Tinder para pets conecta animais abandonados com pessoas interessadas em adotar

Com um simples toque na tela do celular uma nova possibilidade amorosa surge. Se é tão simples escolher pretendentes para um relacionamento casual – ou talvez sério –, por que não adaptar essa metodologia para encontrar uma companhia fiel, amorosa e peluda?

Foi isso que pensou a psicóloga Andreia Freitas, 42, de Santo André, em São Paulo. “Eu tive a ideia de criar um ‘Tinder’ de animais assim que conheci o Tinder, em 2016”, explica em entrevista à GALILEU. “Porém, demorei muito tempo para estruturar como ele funcionaria porque não bastava somente achar bichos fofinhos e pessoas interessadas. Eu precisei criar todo o suporte para que ONGs promovessem o encontro dos animais com pessoas bacanas dentro daquilo que acreditamos ser uma posse responsável”, completa a psicóloga.

Andreia está envolvida com a causa animal há mais de 20 anos, período em que atuou como protetora independente ao resgate, reabilitação, castração, vacinação e doação de animais. Todo seu trabalho é divulgado na página Cachorro de Peruca, página em que é administradora.

ANÚNCIO

De 2016 para cá, a psicóloga arregaçou as mangas e desenhou a ideia para que o projeto saísse do papel. Por meio de um financiamento coletivo, ela arrecadou cerca de R$ 15 mil, valor que não foi o suficiente para toda a estrutura que precisava. “Tive que me virar para fazer o site com um banco de dados potente, o design da marca, registros, patentes, consultoria jurídica e divulgação”, relembra a paulista.

Todo esse esforço, porém, será recompensado. A partir do final do primeiro semestre de 2018, a plataforma – ainda sem autorização para ter o nome divulgado – entra em fase de testes. Em forma de site, responsivo para celulares e tablets, o serviço funcionará por meio de geolocalização, conectando possíveis interessados em uma adoção com animais abandonados pela proximidade.

ANÚNCIO

Para todos os gostos

Prefere cachorro? Gosta mais de gato? Tudo bem, tem para todos os gostos. De acordo com Andreia, a plataforma reunirá pets saudáveis, castrados e vacinados que estão sob os cuidados de ONGs ou protetores independentes. “Cada ONG terá o direito de cadastrar 120 animais e poderá substituir as vagas que abrirem por outros animais. Elas poderão convidar protetores independentes, que conseguirão cadastrar até 20 bichos”, explica a idealizadora da plataforma.

E assim como o Tinder, o usuário poderá responder à imagem do seu pretendente para adoção com um sinal negativo ou positivo. Caso seja amor à primeira vista, após clicar no botão ‘like’, abre-se uma nova tela na plataforma indicando as informações do bichinho e com um questionário pertinente à adoção responsável. As informações são enviadas para a ONG ou protetor independente responsável pelo cadastro do animal e é só esperar o retorno.

ANÚNCIO

Conforme reitera Andreia, todos os cadastrados deverão estar com boas condições de saúde e será proibida a veiculação de pedidos de resgate ou dinheiros – estes poderão ser reportados como irregularidade.

Por outro lado, os pequeninos que necessitam de cuidados extras ou que têm alguma deficiência ganharão destaque. “Esses terão um destaque maior, junto com uma divulgação mais maciça de animaizinhos idosos. Quero aumentar as chances de adoção dos animais menos adotados”, comenta Andreia.

Fonte de conteúdo

Além da proposta de ajudar animais abandonados a encontrarem um lar, a psicóloga pensa em utilizar a plataforma para ajudar ONGs e protetores a melhorar a divulgação de adoção dos bichos. “Eu vejo pela estética da minha página Cachorro de Peruca que os animais que estão ‘bem arrumadinhos’ têm mais visibilidade e compartilhamento. Às vezes, uma camisetinha no cachorro já faz a publicação viralizar. Quero fornecer tudo o que for possível para otimizar a divulgação dos animais pronto para adoção”.

A plataforma será gratuita e terá funcionamento em todo o território nacional, dependendo do interesse de ONGs locais em quererem participar. Assim, simples, responsável e prático. O difícil mesmo vai ser não sair adotando todos os bichinhos.

Contudo, o TechTudo listou quatro serviços que já ajudam quem deseja encontrar um companheiro de quatro patas, disponíveis na Web e em versão para celular Android e iPhone (iOS). Todos eles são gratuitos e necessitam de um cadastro com fotos do pet e dados do dono para encontrar um parceiro e iniciar um relacionamento:

1 - DogsApp

Disponível para Android, o DogsApp tem uma plataforma muito parecida com a do Tinder. Ele une os perfis de cachorros através da localização, e avisa caso aconteça um “match” entre os bichos. É possível criar álbuns de fotos dos pets e conversar com os donos do outro animal em um chat. O usuário também pode especificar que tipo de cachorro está buscando, informando a idade, o sexo e o perímetro da localização desejada.

2 - MyDoggy

Com uma interface simples, o MyDoggy encontra perfis de cachorros que podem ser interessantes para o usuário a partir de um mapa do Google. É possível informar a raça e determinar as preferências para se relacionar. O usuário pode preencher o perfil do cão, colocando uma foto e dados como raça, sexo, aniversário e suas características físicas e comportamentais. O dono do pet também tem direito a um perfil, com e-mail e telefone para contato.

3 - Social Pet

Este site permite criar um perfil detalhado do animal e conectá-lo a outros bichos. Um diferencial do Social Pet é a possibilidade de cadastrar qualquer tipo de animal, seja ele doméstico ou não. Ou seja, além de cães, gatos e pássaros, você pode cadastrar leões, tigres e outros animais selvagens para encontrar parceiros para um relacionamento.

4 - CruzaPet

O site CruzaPet permite que você cadastre vários pets diferentes e procure pretendentes para cada um deles, de acordo com suas preferências individuais. São aceitos apenas animais domésticos, como cachorros, gatos, roedores, tartarugas e aves. Para atrair parceiros interessados, preencha o perfil com fotos e informações precisas do bichano, como idade, tamanho, sexo, pedigree, cor e características físicas e temperamento.


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado

Tradução e adaptação por Portal do Animal, das matérias originalmente criadas por Techtudo e Revista Galileu