Tartaruga marinha vai para casa para chocar seus ovos e a encontra pavimentada

Os funcionários que trabalham na construção de um aeroporto ficaram surpresas ao encontrar uma grande tartaruga marinha no meio de uma pista recém-construída na semana passada.

Atrás dela, alguns objetos brancos - ovos, jogados sobre o asfalto escaldante.

Provavelmente esta não é a primeira vez que ela tenta botar seus ovos ali - e não será a última. A pista de pouso do Aeroporto de Maafaru, nas Maldivas, fica no que costumava ser uma ativa praia de nidificação (incubação de ovos) para essas tartarugas, hoje amaçadas de extinção.

ANÚNCIO

"A maioria das espécies [de tartarugas marinhas] são atraídas para a mesma área onde elas mesmas nasceram e onde elas se aninharam no passado", disse David Godfrey, diretor-executivo da Sea Turtle Conservancy, organização não-governamental de defesa e conservação de tartarugas.

"É provável que essa tartaruga tenha nascido naquele trecho da praia, e até que, no passado, tenha acasalado e botado ovos neste mesmo lugar. Elas nunca botam ovos em lugares que não conheçam."

ANÚNCIO

A única fotografia tirada da tartaruga na pista com seus ovos - compartilhada no Twitter - tem atraído bastante atenção nas redes sociais. A imagem expõe algo que é muito mais comum do que imaginamos, e que raramente é denunciado na imprensa.

Linhas costeiras ao redor do mundo estão sendo rapidamente urbanizadas, a ponto de se tornarem inabitáveis ​​por espécies que dependem delas.

Ao mesmo tempo, com o aquecimento dos oceanos, o nível das águas têm subindo e as costas estão ficando cada vez mais finas, o que significa que os locais de nidificação das tartarugas marinhas estão sendo espremidos em áreas menores.

ANÚNCIO

É exatamente por isso que as tartarugas marinhas precisam de pessoas que falem por elas. "As tartarugas marinhas precisam de vozes", disse David. "Vozes importantes na política e nas organizações - elas precisam de nós".

A tartaruga encontrada na pista de pouso estava em perfeita saúde e foi levada de volta para a água.

Mas ela estará de volta em breve, afirma David. "Ela e suas amigas".


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Tradução e adaptação por Portal do Animal, da matéria originalmente criada por The Dodo.