Cavalo acaba colapsando de cansaço após passear turistas em carruagem sem parar

Um cavalo que puxava uma carruagem com dezenas de turistas, em Charlestone, nos EUA, caiu inanimado no meio da estrada. As imagens do incidente deixaram a comunidade local em alerta e já foi solicitado um estudo para determinar a segurança dos animais neste tipo de atividade.

As imagens foram captadas na passada quarta-feira mas só agora atingiram visibilidade internacional. Big John é um dos vários cavalos que diariamente percorrem as ruas de Charleston, na Carolina do Sul, transportando dezenas de turistas numa carruagem.

A atividade, que não é exclusiva desta cidade, há muito que é questionada por ambientalistas e instituições que defendem os direitos dos animais. O peso das carruagens e o intenso calor a que os animais estão sujeitos, assim como a má alimentação, motivam várias críticas.

ANÚNCIO

No vídeo que circula nas redes sociais, pode ver-se o animal no chão, deitado, sem se mexer. Enquanto o cavalo não se levanta, são várias as pessoas que o tentam auxiliar. Finalmente, já com a intervenção dos bombeiros, Big John levanta-se e é aplaudido.

A empresa responsável pela atividade afirma que o cavalo caiu por tropeçar e que apenas sofreu pequenos ferimentos. No entanto, em declarações à NBC, uma testemunha garante que o animal caiu devido ao cansaço e ao calor que se fazia sentir naquele dia. "Qualquer pessoa com um bocadinho de coração compreende que estas atividades não são corretas", disse Elizabeth Fort.

ANÚNCIO

Uma posição semelhante à da Charlston Animal Society, que defende este tipo de situações e de atividades devem ser analisadas. "Está na altura de um estudo independente e cientifico para saber se o Big John e outros cavalos estão a trabalhar num ambiente seguro", escreveram numa publicação.