Estudos científicos comprovam que ter um gato em casa faz bem à saúde!

Ter um animal de estimação em casa exige alguns cuidados, mas o trabalho é pequeno comparado com os benefícios que eles nos trazem e só os donos de cães e gatos é que já puderam comprovar isso. Se ainda não tem um bichinho de estimação para chamar de seu, saiba que nunca é tarde para adotar um.

O site Metro reuniu 8 razões comprovadas cientificamente de que pessoas que tem gatos em casa, tem menos riscos de ter problemas de saúde.

Confira:
1- Gatos podem reduzir os riscos de doença cardíaca.
8 razões para ter gato em casa 1Assim como cães, os gatos também podem reduzir os níveis de stress dos seus donos. Um estudo publicado no "Journal of Vascular and Interventional Neurology" encontrou uma diminuição do risco de morte por doenças cardíacas, incluindo acidente vascular cerebral entre as pessoas que possuem gatos.

2- Gatos podem ajudar crianças com autismo.
8 razões para ter gato em casa 2Pesquisadores da Universidade de Missouri descobriram que a interacção social de crianças com autismo melhorou consideravelmente quando passaram a interagir e conviver com animais de estimação. No estudo, metade das famílias que participaram tinha gatos em casa e, conforme os pais relataram, os animais formaram fortes ligações com os filhos, melhorando a interacção com outras crianças e com os pais.
“Esses tipos de habilidades sociais geralmente são difíceis para as crianças com autismo”, disse Gretchen Carlisle, pesquisadora do Research Center for Human-Animal Interaction.

ANÚNCIO

3- O ronronar dos gatos ajuda a curar ossos, tendões e músculos.
8 razões para ter gato em casa 3O ronronar, ruído contínuo produzido pelos gatos, não mostra apenas que eles estão felizes. Uma pesquisa publicada no National Library of Medicine, diz que o som também tem sido associado à capacidade de cura terapêutica em ossos e músculos de humanos. Surpreendentemente, essa afirmação parece ter a ver com a frequência de vibrações dos ruídos emitidos por estes animais.
“Esta associação entre o ronronar dos gatos e a melhor cicatrização de ossos e músculos, podem fornecer ajuda para algumas pessoas com esses problemas”, disse Leslie A. Lyons professora assistente na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia.

4- Encontrar o grande amor.
8 razões para ter gato em casa 4Uma pesquisa conduzida pelo pesquisador Dr. June Nicolls verificou que as mulheres eram mais predispostas a serem atraídas por homens com animais de estimação. No estudo comprovou-se que 90% das mulheres solteiras pesquisadas ficariam mais atraídas por homens que tivessem gatos.

5- Menos problemas alérgicos...
8 razões para ter gato em casa 5Um estudo publicado pelo periódico Pediatrics revelou que o contacto com cães e gatos de estimação no primeiro ano de vida pode beneficiar o sistema imunológico dos bebés, particularmente contra as doenças respiratórias.

ANÚNCIO

6- E infecções respiratórias.
8 razões para ter gato em casa 6De acordo com um estudo publicado pela American Academy of Allergy, Asthma & Immunology, crianças em ambientes urbanos, com maior exposição a bactérias, desenvolveram uma melhor sensibilidade para alergias. Bebés expostos a gatos, baratas e ratos tiveram menos probabilidade de desenvolver alergias.

7- Gatos ajudam a melhorar a saúde mental.
8 razões para ter gato em casa 7Numa pesquisa realizada a 600 pessoas pela Cats Protection, onde metade tinha problemas de saúde mental, 87% dos que eram donos de gatos sentiram que seus animais de estimação têm um impacto positivo no seu bem-estar.

8- Vídeos de gatos deixam-te mais feliz.

Um estudo com mais de 7.000 pessoas feito pela Indiana University Bloomington, descobriu que assistir a vídeos de gatos aumenta a energia dos espectadores e causa emoções positivas, diminuindo sentimentos negativos. “Algumas pessoas podem pensar que ver vídeos de gatos online não é uma coisa a considerar seriamente para uma pesquisa académica, mas o facto é que é uma das coisas mais populares a fazer-se na Internet hoje em dia, com um impacto emocional importante para ajuda na conclusão de tarefas difíceis, disse a professora assistente Jessica Myrick.

ANÚNCIO

Se ainda não tem nenhum gato em casa, então achamos que estas são razões mais do que suficientes para ir a correr adoptar um!

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos! 🙂