Todos os dias, há 10 anos, foca cega aparece para acompanhar seu amigo pescador

Há cerca de dez anos, o pescador Nicholas Lewis, 41, conheceu uma simpática foca fêmea e, sem querer, formou uma improvável, mas genuína amizade com ela, a quem batizou com o nome de Shauna.

Na época, Shauna era apenas uma filhote. Ela seguia Nicholas pela Baía de Peel, na Ilha de Man (Reino Unido) todos os dias quando o pescador saía para trabalhar. Isso acabou virando uma rotina seguida à risca desde 2010.

Como recompensa, a foca costuma ganhar peixes fresquinhos recém-pescados pelo britânico, que foca suas atividades no extrativismo de caranguejos e lagostas.

ANÚNCIO

Nicholas costuma dizer que Shauna é como uma filha pra ele, uma vez que ambos se veem todos os dias, há bastante tempo. "Eu a amo muito", afirma.

Shauna passa as tardes seguindo um dos três barcos do pescador ao redor da baía antes de saborear duas ou três cavalas (espécie de peixe) por dia.

ANÚNCIO

“Quando ela era apenas uma filhote, aparecia e sempre a alimentávamos; ela ficava muito confiante e confortável perto de nós. Acho que não passaríamos uma única manhã sem que ela viesse dizer olá", relembra Nicholas, que é pai de 4 filhos.

“Ela subia a baía para nos esperar sabendo que estaríamos lá pela manhã. Foi um pouco surpreendente primeiro ver uma foca esperando por você como se você tivesse um compromisso. Adoro vê-la no meu barco - ela é fascinante", complementou.

ANÚNCIO

Infelizmente, no ano passado Shauna ficou cega de um olho e progressivamente perdeu a visão de ambos.

Nicholas notou que o olho esquerdo dela estava subitamente ficando branco no final de 2019 e, seis meses depois, ambos ficaram totalmente brancos.

Ele disse que teve que tomar cuidado redobrado com sua melhor amiga nos últimos tempos, pois ela se tornou mais suscetível a lesões.

Mesmo assim, dez anos depois, a dupla de amigos improváveis continua a ser inseparável - algo que Nicholas faz questão de valorizar. Para ele, Shauna sempre será parte de sua "família".

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo: