Pombinha bebê resgatada aprende a se alimentar assistindo outros pombos em vídeo online

No início deste mês, enquanto faziam uma caminhada pelo bairro, os norte-americanos Scot Kelly e Ben Page encontraram uma filhote de pomba na beira da rua, à primeira vista fraca demais para tentar alçar voo.

Sua mãe não estava por perto e ela precisava urgentemente de ajuda, dado o perigo daquele lugar, com veículos passando na rua o tempo todo. Com sorte, a pombinha encontrou as pessoas certas para resgatá-la.

“Olhamos em volta para ver se encontraríamos um ninho ou outras pombas por perto, mas não tivemos sorte”, disse Ben ao portla The Dodo. "Então, nós a levamos para casa."

ANÚNCIO

A dupla de amigos conta que, tempos atrás, já haviam resgatado e reabilitado uma pomba antes, isto é, já tinham experiência com o assunto, tanto que dispunham de um aviário para pássaros em casa. Entretanto, essa nova e pequena 'paciente' logo se mostrou mais desafiadora do que o pássaro anterior.

Quando tentaram alimentá-la, Scot e Ben tiveram uma surpresa: a pomba parecia não saber como comer.

“Ela não estava entendendo nada”, disse Ben. “Scot teve que alimentá-la através de uma seringa, por via oral. Ela odiou comer assim, mas era algo necessário".

ANÚNCIO

Na hora do lance seguinte, Scot teve uma ótima ideia: suspeitando que a filhote, a essa altura batizada de Sra. Patootie, nunca havia visto um pombo comer, ele mostraria como fazer isso com o bom e velho uso da tecnologia.

Scot organizou um jantar virtual - carregando um vídeo online de algumas pombinha se alimentando na hora da refeição.

ANÚNCIO

“Ele colocou o telefone junto com algumas sementes na frente da Sra. Patootie, e em um minuto ela começou a bicar as sementes”, disse Ben.

Confira o vídeo da Sra. Patootie em ação:

Agora, graças aos seus amigos virtuais, a pombinha está comendo normalmente - recuperando sua força tão necessária.

“Ficamos emocionados! Aliviados! Estávamos preocupados com ela”, disse Ben. “A alimentação forçada não é legal. É incrível vê-la aprender sozinha”.

Com a dieta em ordem, as coisas agora estão melhorando para a Sra. Patootie. A cada dia ela amadurece um pouco mais e em breve estará apta para voar e ser independente, como uma pomba adulta.

Eventualmente, seus amigos virtuais se tornarão reais. "Ela parece muito otimista. Na verdade, acho que será mais fácil libertá-la de volta à natureza", disse Scot ao portal The Dodo. "É muito bom ajudá-la."