Fotografo registra abelhas dormindo abraçadas no centro de uma flor

Nós precisamos de abelhas. Elas são as polinizadoras mais importantes do planeta das culturas alimentares. De fato, estima-se que um terço da comida que consumimos diariamente depende da polinização, principalmente das abelhas. Mas, por mais que estejamos acostumados a vê-las zumbindo durante o seu trabalho, elas também precisam de seu sono de beleza.

Recentemente, o fotógrafo da vida selvagem, Joe Neely, capturou duas abelhas se aconchegando em uma flor, e a foto mostra um belo lado delas que raramente vemos.

“A história por trás dessas fotos [começa quando] eu e minha noiva Niccole saímos para encontrar flores de papoula”, disse Neely. “No caminho de volta, vimos este pedaço de flores rosa perto da rodovia, então paramos para tirar algumas fotos.”

ANÚNCIO

"Niccole estava fotografando, pois viu que a planta laranja 'Globe Mallow', estava escondida no meio de todas essas flores cor de rosa e ouviu as abelhas zumbindo", disse o homem de 38 anos de Phoenix, Arizona. “Então é aí que ela se apercebe que algumas das flores tinham abelhas nelas, mas que não estavam se movendo.”

ANÚNCIO

“Eu chegar perto e enquanto fico olhando por um tempo, mais abelhas apareceram. De repente, todas as flores vazias foram ocupadas e esta abelha foi deixada de fora. Ela rastejou até esta flor aberta e entrou com a outra. Eu estava observando enquanto ele tropeçava quase como um bêbado e depois se acomodava."

“Bem, eu nunca soube que as abelhas dormiam em flores, mas como se vê, estas abelhas ( Diadasia diminuta ) aparentemente dormem nessas flores alaranjadas chamadas de Sphaeralcea.” A  diminuta Diadasia  recolhe o pólen da sua flor favorita, a malva globo ( Sphaeralcea ). De acordo com o Serviço Florestal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, seus ninhos são comumente encontrados em solos parcialmente compactados ao longo das margens de estradas de terra no oeste dos Estados Unidos.

ANÚNCIO

As abelhas de malva de globo desempenham um papel importante na reprodução da flor. “As abelhas ficam cobertas de pólen a visitarem as flores [e] a maior parte desse pólen é depositada na cesta de pólen nas suas patas traseiras e levada de volta ao ninho”, a organização escreve em seu site.. “No entanto, algum do pólen permanece no corpo e é depositados no estigma de cada uma das próximas flores visitadas. Assim, a Diadasia  contribui para a reprodução da flor.

Quando se trata de abelhas dormindo, há alguns detalhes interessantes. “Elas não têm pálpebras, então é impossível apenas olhar para as abelhas e as ver com os olhos fechados,” disse Brandon Hopkins, pesquisador na Universidade Estadual de Washington.

“Observando cuidadosamente as abelhas, os cientistas descobriram que param de mover a antena e, em alguns casos, caem para o lado”. As nuances de exatamente como e onde uma abelha dorme dependem de onde ela mora. Afinal, existem mais de 20.000 espécies conhecidas de abelhas que vivem em nosso planeta. As abelhas, por exemplo, trabalham dia e noite e dormem no interior da colmeia. Seus padrões de sono mudam à medida que crescem. As abelhas mais jovens dormem menos, mas as abelhas mais velhas precisam de dormir entre 30 minutos e uma hora e meia a cada noite, tirando pequenos cochilos de 15 a 30 segundos de cada vez.

Mas essas duas abelhas se aconchegaram juntas na flor e fizeram a composição perfeita e para que Joe pudesse ganhar o dia fotografando o belo momento.

O fotógrafo disse que ele fotografa as abelhas da mesma maneira que o faz com qualquer outro tipo de fotografia da vida selvagem, desde cascavéis a bisontes.

“Eu mantenho uma distância respeitável e não faço nada que mude o comportamento deles." afinal, esse é o proposito.