Conheça o pássaro mais barulhento do mundo: "Parece uma sirene cantarolando"

Geralmente o canto dos pássaros é considerado um som reconfortante, calmante e quase como uma canção, mas para a Araponga branca, não há nada relaxante nos sons ensurdecedores que saem de seus pequenos corpos.

Esta espécie pode ser encontrada nas Guianas, Brasil e Venezuela. Conhecida como o pássaro mais alto do mundo, os sons que eles emitem podem ser um choque. Utilizados como chamadas de acasalamento, seus gritos soam mais como um alarme de incêndio do que o "canto" de um pássaro, e podem atingir até 125 decibéis, o mesmo nível de um concerto muito alto.

Leia Também: Casal de artistas criou incríveis pássaros de papel em miniatura todos os dias por um ano inteiro

Por incrível que pareça, as Arapongas brancas machos utilizam esses sons tão altos quando as fêmeas estão por perto. Nesse intervalo, suas chamadas são potencialmente ensurdecedoras, então elas afastam as fêmeas eventualmente. As fêmeas toleram os sons para avaliar possíveis parceiros, mas não podem ficar muito tempo com medo de sofrerem danos auditivos. Definitivamente não é a maneira ideal de marcar um encontro.

ANÚNCIO

Após passarem um bom tempo estudando como esses pássaros fazem esses sons, os cientistas ficaram surpresos.

"Pouco antes de 'cantar' os pássaros engolem ar, inflando assim a garganta e abrindo bastante o bico", diz um estudo da Current Biology.

ANÚNCIO

Apesar do tamanho, o barulho que as Arapongas conseguem alcançar é definitivamente imenso. Eles definitivamente merecem o título de "pássaro mais barulhento do mundo".

Leia Também: Fotografa faz sessão incrível com pássaros e mostra toda a sua apaixonante beleza


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

ANÚNCIO