Presos recebem oportunidade de reduzir suas penas cuidando de cães abandonados

A Penitenciária da Canhanduba, em Itajaí (SC), começou uma inovadora iniciativa que visa ressocializar os detentos que cumprem penas por crimes de baixa periculosidade.

O programa multidisciplinar foi batizado como "ReabilitaCÃO" e visa estimular os presos a cuidarem de cães abandonados em troca da redução de suas penas.

Inicialmente, dez detentos participarão do projeto. Eles cuidarão dos cães enquanto fazem um curso profissionalizante de banho e tosa. Segundo a penitenciária, "todos os cães resgatados serão disponibilizados posteriormente para adoção".

Aqui, todo mundo sai ganhando: os presos, que serão ressocializados na comunidade com mais eficácia, e os cães, que antes estavam abandonados, sujeitos a situações degradantes.

ANÚNCIO

“A ideia surgiu pela busca de novos métodos de ressocialização dos apenados em Santa Catarina, como um diferencial do sistema prisional, além de outros métodos que já são implantados”, explica Bruna.

Foram doze meses de preparação até a iniciativa se tornar realidade. Os detentos presos construíram o espaço para os cãezinhos, que conta com canil, gramado, brinquedos e uma piscininha para os animais se refrescarem no calor.

ANÚNCIO

Segundo a juíza Cláudia Ribas Marinho, titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Itajaí, “os resultados dessa iniciativa já podem ser percebidos no comportamento dos presos”.

“Nós já vimos mudança de comportamento. Os profissionais que trabalham no setor psicossocial fizeram uma avaliação, antes e depois, do comportamento dos presos. Há mudança de temperamento e mais confiança no futuro”, explicou.