Saiba como fazer brinquedos para seu gato em casa

Os gatos fazem parte do grupo de animais mais ativos que existe, por isso qualquer coisa prende sua atenção e o faz se movimentar. Não muito diferente dos cachorros, o felino adora passar o tempo com brinquedos e se divertindo. Para quem não sabe, as atividades interativas ajudam os gatos a estimularem sua atividade mental e física.

Por ser um animal mais solitário, o gato se satisfaz muito bem brincando sozinho. Então, é ótimo quando os donos conseguem deixar os brinquedos em casa para garantir a diversão de seus bichinhos. Nem sempre é necessário comprar um modelo, sendo totalmente possível fazer brinquedos para o seu gato de forma prática em casa.

Saiba como fazer brinquedos para seu gato em casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira o que vai encontrar no post:

  • Benefício dos brinquedos para os felinos;
  • Quais são as melhores opções para eles se divertirem;
  • Como fazer brinquedos em casa;
  • Super dica.

Importância dos brinquedos para os gatos

Os gatos já têm fama de serem animais mais independentes que os cachorros, podendo sair e voltar para casa quando quiser. Bem como serem capazes de ficar sozinhos por um maior período de tempo. Justamente pelo fato deles serem bichinhos livres, ficar em casa sem fazer nada pode acabar sendo um tédio e até mesmo estressante.

ANÚNCIO
Saiba como fazer brinquedos para seu gato em casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Alguns gatos podem até adoecer se ficarem muito tempo sem alguma atividade. Portanto, é importante os donos disponibilizarem coisas para o felino se entreter. Além disso, quando os gatos gastam energia brincando, eles estão evitando o sedentarismo. Ao gastar energia durante o dia, reduz a chance do animal ficar mais agitado durante a noite.

Naturalmente, os gatos possuem hábitos noturnos e tendem a ficar mais ativos. Logo, a solução para isso é fazê-los gastar toda essa energia durante o dia. Também existem os benefícios mentais. Com os brinquedos, o felino aprende a desenvolver personalidade e inteligência ao estimular sua mente.

Ajuda na independência 

Ainda, o gato é um animal acostumado a caçar para se manter vivo. Então, para o bicho é muito mais atrativo estar em um habitat onde ele exerça suas funções naturais. No entanto, em casa dificilmente o felino irá treinar suas habilidades, o que se torna mais um motivo para providenciar brinquedos para o pet.

ANÚNCIO

Isso explica a necessidade que o gato tem de perseguir objetos. Não significa, necessariamente, que o animal precisa caçar presas para comer. Na verdade, ele só precisa manter viva a sua natureza e manter sua saúde mental. Só para ter ideia, o felino também pode sofrer de ansiedade e depressão assim como os humanos.

Os brinquedos ajudam os bichinhos a resolver problemas e aprender coisas novas, trabalhando  visão, tato e audição. Fique de olho, pois quando esses animais estão entediados, adoram subir nos móveis da casa, entrar nas gavetas e se esconder. Se tem o interesse em manter o felino longe da mobília, lembre de deixar um divertimento para o seu bichinho.

Quais são os melhores brinquedos 

Embora existam várias opções de brinquedos em pet shop, os gatos têm preferências. Sabia disso? Pois é. Determinados modelos oferecem mais distração e diversão aos animais. Engana-se quem pensa que o mesmo brinquedo que dá para o cachorro vai entreter o gato. Pelo contrário, os gatos são bem peculiares e com vontades próprias.

ANÚNCIO
Saiba como fazer brinquedos para seu gato em casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em entrevista ao portal G1, a consultora e gestora de produtos para gatos, Cece Passos declarou que os felinos gostam de brinquedos ágeis e leves. Objetos com barulho também caem na graça desses animais, pois a curiosidade fica aguçada ao ouvir o ruído. Entretanto, eles enjoam facilmente, por isso o ideal é mesclar as coisas e encontrar novas opções.

Outra alternativa é o rato automatizado, tendo em vista que o embate entre gato e rato é real. O felino adora perseguir o roedor. Esse brinquedo pode ser encontrado em qualquer casa de pet shop. A dica é brincar junto com o animal para tornar a experiência dele ainda mais divertida. Se não encontrar o modelo automatizado, pode optar pelo bicho de pelúcia.

Bolas de lã e outros modelos

É verdade, os gatos gostam de bolas de lã. Essa brincadeira é muito divertida para os gatos porque o felino fica preso nos embaraços. Em algum momento, o animal pode se estressar ao perceber que não consegue tirar suas garras do bolo. É papel do dono notar se a brincadeira está perdendo a graça e ajuda o pet a se desprender do emaranhado.

Outras bolas também são bem-vindas no universo dos felinos, principalmente se elas tiverem penas. Enquanto o gato brinca com objetivo, as penas se movem em um movimento sutil. Com essa interação, os movimentos ajudam a estimular a audição e o próprio instinto caçador do animal.

