Conheça as trágicas situações comuns na vida dos galgos

Os Galgos são uma raça de cachorros com um carácter muito especial. Eles são nobres, fiéis, carinhosos, sociáveis e adoram crianças. Apesar de suas capacidades espetaculares para a corrida, eles amam cochilar, dormem cerca de 16 a 18 horas diárias. Se possível em um colchão macio, onde eles podem fazer um ninho aconchegante.

Infelizmente são muitos os Galgos que não vivem uma vida pacífica e feliz, da forma que nós gostaríamos. Sua alta velocidade, excelente visão à distância e instinto, tornam esses patudos perfeitos para a caça de lebres. Os criadores de Galgos são conhecidos como “galgueros”. É por norma um grande negócio. Mas a falta de cuidado com os animais, faz com que eles experienciem coisas terríveis.

Os preços dos Galgos podem atingir valores bastante elevados. Como a procura também é muita, a reprodução tem de ser rápida e rentável. Isso resulta em uma enorme reprodução de Galgos, obviamente nascidos e criados em condições desumanas: Espaços lotados, competindo uns com os outros pelo alimento, começando desde logo a fomentar seu espírito competitivo.

ANÚNCIO

Para que os cachorrinhos cacem, é necessário treiná-los. No processo, eles são submetidos a treinamentos duros e muitas vezes os treinados vão além e maltratam-nos. Uma prática comum é acorrentar vários patudos à parte de trás de um carro é fazê-los correr por 20 ou 25 quilômetros. Escusado será dizer que esta prática desumana leva-os à exaustão.

ANÚNCIO

Fraturas, excesso de esforço e outras lesões perigosas

Uma das caraterísticas destes cachorros é a velocidade e para que eles possam chegar ao seu auge, devem ser leves e aerodinâmicos. Seus ossos são frágeis e muitas vezes sofrem fraturas. Quando algo do gênero acontece, eles não são mais úteis para a caça e tornam-se descartáveis.

Durante a caça os Galgos podem perseguir a lebre por vários minutos. Quando terminam, o cansaço é tal que eles chegam a não conseguir ficar em pé.

ANÚNCIO

Quando um Galgo alcança um lebre, ele é considerado um vencedor. É o  orgulho de seu dono e até recebe aplausos. Em contraste, o “perdedor” tem o risco de não ser considerado bom o suficiente para a caça e torna-se assim dispensável!

O “greyhound” é um galgo espanhol. Eles são usados ​​em alguns países anglo-saxões para corridas.

Os Galgos são usados também em corridas, até uma certa idade. Nesse caso, até cerca de 3 anos. Por essa alturas eles começam já a perder a velocidade e já não podem competir. Mas o que acontece com os cachorrinhos com mais de 3 anos? Se perguntar para um “galguero”, é provável que ele não lhe responda.

Ao sair de um desses locais, onde eles nunca foram tratados com respeito, nem carinho, os Galgos vagam na rua à procura de comida entre o lixo. A pouca gordura em seus corpos, faz com que eles sintam mais o frio. Quando um Galgo fica assustado, ele corre sem parar, correndo o risco ainda mais elevado de ser atropelado. A solidão é algo que arrebata o coração dessa raça. A pior época do ano é fevereiro, uma vez que a temporada de caça ocorre por esse mês. São várias as baixas que surgem.

Assassinato a sangue frio

É difícil dizer quando um Galgo é mais feliz, se quando é usado para a caça, ou se quando é deixado em um canil. Em outros momento, eles também são deixados à sua sorte na rua, como já foi dito. Mas é mais comum do que deveria que se faça um extermínio cruel da raça: Pendurá-los ou jogá-los em poços. Embora esse seja um ato punido por lei!

Há pessoas que os ajudam, e você também pode fazê-lo

Como em quase todas as histórias tristes sobre animais que sofrem, a ganância e a crueldade humana está sempre presente. Mas aqui também está presente o lado bom das pessoas: Aqueles que dedicam seu tempo, esforço e recursos para tentar ajudar o maior número de animais possível. Algumas pessoas ajudam com os cuidados médicos, a encontrar casas e famílias adotivas para o resto da vida. Esse é o caso do Galgos ONG SOS, cujo site você pode na melhor das hipóteses ajudar, pagando uma taxa de adesão, oferecendo carinhos ou na melhor das hipóteses, adotando.