Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro

Você já deve ter ouvido falar que as raças de cachorros podem indicar muito sobre eles, certo? Por isso, quem tem filhos pequenos em casa ou quem não gosta de enfrentar os caninos acaba optando pelas raças mais dóceis de cães. Mas, você sabe quais são elas?

Por exemplo, labradores são mais dóceis, não é verdade? E você já deve ter ouvido falar que o Pug também adora crianças. Aliás, o Golden Retriever é bagunceiro, mas não serve para ser cão de guarda. Será verdade? Continue lendo para descobrir as 10 raças de cães mais dóceis.

Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro
Foto: (reprodução/internet)

1 - Labrador Retriever

Vamos começar com o labrador porque é uma opinião geral de quase todo mundo: eles são super dóceis. Apesar do porte grande e do volume de pelos, esses animais sempre são escolhas assertivas para quem busca um pet obediente e com muita energia.

Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro
Foto: (reprodução/internet)

É o tipo de cachorro de relacionamento fácil. Aquele que vai com todo mundo, sabe? Além disso, ele tem outras características como energia, agilidade, faro apurado e inteligência. Por isso, é uma ideia muito bacana para quem quer um irmão canino para o filho.

ANÚNCIO

Ah, e tanto é verdade que é não é incomum encontrar os labradores como cães-guias. Então, resumidamente, se você tem bastante espaço em casa, uma família grande e muita energia para dar, o labrador retriever pode ser o seu cão-amigo. 

2 - Golden Retriever

Agora a gente trouxe o Golden porque como tem o “Retriever” no nome, muito agente confundo com o Labrador. Calma que são raças diferentes, apesar de ambas serem dóceis. É aquele cãozinho que sempre aparece em propagandas e pacotes de ração.

Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Justamente por esse marketing, ele ficou chamado de “cão dos sonhos”. E com a semelhança do nome, saiba que eles tão têm habilidades e características parecidas com a dos labradores, como o fato de ser dócil, grande, forte e muito enérgico. 

ANÚNCIO

Quem é poderia ter um Golden em casa? Todo mundo que quer um cachorro amigável e que traga felicidade para a família. Obviamente, não será uma escolha inteligente se você estiver buscando um cão de guarda, ok? E vamos aos próximos.

3 - Pug

E agora trouxemos o Pug porque ele também consegue fazer que a opinião das pessoas sejam unanimes quanto à sua presença: é um cãozinho muito dócil. Porém, essa raça tem muitas diferenças para o Golden e o Labrador, a se começar pelo tamanho, já que são menores.

Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro
Foto: (reprodução/internet)

O que pouca gente sabe é que o Pug é uma das raças mais antigas que se tem. E hoje é visto como um dos cachorros mais engraçados do mundo, tanto é que ele estampa camisetas em cada canto do mundo. Só que a energia dele é outra, afinal, é um cão preguiçoso.

ANÚNCIO

Então, é o seguinte: ele é dócil sim e vai se dar muito bem com você. No entanto, ele não é aquele cachorro que vai estar o tempo todo disponível para brincar. Por isso, não é uma boa ideia para quem quer distrair as crianças. 

4 - Dachshund

Se você não conhece essa raça, tudo bem. Aliás, você conhece sim, só que não com esse nome, não é? Os Dachshund são muito mais conhecidos como “Salsichas” pelo formato do seu corpo. E ainda que não tenha se lembrado dele, ele está na lista dos mais amigáveis.

Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro
Foto: (reprodução/internet)

O temperamento dele é muito amigável mesmo, diferente do Poodle ou do Lhasa Apso, que mesmo sendo dóceis possuem uma personalidade mais forte. O Salsicha raramente vai ficar nervoso ou se tornar agressivo com você ou alguém da sua família.

Ao contrário, é uma raça que adora ficar por perto e sem incomodar muito. Curiosamente, ele tem um equilíbrio que dá até um espanto, já que sabe estar por perto sem invadir o espaço do outro, sabe? Adora carinho, crianças e conforto.

5 - Bulldog 

A gente poderia mencionar aqui o Bulldog Inglês ou o Bulldog Francês. Mas, quer saber? Ambos são dóceis. O que muda é o jeitinho deles se apresentarem. Por exemplo, o inglês tem um jeito mais forte e um ar de “bravo”. Só que ele não é.

Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Enquanto isso, o seu irmão francês já tem uma cara de bonzinho, o que faz com que muita gente pense que ele é mais dócil do que o outro. Na verdade, ambos são engraçadinhos, adoram a presença das pessoas e são carinhosos.

A maioria dos veterinários os descrevem como de “temperamento calmo”. Ou seja, isso já indica o quanto dóceis eles são, né. Ah, é comum ver crianças pequenas perto deles também. Inclusive, eles nem costumam latir muito, sendo totalmente independentes. 

