cem anos atrás.

Leia também: Cãozinho de rua entra em delegacia, conquista os policiais e acaba sendo adotado por eles

ANÚNCIO

Acredita-se que Rex seja o cachorro de John E. Stow , que foi um dos comerciantes de frutas mais conhecidos da cidade até seu falecimento, em 1884. Por anos, como uma tradição, os visitantes do cemitério coletam gravetos e galhos caídos para deixá-los na lápide de Rex.

“Quando se trata de Rex, ele obviamente se destaca”, disse Stacy Locke, gerente de comunicações do Cemitério Green-Wood, ao portal The Dodo. “As pessoas o veem da estrada - é uma espécie de local proeminente, logo depois do cruzamento de duas estradas aqui.”

ANÚNCIO

“É bem embaixo de uma árvore e há muitos gravetos ao redor”, acrescentou Locke. “As pessoas vão deixar cair um pedaço de pau em suas patinhas. Alguém também deixou uma foto de um cachorro lá uma vez, talvez seu bichinho de estimação que faleceu, como se dissesse: 'Rex, cuide do meu pequenino.' ”

Green-Wood se tornou um destino popular para aqueles que procuram escapar das multidões e desfrutar da natureza durante a pandemia de Covid-19. E conforme o número de visitantes cresceu, também cresceu a coleção de gravetos de Rex.

ANÚNCIO

Mas Rex não é o único animal a ser homenageado no cemitério de 478 acres de extensão - vários outros animais de estimação foram enterrados com seus donos antes que o conselho de curadores do cemitério proibisse enterros de animais em 1879. “Há outra escultura de cachorro que tem uma história misteriosa semelhante mas está um pouco mais fora do caminho tradicional ”, disse Locke. “E aquele normalmente tem brinquedos deixados nele.”

A estátua de Rex é um doce lembrete de que não importa quanto tempo passe, o amor de um cachorro é para sempre.