Terapia com cães ajuda no tratamento de crianças hospitalizadas

A Ala Pediátrica do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), em Cuiabá, recebeu recentemente a visita de vários cachorros de estimação devidamente treinados para fornecer muito amor e carinho aos pacientes internados.

Batizada de "Cão Terapia", a iniciativa permite que cachorros previamente treinados, considerados dóceis, possam passar um tempo junto dos pacientes da instituição.

Todas as crianças internadas no hospital podem receber a visita dos cães, desde que não tenham restrições médicas.

ANÚNCIO

Sucessivos estudos promovidos pela comunidade científica afirmam que a terapia com animais pode trazer benefícios relevantes para os internos, como redução na frequência cardíaca, equilíbrio respiratório e relaxamento corporal.

Leia tambémCadelinha abandonada se ‘derrete’ de alegria ao finalmente perceber que está segura

Numa parceria das ONGs Cão Cuidado, Cão Amor e Espaço Cão Vida com a Diretoria de Bem Estar Animal da Prefeitura De Cuiabá, foi possível desenvolver um projeto piloto entre a classe escolar do hospital Júlio Muller e os voluntários da organizações não-governamentais, cujo objetivo está na construção de "um ambiente lúdico, recreativo, transmitindo ao paciente um tratamento de maior confiança e interação."

ANÚNCIO

“Esse foi apenas o ponta pé inicial, pretendemos incluir essas visitas dentro da rotina de atividades, por entenderemos a importância desse tipo de terapia, além é claro de massificar sobre o cuidado e respeito com os animais”, explicou a diretora de Bem Estar Animal, Saula Ouverney.

Os cães estimulam a socialização das crianças, além de muitos afagos, carinho e diversão durante as visitas, tornando o ambiente hospitalar menos engessado e mais receptivo. Antes de qualquer atendimento, o "cão-terapeuta" passa por um processo de higienização, garantindo a saúde do paciente e a de si mesmo. “O ambiente hospitalar por si só é triste, por isso a necessidade da utilização de estratégias diferenciadas para incrementar o tratamento”, disse a diretora.

ANÚNCIO

Apesar de não existir uma maneira de quantificar os resultados das terapias realizadas até aqui, existem fortes evidências que atestam os efeitos positivos do contato dos pacientes com os animais.

Dentre os muitos exemplos favoráveis, estão o auxílio à criança em entrar em contato com a realidade que a cerca, a melhora da atenção, o estímulo à autoestima e o combate à depressão.

Apontado como um excelente canal de comunicação que é emocionalmente seguro para as crianças (que não se sentem pré-julgadas), a iniciativa ensina responsabilidade, uma vez que a criança precisa cuidar do cão durante o tempo que eles estiverem se divertindo e brincando, eliminando nesse meio-tempo a sensação de isolamento do paciente.

“O animal é um amigo do homem, seja adulto ou criança, visto como um parceiro valioso, pois ele trabalha como co-terapeuta e, junto de profissionais ligados à saúde, são utilizados para incrementar o tratamento de seus pacientes”, finalizou Saula.

Leia tambémVizinhos fazem janela para facilitar contato de cãozinho com moça que não pode ter pets em casa


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Adaptação por Portal do Animal, escrito por Gabriel Pietro, da matéria originalmente criada por Olhar Direto.