6 - Beagle

É um cão muito disposto a brincar. E se deixar, faz isso o tempo todo. É conhecido por ser uma raça aventureira, sendo que um dos momentos de pausa é para comer ou para dormir. Fora isso, ele está sempre bastante agitado, dando vida ao lugar.

Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Apesar dessa energia toda, eles são muito fiéis a seus amigos e donos. Por isso, entra na lista dos mais dóceis entre os cães. É muito amoroso e gosta de demonstrar isso de vários jeitos, até mesmo em momentos inoportunos. 

Entre as características de temperatura, dá para dizer que eles são sociáveis e extrovertidos. Tanto é que adoram crianças e até os mais velhinhos, especialmente idosos. Se há um lado ruim, mas nem tão ruim assim, é que eles são bem teimosos. 

7 - Dálmata

Mais uma curiosidade para muita gente. No entanto, vale dizer que sim, os dálmatas são bastante carinhosos, dóceis e bonzinhos. Nada de temperamento forte ou de agressividade. Ao contrário, eles amenizam as brigas do ambiente. 

Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Costuma ser uma opção interessante para quem não pode cuidar de um animal de grande porte e com muitos pelos, como o Golden ou o Labrador. Isso porque eles são de médio porte e com pelos bem curtinhos. E você já deve ter visto algum por aí, né.

No geral, são classificados como animados, obedientes e inteligentes. Inclusive, se você assistiu os 101 Dálmatas, da Disney, sabe bem do que estamos falando. Ah, eles podem acompanhar você na prática de exercícios físicos também. 

8 – Blue Heeler

Outro tópico curioso temos aqui. O Blue Heeler ou Australian Cattle Dog é um cachorro que é conhecido por ser boiadeiro. Ou seja, ele toca a boiada. E isso não é exagero algum. Em alguns países, como Austrália, ele é usado para esse fim.

Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Agora, no Brasil, há várias famílias que adotaram essa raça e se deram muito bem com ele. Apesar da cara de mal, o dog tem um temperamento muito dócil com as pessoas. Tanto é que ele atua com o instinto protetor o tempo todo, sendo um amigo para todas as horas. 

As principais características dele são: líder, amigo, inteligente e sociável. Logo, tudo isso explica porque ele tem sido tão aceito nos lares brasileiros. Ah, e ele tem muita energia para gastar. Então, mesmo sendo de pequeno porte, vai exigir espaço físico. 

9 – Maltês

Apesar de ser mais raro de ser encontrado no Brasil, o Maltês pode aparecer nessa lista pelos motivos que você já imagina. Está entre as raças caninas mais dóceis do mundo, sendo que tem um espírito protetor e adora atividades divertidas

Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, ele é indicado até mesmo para as pessoas que gostam de dar colo, carinho, atenção e querem uma presença por perto. Isso porque eles são vigilantes e amigáveis. Vez ou outra, também são competitivos, mas nunca bravos ou agressivos.

Essa competitividade vem muito mais do fato de adorar uma brincadeira. Aliás, tudo é brincadeira para o Maltês. Ah, e ele não é tão facilmente encontrado no Brasil porque exige muitos cuidados com a saúde e com o bem-estar, inclusive, cuidados financeiros. 

10 – Vira-Lata

E nós vamos terminar de um jeito que vai impressionar você. De verdade! Tem muita gente que pensar que o Vira-Lata é o sem raça ou o que tem as raças misturadas e por isso não são dóceis. Na verdade, isso não é bem assim que acontece.

Conheça as 10 raças mais dóceis de cachorro
Foto: (reprodução/internet)

Ao contrário, eles também estão listados entre as raças mais dóceis do mundo para os cachorros. Isso porque possuem um alto grau de aprendizagem e de adaptação. Logo, como são inteligentes, podem se tornarem dóceis rapidamente. 

E quem já conviveu com um vira-lata sabe do que estamos falando. Eles costumam ser muito brincalhões, dóceis e amorosos, o que os tornam ótimos para passar aquele momento em família, com carinho e amor. Então, pode ser interessante considerar essa possibilidade.

Os cachorros mais agressivos

Por outro lado, saiba que existem algumas raças que possuem temperamento mais agressivo. Isso não quer dizer que todos os animais daquela raça vão sair por aí latindo, bravos ou mordendo as pessoas. Mas, conforme estudos, uma boa parte deles podem fazer isso. Sem dúvidas, eles precisam de atenção. 

Se você quiser ter um em casa vai precisar fazer treinamentos com eles. Nessa lista, a gente pode considerar o Chihuahua, o Rough Colie, o Poodle, o Fottweiller, o Pitbull, o Pastor Caucasiano, o Chow Cho, o Doberman Pinscher, o Great Dane e o Schnauzer. Além do mais, lembre-se que qualquer raça que seja desconhecida ou menos comum pode se tornar agressiva.