Mais de 2000 aves morrem misteriosamente no maior evento de mortalidade de abutres de sempre

Na Guiné-Bissau, uma fato estranho chamou atenção da comunidades na África - 2000 abutres foram encontrados mortos no que foi descrito como um 'golpe devastador' para a conservação das espécies ameaçadas.

A desconfiança é de que os abutres tenham sido envenenados usando iscas de veneno localizadas em várias aldeias locais, para que as carcaças dos pássaros possam ser usadas como parte de um ritual.

As mortes estão sendo investigadas pela Fundação para a Conservação do Abutre (VCF), pelo Grupo Especialista em Abutres da IUCN (VSG) e pela Birdlife Internacional (BLI), que foram alertadas pela primeira vez sobre a morte de 200 abutres em Fevereiro deste ano.

ANÚNCIO

Numa tentativa de confirmar a causa da morte, alguns dos corpos foram enviados para Lisboa e estão em análise toxicológica na Universidade de Lisboa.

ANÚNCIO

Infelizmente, os envenenamentos em massa na África tem levado à beira da extinção algumas das espécies africanas que chegaram a cair 80% nos últimos 30 anos, com quatro espécies consideradas ameaçadas de extinção e outras três como ameaçadas.


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!