China está cada vez mais próxima de abolir o consumo de cães e gatos para sempre

Desde o início do ano, boa parte da população chinesa e dezenas de ONGs que advogam pelos direitos dos animais têm pressionado o regime à aprovar leis contra a crueldade e o abuso de cães, gatos e outros pets.

Atualmente, a legislação em vigor na China protege a vida selvagem terrestre e aquática, mas infelizmente ela não se aplica aos animais de estimação - cães, gatos, hamsters e muitos outros.

Visando mudar isso, ativistas, estudantes e entidades que representam a causa têm instando as autoridades do país a aprovar uma nova - e forte - lei que proteja fortemente os animais.

ANÚNCIO

Leia também: Cachorrinho Yorkshire de 3 meses perde a vida ao cair do alto da cama de casal dos donos

Nos últimos meses, essa luta tem gerado resultados. Um bom exemplo disso foi que duas cidades chinesas, Shenzhen e Zhuhai, proibiram seus cidadãos a consumirem cães e gatos, sejam eles provenientes do território chinês ou não.

Há seis meses, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China sinalizou que poderia proibir a carne de cachorro da mesa de jantar em todo o país, após classificar os cães como animais de companhia em vez de animais ‘de fazenda’. No entanto, nenhuma diretiva oficial foi emitida ainda.

ANÚNCIO

No mês passado, a TV estatal Central da China pediu ao governo que aprove uma lei de proteção animal do país "o mais rápido possível", em um raro movimento de um meio de comunicação oficial. A estação fez esse apelo após um homem ser pego matando um gato de rua com água fervente na rua. Triste, né? 😞

“Reconhecidamente, atos antissociais como este são a minoria absoluta em qualquer sociedade”, disse o Dr. Peter Li, especialista em políticas para a China do grupo de bem-estar animal Humane Society International (HSI).

“No entanto, um ato de tal crueldade tem um impacto traumatizante na sociedade em geral e, se tolerado, corre o risco de levar à dessensibilização das pessoas ou, pior ainda, a atos imitadores de crueldade”, acrescentou.

ANÚNCIO

“É por isso que a crueldade contra os animais deve ser estritamente proibida por lei em todo o mundo”, concluiu. O Dr. Li enfatizou que a China está em uma encruzilhada em termos de crueldade contra os animais.

“A China é um país onde a população de amantes de animais está aumentando, e os atos de abuso de animais frequentemente expostos nas redes sociais chinesas normalmente recebem um alto nível de raiva pública”, disse.

“Legislar contra a crueldade contra os animais poderia reunir o apoio da maioria da sociedade chinesa, e estimular os legisladores a criarem uma lei e aplicá-la, garantindo que ela seja aplicada com firmeza em todo o país”.

Leia também: Gatinho que ficou 30 horas soterrado após desabamento de prédio é salvo por cão farejador

Compartilhe o post com seus amigos! 😉