Fazendeiros confortam pequeno leopardo encontrado chorando em uma plantação

Uma pequena família da selva poderia ter sido permanentemente dilacerada se um grupo de fazendeiros locais não tivessem os ajudado - bem a tempo.

Os fazendeiros, que são produtores de cana-de-açúcar estavam terminando um longo dia de trabalho colhendo cana nos campos de Maharashtra, na Índia, quando avistaram uma pequena bolota de pelos no chão.

A bolinha manchada de pelos se revelou um lindo filhote de leopardo com apenas dois meses de idade

ANÚNCIO

Preocupados com a segurança do bebê, os fazendeiros contataram um a polícia ambiental e uma equipe de resgate da Wildlife SOS (ONG pró-animais).

Não é incomum que esses grandes felinos e as pessoas entrem em contato nessa região, já que fazendas e cidades se sobrepõem ao habitat dos leopardos.

ANÚNCIO

"Expandir as terras agrícolas e esgotar as florestas levaram a um aumento múltiplo do conflito homem-leopardo na área", pronunciou-se um portal-voz da Wildlife SOS, uma organização que ajuda em muitos resgates de vida selvagem nativa na região.

Esta é a época do ano com a taxa de natalidade mais elevada entre os leopardos; além disso, por procurarem locais com vegetação espessa e silenciosa, eles acabam se abrigando na plantação de cana, sem perceberem que esta também é uma época de colheita.

ANÚNCIO

“O número de avistamentos de leopardos e conflitos aumenta durante a época de pré-colheita e colheita, porque a vegetação densa e alta é um abrigo conveniente para os leopardos se reproduzirem e nutrirem seus filhotes”, diz Kartick Satyanarayan, co-fundador e CEO da Wildlife SOS.

Sabendo que a cada minuto afastada do filhote só deixaria a mãe leopardo mais estressada e agitada, a equipe de resgate trabalhou rapidamente para garantir a saúde do filhote e a reunião com sua mãe.

Uma vez que descobriram um bom local para colocar o filhote, a equipe montou uma câmera escondida para que eles pudessem ver se a mãe voltou para a área em busca de seu filhote.

Sob a luz do luar, a câmera filmou o momento em que um leopardo adulto foi visto circundando a área.

"Por volta das nove e meia da noite, uma leopardo finalmente emergiu da floresta vizinha".

A filmagem mostra o leopardo repentinamente parando e avistando algo contido na caixa de plástico.

Em um movimento típico de todos os tipos de gatos, ela faz o que acha mais conveniente: derruba a caixa, revelando seu filhote (vídeo abaixo)

Ambos os leopardos pareciam um pouco surpresos em encontrar um ao outro. A leoparda então segura seu filhote entre os dentes e leva-o de volta para a floresta com um pouco de alegria em seus passos.

"Podemos imaginar o alívio dela ao encontrar seu filho, são e salvo!" disse Kartick. "Resgates como esse ocupam um lugar muito especial em nossos corações, pois é imensamente gratificante para nós saber que este filhote continuará sendo criado em estado selvagem por sua mãe e, portanto, terá uma boa chance de uma vida livre na natureza."


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Tradução e adaptação por Portal do Animal, da matéria originalmente criada por The Dodo.