Uma das opções mais recomendadas é o brinquedo com corda, que inclusive pode ser feito em casa. Vamos ensinar como fazê-lo nos próximos tópicos. Esse modelo é muito indicado, pois ao mesmo tempo que o pet brinca, ele interage com o dono. A última opção de melhores brinquedos é o circuito em túneis, por exemplo. É um exercício passivo, diferente dos demais.

Dicas para fazer brinquedos incríveis em casa 

Vamos para a parte prática do nosso post: a hora de aprender a fazer os brinquedos do seu gato em casa. Além dos brinquedos citados que podem ser encontrados nas lojas para animais, existem outros modelos que agradam os pets e que podem ser feitos pelos próprios donos. Confira a primeira opção, o arranhador:

O gato geralmente ama arranhar coisas, por isso existe o arranhador que ajuda inclusive a afiar as unhas do felino. Além do arranhador clássico encontrado nos comércios, você pode criar o brinquedo com papelão, tecidos ou sisal. O formato vertical mostrado no vídeo acima é o mais comum, sendo o mais recomendado pelos veterinários.

Isso porque obriga o gato a arranhar de pé, exercitar os membros e se alongar. Se o objeto for mais alto, é mais divertido para o animal escalar. Todavia, fique de olho na altura do arranhador. As medidas devem ser proporcionais ao tamanho do seu pet. Caso ele seja de grande porte, certifique-se de desenvolver um arranhador reforçado e firme.

Torres

Se conhece bem o seu bichinho, sabe que ele gosta de altura e que adora subir em objetos e móveis. Por isso, é interessante criar um cantinho só para ele. Não precisa ser um palácio, só se quiser, pode ser um ambiente simples. A dica é montar torres para ele subir e brincar quando quiser.

Alguns donos optam por montar as torres com arranhadores e com texturas macias para melhorar a experiência do pet. O ideal é montar o espaço na área externa da casa, área de serviço ou varandas. Afinal, os gatinhos amam um ar livre não é verdade? Na internet, é possível encontrar kit de nichos ou playground com preços a partir de R$ 180.

Mas como a ideia é fazer em casa, veja pedaços de madeira ou nichos de armários velhos e monte você mesmo um em cima do outro. A ideia é deixar andares para o gato percorrer até o topo da torre. Para tornar o processo mais simples, faça um desenho para ter uma ideia do que fazer. As medidas como altura, largura e profundidade precisam estar bem definidas.

Varinha para gatos

Lembra que falamos que colocar brinquedos na corda era uma das melhores opções de brinquedo para o gato. Então, chegou a hora de saber como fazer. A ideia é criar uma varinha e pendurar objetos que chamem a atenção do pet, de preferência com decoração. Esse acessório é recomendado para o dono conduzir, enquanto o bichinho tenta pegar. Confira:

Como pode ver no vídeo, para fazer a varinha, você vai precisar de dois novelos de lã. Caso queira deixar mais mais bonito, opte por comprar novelos de cores diferentes. Além disso, separe uma fita de couro colorida, da cor que quiser, duas fitas de presente com cores distintas, linha, agulha, uma bolinha de madeira e uma vareta de plástico ou de madeira.

A varinha não precisa necessariamente ser toda trabalhada como no tutorial. Mas lembre-se que os gatos são visuais e gostam de coisas que chamam a atenção. É provável que a decoração do brinquedo influencie na empolgação do felino. Ainda, certifique-se que todos os materiais estão bem amarrados para que o pet não ingeria durante a brincadeira.

Bola de meias velhas e torre de papelão

Esse brinquedo é ainda mais fácil e pode ser feito dentro de poucos minutos. É só pegar meias que não usa mais, enchê-la com isopor ou qualquer outro material que dê a aparência da foto abaixo, colocar algumas penas coloridas deixando mais da metade para fora do bolinho e amarrá-la com barbante.

O intuito é que o dono jogue pela casa para o gato buscar ou para o pet brincar quando estiver sozinho também. Outra opção é montar uma torre com caixas de papelão. Citamos a torre de nichos anteriormente, mas ela pode ser mais difícil de construir em casa. Então, por que não montar com caixa papelão que é bem mais fácil de encontrar?

Se tiver apenas 1 gato, separe pelo menos 5 caixas e empilhe-as de forma dinâmica. Não esqueça de deixar aberturas nas laterais para que o pet possa transitar dentro da torre e brincar como quiser. Para dar aquela incrementada, pode colocar a cama do bichinho na parte de cima.

Brinquedo com tecidos 

Fazer brinquedo com tecidos também é uma alternativa interessante. Afinal, quem não tem pedaços de tecidos velhos ou retalhos em casa? Basta pegar esses materiais e dar um nó. Pronto, já virou um brinquedo simples para o seu pet se divertir. Se quiser deixar mais interessante, coloque o brinquedo em um barbante ou corda e puxe atraindo o gato.

Você também pode fazer um pompom de tecido. É só enrolar o material na mão várias vezes e dá um nó. Depois que tirá-lo das mãos, basta cortar e pronto. Já vai ter um pompom de tecidos. Se puder, selecione materiais coloridos para chamar ainda mais a atenção do bichinho. Com essas dicas, ficou fácil se divertir com o seu  pet.