Homem pula sem hesitar em rio de águas congelantes para salvar ursinho que se afogava

Quando Elijah Barkley saiu para uma viagem de pesca no início deste mês com alguns amigos e familiares na Virgínia Ocidental, EUA, ele jamais imaginou que acabaria salvando uma vida.

Mas isso foi exatamente o que ele fez.

Enquanto viajava para o acampamento da família às margens do rio, Barkley foi abordado por um guarda florestal, que pediu à ele que procurasse por um urso jovem e solitário perdido na área.

ANÚNCIO

O filhote era órfão, aparentemente tendo se perdido da mãe - e baseado em avistamentos recentes, estava se saindo muito mal vivendo por conta própria, tendo dificuldades para arranjar alimento e abrigo.

Menos de uma hora após se encontrar com o guarda florestal, Barkley avistou o urso.

ANÚNCIO

"Ele parecia estar completamente desgastado, cansado mesmo, pois quando chegamos perto, ele mal se mexia," disse o rapaz. "Ele meio que só ficou lá, parado."

O guarda florestal ainda estava por perto, de modo que Barkley fez um sinal para que ele viesse à beira do rio, onde o filhote parecia estar à beira de um colapso.

ANÚNCIO

Joel Rosenthal, guarda e especialista em ursos, gerencia um centro de reabilitação de animais selvagens chamado Point of View Farm. Ele estava tentando rastrear o filhote solitário a fim de levá-lo para suas instalações e cuidar dele.

Felizmente, Barkley encontrou o filhote no momento certo.

Antes que Rosenthal conseguisse sedá-lo, as patas do filhote cederam de fraqueza, e ele caiu no rio, mergulhando de cabeça na água, prestes a se afogar.

Barkley então entrou em ação, mergulhando no rio e resgatando o filhote, praticamente inconsciente. "Eu vi ele cair debaixo d'água, e foi aí que tomei a decisão instintiva de salvá-lo", disse. "Minha mente estava pensando apenas em chegar àquele urso o mais rápido que pudesse - não pensei nos riscos."

Ele atravessou as pedras escorregadias à beira do rio e pulou na água gelada - nadando em direção ao filhote antes que fosse tarde demais. "Eu o peguei rapidamente pela nuca e o arrastei para a praia."

Após alguns minutos, o urso recobrou a consciência.

"Eu imediatamente o levei para [Rosenthal] para que ele pudesse checar sua saúde", disse Barkley.

O urso, agora salvo, foi tranquilizado, envolto em toalhas e encaminhado para o abrigo.

"Eu nunca na minha vida pensei que algo assim pudesse ocorrer [comigo]."

O filhote tem recebido cuidados paliativos no abrigo de animal da Virgínia Ocidental.

Recuperando sua força sob os cuidados vigilantes de Rosenthal no centro de reabilitação - o filhote voltará à vida selvagem em plena saúde nos próximos meses.

"Ele é muito pequeno e está desnutrido, mas acreditamos que ele vai se sair bem", disse Rosenthal ao portal The Dodo.

"Esperamos libertá-lo ainda neste verão."