Tartaruga gigante considerada extinta é encontrada na ilha de Galapagos um século depois

Pela primeira vez em mais de um século, uma tartaruga gigante considerada extinta foi descoberta viva na ilha de Galápagos - oferecendo uma nova esperança à espécie.

Wacho Tapia, diretor da Giant Tortoise Restoration Initiative, chama a descoberta de "talvez a descoberta mais importante do século".


Embora não tenham sido oficialmente declaradas extintas, estas tartarugas gigantes (Chelonoidis Phantasticus) da ilha de Fernandina, foram tidas como desaparecidas para sempre - e com razão. O último avistamento, de uma única tartaruga macho, foi em 1906.

Nas décadas desde então, houve sinais de sobrevivência contínua da espécie na ilha. A descoberta ocasional de excrementos de tartaruga e marcas de mordida fornecia alguma segurança, mas as próprias tartarugas permaneciam fora de vista.

ANÚNCIO

Isto é, até recentemente.

Nesta semana, Marcelo Mata , ministro do Meio Ambiente do Equador (que administra as Ilhas Galápagos), anunciou que os pesquisadores de uma expedição financiada pelo Planeta Animal, haviam localizado uma tartaruga gigante fêmea em Fernandina.

ANÚNCIO

"Ela é velha, mas está viva!" Tapia escreveu online, adicionando:

“A conservação das tartarugas gigantes de Galápagos tem sido o meu mundo há 29 anos e tenho participado de muitos eventos emocionantes, incluindo a descoberta de uma nova espécie de tartaruga. Mas desta vez, a emoção que sinto é indescritível ".

Após escapar da descoberta por mais de um século, a tartaruga descoberta na Ilha Fernandina estava compreensivelmente tímida. Agora é esperar que ela não esteja sozinha.

ANÚNCIO

A fêmea solitária foi, desde então, transferida com segurança de Fernandina para uma instalação de criação de tartarugas em uma ilha vizinha. Enquanto isso, a busca continua por outros de sua espécie - particularmente um parceiro, para que se possa pensar em um ressurgimento de sua espécie.

No passado recente, o programa de criação de Galápagos ajudou a evitar a extinção de outras tartarugas raras na pequena cadeia de ilhas. E, com um pouco de sorte, um dia essa espécie também conseguirá voltar do abismo - lentamente, como é sua natureza, mas de forma constante também.


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado

Tradução e adaptação por Portal do Animal, da matéria originalmente criada por Stephen Messenger, no portal The Dodo