Jovem se despede de sua cadelinha idosa que faleceu após 20 anos do lado dela

A estudante de Medicina Veterinária Jéssica Allencar, de Muzambinho (MG), compartilhou um relato tocante onde aborda a perda de sua amada cadela de estimação, Jyulli, que literalmente cresceu ao lado dela ao longo dos 20 anos em que estiveram juntas.

"[No dia 17 de outubro] Jyulli se foi. E eu renasci", escreveu Jéssica em um post compartilhado no Facebook.

Como uma verdadeira guerreira, a cachorrinha lutou bravamente - e venceu - um câncer de mama e uma pancreatite, mas aos 20 anos, com a saúde bastante debilitada, ela sucumbiu à idade.

"[Naquela] semana te peguei no colo e senti que você tinha cumprido sua missão na minha vida: conseguiu me fazer persistir a ser Médica Veterinária! Quase desisti do curso diversas vezes por depressão, ansiedade, os dois misturados", desabafou Jéssica.

ANÚNCIO

"Te vi quase morrer com câncer de mama, com pancreatite, e também te vi sobreviver à isso tudo, em meio ao desespero de estudar seu caso e ter o discernimento se você estava sendo tratada corretamente ou não", continuou.

À medida que envelhecia, Jyulli ficou cega com úlcera de córnea. Para dar apoio à cadela, Jéssica tocava violão pra ela e colocava os Beatles para a pequena escutar durante o dia e sons da natureza para ela dormir à noite. "Ela odiava gaita ou o toque da flauta", relembra a dona.

Em seus últimos dias, a cachorrinha também ficou paraplégica. Jéssica conta que chorava muito porque não podia mais ver sua filha correndo, passeando ou pegando sua cenourinha de pelúcia.

ANÚNCIO

"Lembro também te ver no meio da madrugada, do nada, ficar totalmente em pé e balançar o rabo pra mim, depois de algumas sessões de acupuntura, como se tivesse dizendo 'olha mãe, voltei a andar'! Costumava dizer que quando você morresse, um pedaço da minha alma iria morrer junto, porque não me lembro da minha vida sem você", escreveu a mamãe amorosa.

Jyulli e Jéssica cresceram juntas, desde que a estudante era criança e a cachorra, uma filhote. "Você era minha melhor amiga na infância: brincávamos de pique-esconde, você amava correr na horta atrás das pombinhas, lembra? Mas na verdade hoje sinto que foi ao contrário: minha alma não morreu. A partir de você, eu renasci como pessoa, como profissional, como ser humano!", disse Jéssica.

ANÚNCIO

"Ontem [17 de outubro] o linfoma tomou conta do seu corpinho aqui na terra, mas nossas almas sempre estarão ligadas, sinto que na barriga da sua mamãe, você já estava destinada a ser minha! Eu sempre te dizia isso, explicando que você não nasceu da minha barriga e sim de outra mamãe! Desde o dia que te peguei no colo pela primeira vez, nossa história já estava traçada!", continuou.

Para a estudante, Jyulli foi um instrumento divino na vida dela e seu maior ato de desapego em nome do amor, porque ela só partiu quando o coração da jovem assim permitiu que fosse.

Sobre os restos da cachorrinha foi plantado um ipê branco, que florescerá gloriosamente com o passar dos anos. "[Plantei] porque somos feitos da mesma matéria da terra, das árvores, das estrelas! [...]", explicou Jéssica.

"Hoje meu amor, a casa está vazia e meu coração deslocado... fico andando de um lado pro outro na casa procurando você como eu procurava quando brincávamos de pique-esconde, e meu coração dói por não ver sua presença física, por não te achar... mas minha existência até o fim dos tempos está cheia, cheia de gratidão, de fé, de vontade de salvar vidas", afirmou a dona de Jyulli.

Inspirada pela cadela, Jéssica espera concluir o curso de Medicina Veterinária para ajudar outros animais de estimação, que, como Jyulli, precisam de apoio e amor enquanto passam por momentos atribulados.