Saiba como escolher o melhor shampoo para dar banho em pets

Os cuidados com os pets são muito importantes para a saúde e bem-estar deles. Isso também envolve a hora do banho. O motivo é que cada vez mais as fabricantes, visando o público, estão se preocupando em criar fórmulas que não prejudiquem os animais de estimação.

Saiba como escolher o melhor shampoo para dar banho em pets
Foto: (reprodução/internet)

Mais do que isso, são produtos que são pensados em cada situação que é possível, como por exemplo quando eles estão com parasitas no corpo. Abaixo, você vai ver várias opções de shampoos para pets e alguns detalhes sobre cada um deles. Confira!

O que é um shampoo para pets

Assim como o shampoo para humanos, aquele que é voltado para os pets serve para dar banho nos animais. A ideia é fazer a lavagem dos pelos e da pele junto com a água. Para isso, eles podem ter cheiro, coloração e serem compostos de vários modos.

Saiba como escolher o melhor shampoo para dar banho em pets
Foto: (reprodução/internet)

A regra, no entanto, é simples: ter uma composição que auxilie o pet, seja no tratamento de doenças ou até mesmo nos cuidados com a pelagem. Assim, leve em conta que cada vez mais os pesquisadores estão estudando fórmulas para criarem os melhores shampoos para pets.

ANÚNCIO

Os melhores shampoos para pets

Abaixo, a gente tem um tópico bem legal que vai mostrar as variedades e os tipos de shampoos que existem hoje em dia para quem quer dar banho no pet. E para você entender a importância desse estudo, saiba que há no mercado grandes marcas focadas nisso.

Vamos citar alguns exemplos, mas não de forma comercial, apenas para que você entenda essa grande variação de opções: Pet Life, Banho Bom, Baw Maw, Pet Essence, Beeps, Xandog, Pet Clean, Pet Smack, Dog’s Care, Cat My Pet, Pet Society, Sanol, Bayer, KDog, entre outros.

E em uma rápida pesquisa na internet é possível ver que os shampoos para pets possuem valores bastante variáveis, partindo de R$ 13 o tubo com 700 ml até mesmo mais de R$ 100. Obviamente, isso vai depender da composição do produto. 

ANÚNCIO

Os tipos de shampoos para pets

Um dos pontos mais importantes para fazer a escolher correta do shampoo para dar banho nos pets é sobre conhecer os tipos de produtos que existem. Afinal, isso será uma resposta direta às especificidades e características do seu cachorro ou gato.

Saiba como escolher o melhor shampoo para dar banho em pets
Foto: (reprodução/internet)

Portanto, saiba que essa não vai ser uma decisão tão simples quanto parece. Após levar ele ao veterinário e descobrir sobre o tipo de pelo que ele tem, as doenças e os cuidados que você precisará ter durante o banho, então, aí sim é hora de conhecer os tipos de produtos. 

Nos próximos tópicos, nós vamos trazer alguns dos produtos que são diferentes e respondem bem à pergunta sobre os tipos de shampoos para pets. Só que antes disso, saiba que sempre vale a pena fazer boas pesquisas e priorizar marcas que você confia, ok?

ANÚNCIO

O shampoo de humanos

Bom, esse não é um shampoo ideal para pets e você sabe muito bem disso, não é mesmo? Sendo assim, ainda que exista uma grande facilidade em usar o próprio shampoo para o seu cãozinho ou gatinho, o erro pode custar bem caro.

A conveniência vai dar trabalho no futuro porque o pet pode sofrer os efeitos colaterais de usar um produto que não é apropriado. E há uma boa explicação para isso: os shampoos para humanos possuem um pH bem elevado para pele dos animais de estimação.

Logo, o shampoo de humanos vai atrapalhar o equilíbrio do óleo dos pelos dos animais. Assim, é comum isso resseque a pele dele, assim como crie um ambiente propício para a proliferação de bactérias e parasitas. Então, shampoo de humanos, não!

O shampoo para pets com pele seca

A próxima dica sobre os tipos de shampoos para pets tem a ver com aqueles que possuem a pele mais seca. De fato, eles precisam de cuidados na hora do banho e a escolha do shampoo tem essa ideia. Então, qual é a melhor opção?

Saiba como escolher o melhor shampoo para dar banho em pets
Foto: (reprodução/internet)

Recomenda-se o uso de um shampoo hidratante que controle o ressecamento da pele. Isso porque esse tipo de produto para pets possui ingredientes que atuam com efeito calmante sobre a derme. Por exemplo, a farinha de aveia e o óleo de jojoba. 

