Está proibido soltar fogos e rojões barulhentos na cidade de São Paulo

Na manhã da última quarta-feira, dia 23 de maio, cachorros que vivem na cidade de São Paulo e ativistas animais tiveram uma grande vitória que vai melhorar bastante o bem-estar desses pets, a proibição da soltura de fogos de artifício com barulho dentro de todo o município.

A novidade vai trazer benefícios também para outros animais e para pessoas que ficam assustados com barulhos fortes, principalmente bebês e idosos.

O projeto de lei, de autoria dos vereadores Reginaldo Tripoli (PV) e Mario Covas Neto (Podemos)proíbe a soltura de fogos de artifício e rojões barulhentos dentro de toda a cidade de São Paulo. Porém, a PL foi sancionada com um texto substitutivo que não barra a fabricação e nem a comercialização desse tipo de produto no município.

Para quem descumprir a lei está prevista uma multa no valor de R$ 2 mil e em caso de reincidência terá o seu valor quadruplicado nas infrações cometidas dentro de um período inferior a 30 dias.

De acordo com Reginaldo Tripoli (PV), o objetivo com essa PL é promover uma reflexão sobre os impactos da poluição sonora para a população que sofre com esses barulhos, como autistas, idosos, doentes, bebês e crianças. “O que se espera é uma conscientização da população para os problemas provocados pelo barulho dos fogos. É algo que atinge idosos, bebês, além dos animais. As pessoas com autismo têm muitas dificuldades. Com barulho intenso precisam de acompanhamento”, afirmou o vereador.

“No caso dos animais, no desespero, há risco de atropelamentos. Muitos, quando estão sozinhos podem se ferir”, comentou Reginaldo Tripoli sobre os transtornos que os fogos trazem para os animais e seus tutores.

A lei da proibição vale para locais abertos e fechados dentro da cidade de São Paulo. Fogos com efeitos visuais e aqueles que produzem barulho de baixa intensidade continuam sendo permitidos.

Fonte: Exame / ANDA / G1

Soldado canadense resgata e adota chimpanzé que vivia em área de guerra do Iraque
Urso decide que o armário de uma casa é um bom lugar para tirar um cochilo
Conheça a inacreditável história do filhote que “caiu do céu” na Austrália
Conheça a incrível história de amizade entre um esquilo órfão e a cachorrinha que o ‘adotou’
Idosa de 89 anos tricota mais de 450 cobertores para cães de abrigo
Homem descobre o que sua namorada faz com sua cachorrinha enquanto está ausente!
Bulldog que ficou presa em porão por anos tem linda reação ao ser resgatada
Cachorro idoso que tinha tumor ganha lar adotivo: ‘Tem muito o que viver ainda’
Homem com deficiência salta de cadeira de rodas e se arrasta para salvar gatinho em perigo
Gato se esconde em carro e aparece no velório de dona que morreu em acidente de ônibus
Morreu Grumpy, o gato que inspirou milhões com seus memes na Internet
Gato estraga fones de ouvido, dono reclama, e ele volta com uma cobra como “substitutivo”