Crianças salvam a vida de guaxinim que foi encontrado enterrado vivo após desabamento de toca

Um grupo de crianças do Texas, no sul estadunidense, salvou a vida de um guaxinim selvagem encontrado enterrado vivo por conta de um acidente. Conforme o relato dos mini-heróis Daiton, 14 anos, e Rylen, 12 anos, a toca do animal havia desabado, amontoando-o abaixo de dezenas de quilos de terra e detritos de pedra.

O pais dos meninos contou que eles avistaram o guaxinim a cerca de 2 a 3 pés de profundidade no buraco. Somente sua cabeça e suas pernas dianteiras foram expostas. As crianças imediatamente ligaram para o pai e falaram o que tinham encontrado. Ryley e Daiton estavam em um passeio sem compromisso por uma selva do Texas.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja os principais assuntos nos tópicos abaixo:

  • Detalhes sobre como o guaxinim foi resgatado;
  • Fatos curiosos sobre o animal;
  • Como vivem, o que comem e quais são seus hábitos.

Como aconteceu o resgate do guaxinim

Cientes que o mamífero necessitava de ajuda, os jovens correram para casa e buscaram seu pai para levar até o local do acontecido. Com o auxílio de uma pá e as mãos, o trio desenterrou o guaxinim aos poucos. A família ligou para o Centro de Reabilitação da Vida Selvagem, que enviou socorristas para ajudar com o momento do resgaste.

ANÚNCIO
Fonte: (Reprodução/Internet)

O pai declarou que os filhos estavam convencidos de que tinham que ajudar a salvar o animal. Após o momento de tensão, o guaxinim pequenino foi libertado. Ele estava saudável o suficiente para ser solto logo depois na selva, sem quaisquer ferimentos ou escoriações.

Quanto aos meninos, eles não conseguiriam disfarçar a felicidade de serem os responsáveis por salvar a vida daquele bichinho. O pai para lá de coruja afirmou que podia ver a sensação de realização em seus filhos. De acordo com ele, os garotos ficaram muito animados pelo animal ter sido solto com segurança.

Filhote de guaxinim fica preso em bueiro

Não é a primeira vez que um guaxinim fica em apuros nos Estados Unidos. Há pouco tempo atrás, bombeiros do estado de Michigan prestaram socorro a um bebê guaxinim. O bichinho enfiou a cabeça em uma tampa de esgoto e ficou preso nela. Os bombeiros declaram que a equipe precisou usar diversas ferramentas para resgatar o animal

ANÚNCIO

Os profissionais conseguiram tirar o guaxinim do bueiro, sem machucá-lo. Os guaxinins costumam aparecer com frequência nos estados norte-americanos. Algumas pessoas já chegaram a relatar a visita desses bichinhos nas praias. No exterior, é comum os bombeiros receberem pedidos de socorros para o resgate de animais em outros países.

Inclusive, acontece com mais frequência do que você imagina. Na Califórnia, um cachorro ficou em apuros após ficar com a cabeça presa na roda de um estepe. Na Escócia também aconteceu um caso curioso, em que os bombeiros precisaram utilizar ferramentas de corte para resgatar um filhote de raposa. O animal ficou presa em uma roda enferrujada.

Curiosidades sobre guaxinins

Falando em guaxinins, separamos diversas curiosidades sobre esses bichinhos neste tópico. Trata-se de um animal carismático pelo seu porte, máscara negra próxima aos olhos e o olhar de cachorro pidão, que atrai muita gente por aí. Em um primeiro momento, dá até vontade de ter um ame casa e apertá-lo como um urso de pelúcia.

ANÚNCIO
Fonte: (Reprodução/Internet)

Todavia, a aparência não é de fato como os guaxinins são em sua personalidade. Aliás, são bichinhos que chegam a evitar os seres humanos. Quanto à classificação deste animal, os guaxinins são mamíferos que se alimentam tanto de outros animais como de vegetais. Apresentam patas dianteiras curtas e traseiras longas e fortes.

No geral, os guaxinins têm no máximo 30 centímetros quando adultos. Geralmente, seus pelos são pretos com tons acinzentados e possuem orelhas redondas. Claro que os pelos escuros ao redor dos olhos são a marca registrada desses animais. O rabo tem cor preto e branco em uma alternância perfeita entre pelos claros e escuros.

Animal extremamente inteligente

Além de uma aparência singular, os guaxinins têm inteligência acima da média quando comparado com outros animais. Segundo estudo do Departamento de Recursos Naturais de Maryland, Estados Unidos, o nível de inteligência desses mamíferos permite que eles retenham memórias sobre uma tarefa por mais de três anos.

Além disso, os bichinhos são capazes de criar sua própria casa. Os guaxinins podem quebrar galhos, escavar terras e usar resto de árvores para construir seus redutos. Para ter noção, os animais podem fazer abrigos e ninhos ainda que estejam ocupando espaços em galpões. Outro fato interessante, é que esses eles possuem mais de 200 sons diferentes.

