Exausto e de olhos lacrimejantes. Urso polar aparece em cidade na Sibéria

Um viajante incomum, exausto, de olhos lacrimejantes e faminto. Assim estava um urso polar que se desviou centenas de quilómetros do seu habitat natural no Ártico. O animal caminhou até à grande cidade industrial russa de Norilsk, no norte da Sibéria.

Na segunda-feira, um urso polar entrou na cidade industrial pela primeira vez em 40 anos. Estamos falando de uma fêmea e, tal como descreve o The Siberian Times, estava visivelmente fraca e aparentemente doente.

Oleg Krashevsky, um especialista local em vida selvagem, que viu o urso de perto, disse que o animal também parece ter problemas de visão.

ANÚNCIO

O animal aabou se deitando no chão, onde ficou durante horas, nos subúrbios da cidade, se levantando apenas para farejar comida. As patas, cobertas de lama, denunciam o percurso longo que atravessou para ali chegar.

ANÚNCIO

"Ela ainda está se movendo em torno de uma fábrica, sob observação da polícia e dos serviços de emergência, que estão garantindo a sua segurança e a dos moradores", disse Alexander Korobkin, funcionário dos serviços ambientais.

Na passada quarta-feira era esperada uma equipe de especialistas que seria responsável por inspecionar o animal e decidir o seu destino.

Segundo Oleg Krashevsky, não é claro o que levou o animal para a cidade, embora não seja descartada a hipótese de este simplesmente se ter perdido.

ANÚNCIO

A Rússia viu um aumento no número de ursos polares procurando alimentos nas aldeias e cidades do país. Esse aumento coincide com o efeito continuado da mudança climática no habitat da espécie. À medida que o gelo de que os ursos polares dependem para caçar e descansar desaparece, mais animais acabam aparecendo em cidades e casas à procura de algo para comer.

Segundo a Reuters, o número de ursos polares que varrem aldeias remotas no norte da Rússia se tornou recentemente tão pronunciado e potencialmente perigoso que um estado de emergência foi declarado.

Moradores de Norilsk acreditam que o urso entrou na cidade depois de sair de seu habitat natural e atravessar a península de Taymyr - uma viagem de aproximadamente 1.300 quilômetros - em busca de comida, relata The Siberian Times .

Desde que chegou em Norilsk, o urso foi visto ao redor da cidade cruzando estradas e procurando algo para comer. Muitos moradores conseguiram chegar perto o suficiente para capturar vídeos e fotos.

De acordo com o The Siberian Times , a polícia local está de olho no animal e está cuidando para que ninguém chegue muito perto do grande urso. As autoridades dizem que estão aguardando uma decisão do governo nacional, sobre como lidar com o animal. O urso polar ou será sedado e retornará ao seu habitat na costa do Ártico, ou será transferido para um zoológico russo.

A escolha provavelmente se resumirá ao estado de saúde do urso e se os especialistas acreditam que o animal pode sobreviver por conta própria na natureza.