Ah, e tem mais uma dica, quando o animal tem a pele seca, o cuidado com o enxague precisam ser redobrados. Logo, nada de deixar aquele restinho de sabão. Se ele passar despercebido, é possível que exista a escamação da pele do felino ou do canino.

O shampoo para pets com dermatite

Diferente de ter pele seca, a dermatite canina ou felina é um tipo de doença de pele que é comum em pets. Assim, também é possível considerar um produto próprio para os cuidados com essa doença, que também exige cuidado especial.

Existem alguns shampoos que possuem clorexidina na composição. Esse tipo de substância, quando usada em pequenas concentrações, ajuda no tratamento da doença de pele do pet. Isso porque tem oleosidade e auxilia na prevenção da formação do excesso de pele.

Outro tipo de shampoo que são para animais e que possuem ingredientes que auxiliam no tratamento de doenças de pele é aquele que conta com extrato de camomila. Nesse caso, ele ajuda a suavizar a ele e cicatrizar os possíveis machucados. 

O shampoo para pets alérgicos

Hoje, mais do que qualquer outro momento da humanidade, muito se conhece sobre as doenças dos animais que são criados em casa. Assim, as doenças alérgicas são bem mais comuns do que se imagina, tanto para cães como para gatos. 

Saiba como escolher o melhor shampoo para dar banho em pets
Foto: (reprodução/internet)

A saída, na hora do banho do pet, é usar um tipo de shampoo que tenha componentes que não causam alergias nos bichos. E aqui entra uma grande dificuldade: nem sempre dá para saber qual é a alergia do seu animal de estimação. Aí, o jeito vai ser testar os produtos.

E tem mais um detalhe: considere que existem sim aqueles que são mais prováveis de não causarem alergia justamente porque eles possuem componentes como a base de aveia e não possuem cores ou cheiros artificiais demais. Vale a pena estudar cada caso.

O shampoo para pets contra parasitas

Esse é um tópico muito legal e que nem todo mundo sabe. No entanto, leve em conta que uma grande parte dos animais pets sofrem com parasitas, como é o caso de pulgas e carrapatos. A boa notícia é que usar um shampoo apropriado para isso é uma ótima ideia.

Logo, se o cão ou o gato estiver sofrendo desse mal, a ideia é comprar um bom produto antiparasitário. Agora, vale mencionar também a importância de falar com o veterinário para entender a indicação do produto, que não deve ser usado de forma constante. 

O shampoo para pets conforme a raça

Sim, sim e sim. Talvez você não sabia dessa mas considere que na hora de escolher o melhor shampoo para pets você também poderá encontrar no mercado um tipo de shampoo que é indicado para a raça do seu bicho. E já vamos explicar algumas diferenças. 

Saiba como escolher o melhor shampoo para dar banho em pets
Foto: (reprodução/internet)

Primeiro, considere que a cor e o tamanho dos pelos é o que mais influência nessa escolha. Assim, os pelos mais escuros ou mais claros podem ser determinantes para a escolha de um produto que remova ou mantenha a oleosidade.

Já para o caso do tamanho, então, saiba que pelos longos e curtos também exigem shampoos diferentes. Para o caso dos pelos compridos, saiba que o ideal é escolher um shampoo que desembarace os fios e no contrário, vale usar aqueles que evitem a queda dos pelos. 

O shampoo para os filhotes de pets

Outra dica muito legal e que tem tudo a ver com como escolher o melhor shampoo para dar banho no seu pet é saber que os filhotinhos, que são animaizinhos com menos de 1 ano de vida, precisam de cuidados extras na hora do banho e isso inclui o uso do shampoo certo.

É comum entre os veterinários que o primeiro banho no filhote deve demorar algum tempo, algo como 45 dias ou até 12 semanas. Isso porque o banho pode assustar ele, além de outras questões mais ligadas a imunidade do bicho.

O fato é que além desse tempo de espera para dar o primeiro banho do seu pet, saiba que também vale a pena escolher um produto adequado, que quase sempre vai ser aquele indicado para a idade do animal. Na verdade, a partir de 1 ano, os shampoos são mais parecidos.

O shampoo caseiro para pets

Para terminar o texto, a gente quer deixar aqui aquela ideia de reflexão, vamos lá? Leve em conta que muita gente quer sair por aí adicionando vários nutrientes, ingredientes e produtos para criar o próprio shampoo para o seu cão ou gato. Mas, é preciso muito cuidado com isso.

Afinal, até podem existir fórmulas que sejam eficazes, como aquelas que incluem extrato de camomila, como falamos acima. No entanto, a dosagem errada pode ter efeitos contrários e causar alergias ou incômodos. Para ter a receita ideal do shampoo caseiro, fale com o veterinário.