Ou seja, podem se comunicar de diversas formas diferentes. Se achou que tinha acabado, eles ainda têm habilidade de manipular objetos como abrir frascos e portas numa facilidade surpreendente. Em regiões dos EUA e do Canadá, por exemplo, empresários precisam fabricar recipientes à prova de guaxinins. Isso mesmo, eles são vândalos.

Quais são os seus hábitos

Assim como todo animal, os guaxinins possuem seus hábitos particulares, alguns deles chegam a ser engraçados. Como por exemplo molhar os alimentos antes de comê-los. Inclusive, na ausência de água, eles podem passar a comida no corpo antes de levarem à boca. Segundo biólogos, é uma forma de impedir a ingestão de substâncias estranhas.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Além dos hábitos engraçados, esses bichinhos costumam viver em grupos pequenos de no máximo 5 ou 6 guaxinins. Porém preferem viver sozinhos, podendo ser vistos facilmente caminhando em busca de alimento, sem qualquer companhia. O ambiente verde com muitas árvores altas é o seu preferido. Entretanto, não fogem das cidades como pode ver.

Em alguns países, os guaxinins são vistos invadindo residências e escalando prédios. Dá para acreditar? Isso é atribuído ao fato de se adaptarem facilmente a ambientes diferentes. Ao mesmo tempo que faz bem para eles, pode ser um fator de risco já que é comum a morte desses animais em atropelamentos.

Por onde vivem e do que se alimentam

Os guaxinins costumam viver no Canadá e nos Estados Unidos. Embora sejam comuns nesses países, preferem o tempo quente ao frio severo. Diferente do ursos, eles não hibernam porém gostam de ficar inativos durante o inverno. Não confunda isso com preguiça. No período de frio ameno, eles são ativos, só detestam os ventos gelados.

Quanto à alimentação, eles não são rigorosos com a dieta do dia a dia. Quando estão em ambientes abertos, os guaxinins gostam de maçãs, amoras, nozes, ovos, milho e blueberry, além de outras plantas. Se esses mamíferos estiverem em área urbana, é comum vê-los revirando lixo para encontrar qualquer resto de alimento que o satisfaça.

Como se não bastassem todas as suas habilidades, os guaxinins são ótimos nadadores e fazem dos rios e lagos um ótimo ambiente para caça. Rãs, sapos e algumas espécies de peixes tendem a agradar o paladar desses animais. A estrutura bucal dos bichos é composta por 40 dentes, os quais são capazes de suportar várias categorias de alimentos.

Tempo de vida e reprodução

Outra curiosidade interessante sobre esses ursinhos é que eles possuem células em suas patas dianteiras, que agem como sensores. Assim, conseguem identificar partes que são digeríveis dos alimentos e dispensam as que não forem digeríveis. É como se fossem esquilos testando os nozes.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Por outro lado, tempo longe de vida é o que os guaxinins não têm. Normalmente, vivem cerca de 3 anos quando estão expostos a doenças e aos predadores. No entanto, quando estão em cativeiro, tendem a viver 20 anos em razão da redução de riscos orgânicos e físicos e da quantidade de comida.

Da mesma forma que alguns animais, as guaxinins fêmeas são verdadeiras leoas quando se tratam de filhotes. A espécie costuma fica agressiva e ágil para construir os ninhos. Estima-se que as fêmeas são capazes de ter entre 3 a 6 filhotes por gravidez, e costumam parir nas primaveras.

Podem fazer mal aos humanos?

Por mais que os guaxinins sejam fofos e aparentemente amigáveis, podem sim fazer mal ao seres humanos. O primeiro grande problema é que esses animais podem transmitir doenças graves como raiva, leptospirose e problemas intestinais em casos de contato com seus dejetos.

Sem contar que são capazes de agredir pessoas, principalmente durante o inverno em que estão procurando por alimentos. Quando se trata de comida, eles defendem seus mantimentos com unhas e dentes, no sentido literal. Da mesma forma, as guaxinins fêmeas podem agredir para proteger suas crias.

Para fazendeiros, esses mamíferos são os piores pesadelos. São capazes de devorar canteiros de plantas e hortaliças, bagunçar completamente os recipientes de alimentos de animais em chácaras e granjas. Na área urbana podem destruir telhados, derrubar lixos nas ruas, entre outras coisas.

Nova espécie de guaxinim

Segundo alguns biólogos, uma nova espécie de guaxinins foi descoberta nas florestas amazônicas, equatorianas e colombianas. O suposto mamífero ainda está sendo estudado por especialistas. O que se sabe é que sua aparência é muito similar aos guaxinins, embora não tenha certeza que se trate de uma outra espécie.

O que levou os biólogos a achar que seria membros da família dos simpáticos ursinhos é que são imperativos. Além disso, vivem saltitando entre as árvores e são donos de uma agilidade surpreendente. Mesmo que não saibam muito sobre o animal, é melhor mantê-lo longe dos centros urbanos. Eles podem provocar um verdadeiro desastre.