Orangotango tenta combater contra escavadeira e impedir que ela destrua sua casa

Assim que uma escavadeira desce sobre uma pilha de árvores cortadas, um orangotango salta para o cimo de um tronco enorme e tenta desesperadamente parar a máquina com as próprias patas.

O animal tenta se agarrar ao metal frio, mas escorrega sobre a pilha de árvores, que antes eram a sua casa. A chuva cai intensamente e a tremer, ele tenta subir novamente para continuar a sua luta.

Toda a floresta à sua volta estava completamente destruída.

ANÚNCIO

Esta foi a cena comovente gravada recentemente em West Kalimantan, na Indonésia, quando uma equipe de construção demoliu uma seção da Floresta de Sungai Putri, um conhecido habitat dos Orangotangos de Bornéu, uma espécie em perigo critico de extinção.

Por sorte, o International Animal Rescue (IAR) estava próximo e foi capaz de salvar o orangotango e recoloca-lo em uma remota e protegida área de floresta. Mas a sua desesperada forma de agir mostra bem até que ponto esses animais foram empurrados e ostracizados pelas mãos dos humanos.

VIDEO:

ANÚNCIO

“Infelizmente, cenas como essa estão se tornando mais e mais frequentes na Indonésia.”, escreveu o IAR sobre o vídeo. “O desflorestamento fez com que a população de orangotangos entrasse em colapso; os seus habitats são destruídos e os orangotangos deixados a morrer de fome.”

A Floresta de Sungai Putri é um dos poucos habitats que restam aos orangotangos de Bornéu - mas, de qualquer das formas, está sob ameaça iminente da expansão de plantações de óleo de palma e outros projetos em desenvolvimento.

ANÚNCIO

Uma recente investigação feita pela Greenpeace da Indonesia, revelou pelo menos seis operações de desflorestamento ilegais dentro e perto desta zona específica da floresta. Essas operações agem durante a noite, mesmo em áreas onde as mamães orangotango construíram os ninhos para criar os seus filhotes.

Desde a década de 70, os orangotangos de Bornéu perderam mais da metade de seus habitats naturais, por causa das operações de desflorestamento como esta. Como se não bastasse ver as suas casa serem destruídas, se os orangotangos forem vistos a tentar regressar para as suas terras, assim que as plantações de óleo de palma estiverem activas, correm o risco de serem baleados.

“Estamos perante um ponto crítico para o orangotango de Bornéu, porque a floresta de Sungai Putri é o lar de uma das maiores populações do mundo da espécie”, disse Karmele Llano Sanchez, diretor do programa da IAR . “Sem este tipo de habitat, com estas condições específicas, eles não podem sobreviver.”

O IAR trabalha ativamente no terreno na Indonésia, de forma a tentar conservar as terras onde vivem os orangotangos e salvaguardar as suas casas. Mas como as florestas estão sendo alvo destas operações de forma constante, precisam de toda a ajuda possível para proteger esses macacos preciosos.

Para salvar os Orangotangos de Bornéu, poderá fazer um donativo para a International Animal Rescue ou então espalhando a palavra sobre como as plantações de óleo de palma destroiem as suas casas.


Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado