Koka, a gorila mais famosa do mundo, partiu pacificamente durante o sono aos 46 anos de idade

Koko, a gorila que mostrou ao mundo que os animais sentem emoção tanto quanto os humanos, morreu durante o sono na passada terça-feira. Tinha 46 anos de idade.

Uma gorila da planície ocidental, espécie criticamente ameaçada, nasceu no Zoológico de São Francisco, mas mudou-se para as montanhas de Santa Cruz para trabalhar com a pesquisadora Francine Patterson, quando tinha apenas 1 ano de idade. Patterson ensinou Koko ensinou Linguagem Gestual Americana (ASL) e ajudou a fundar a The Gorilla Foundation, a organização que cuidou de Koko durante a maior parte da sua vida.

Koko aprendeu mais de 1.000 sinais e conseguia perceber mais de 2.000 palavras em inglês, exibindo autoconsciência ao reconhecer seu próprio reflexo no espelho - e esse tipo de conquistas e feitos, levaram a gorila à fama. Ela fez capas de revistas e foi destaque em vários documentários. Conheceu celebridades como Leonardo DiCaprio e o falecido Robin Williams.

ANÚNCIO

Em 1974, Koko chegou a ter seu próprio gatinho, All Ball, depois de pedir aos seus cuidadores, em linguagem gestual, um gatinho como prenda de Natal. Koko era super gentil com All Ball, carregando-a como um bebê e até mesmo tentando amamentá-la. All Ball, infelizmente, faleceu, e quando os zeladores contaram a Koko sobre a morte, ela começou a choramingar e a fazer um barulho alto - um sinal claro de que ela estava de luto.

Agora, o mundo está de luto pela perda de Koko, que ajudou muitas pessoas a entender que os animais se comunicam e experimentam/sentem emoções de maneira semelhante aos humanos.

ANÚNCIO

"A capacidade de linguagem e empatia de Koko abriu a mente e o coração de milhões de pessoas", disse a Fundação Gorilla em comunicado à imprensa após a sua morte. "Seu impacto foi profundo e o que ela nos ensinou sobre a capacidade emocional dos gorilas e suas habilidades cognitivas continuará a moldar o mundo".

Enquanto ela quebrava barreiras, enfrentava ainda muitos dos problemas dos primatas em cativeiro - ela estava supostamente obesa, e ex-cuidadores e pesquisadores afirmam que a sua dieta era composta, em parte, por alimentos de humanos pouco saudáveis, juntamente com outros problemas que afetavam o seu bem-estar. Ex-funcionários também relataram que ela às vezes parecia deprimida.

ANÚNCIO

Mas, apesar desses desafios, a natureza gentil de Koko e seu legado de derrubar barreiras, entre pessoas e animais, causaram impacto no mundo - e por tudo isso e ainda mais, sentiremos sua falta.

Descanse em paz, Koko.


Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado