Orangotango e família de lontras fazem amizade improvável em zoológico na Bélgica

Uma improvável, mas adorável história de amizade entre duas famílias de animais de diferentes espécies no zoológico Pairi Daiza na Bélgica chamou a atenção da internet, trata-se de orangotangos e lontras.

O vínculo mágico entre as famílias dessas duas espécies se formou quando a equipe do zoológico Pairi Daiza, em Brugelette, estava realizando o tratamento dos animais e no momento em que conduzia as lontras pelo rio e atravessava o recinto dos orangotangos, nesse momento, tiveram o primeiro contato, desde então, estabeleceram uma saudável amizade.

Este é o pai Ujian, que tem 24 anos.

ANÚNCIO

Ele formou um vínculo especialmente forte com as lontras.

ANÚNCIO

O pai Ujian, 24 anos, a mãe Sari, 15 anos e o filho Berani, acabou de completar 4 anos, formam a família de orangotangos no zoológico. Em uma das fotos, Berani está brincando de esconde-esconde com seus amigos asiáticos de lontras com garras pequenas.

De acordo com Mathieu Goedefroy, porta-voz do zoológico Pairi Daiza, os animais gostam de brincar de perseguição e esconde-esconde. “As lontras se escondem sob grandes troncos de árvores ou construções de madeira, e Berani, o bebê orangotango, vem procurá-las. De vez em quando eles aparecem para provocá-lo. É realmente incrível vê-los”.

Segundo Mathieu, o zoológico tem grande preocupação com todos os animais: “Isso significa que não apenas o tamanho e quantidade, mas também a qualidade de vida dos animais é muito importante e uma das maneiras de fazer isso é através de brincadeiras como esconder comida, fazer quebra-cabeças, organizar jogos mentais, colocar alguns balanços ou novos troncos lá, e também promover o encontro de espécies de animais que possam interagir entre si no mesmo recinto ou permitir que se vejam entre si."

ANÚNCIO

“Nossos gorilas vivem juntos com macacos colobos, nossos pinguins vivem com focas, nossos cangurus compartilham um recinto com pelicanos, temos esquilos vivendo com morcegos, hipopótamos-pigmeus com pelicanos, girafas com avestruzes, elefantes asiáticos com gazelas asiáticas, zebras com búfalos… e assim por diante ”, ele disse.

De acordo com Mathieu o zoológico está atualmente fechado ao público até que seja permitido a sua reabertura, devido ao bloqueio do coronavírus, e completa: "Isso não nos impede de dar a nossos animais os melhores cuidados todos os dias."

Este é Berani, tem apenas 4 anos e adora brincar com os amigos, é adorável demais!

Berani é um pequeno orangotango curioso e adora esconde-esconde.

"Dois fatores são muito importantes para o bem-estar de um animal em cativeiro: o tamanho do seu recinto e também a qualidade do seu recinto", disse Mathieu, "E isso significa que um animal, ainda mais o caso de orangotangos, com os quais os humanos compartilham 97% de seu DNA, deve ser entretido, ocupado, desafiado e mantido ocupado mental, emocional e fisicamente o tempo todo".

Desde 2017, quando os orangotangos se mudaram da Alemanha para o zoológico de Pairi Daiza, as lontras adoram interagir com seus "grandes amigos peludos", salientou Mathieu.

"Em particular, o bebê Berani e o pai Ujian desenvolveram um vínculo muito especial com os vizinhos", disse Mathieu. "Torna a vida mais divertida e interessante para as duas espécies animais, o que a torna uma experiência muito bem-sucedida."