Casal de pandas volta a acasalar após 10 anos devido ao confinamento por coronavírus

Dois ursos panda de um zoológico de Hong Kong se acasalaram pela primeira vez em mais de 10 anos, depois de um período de intimidade que começou em 26 de janeiro, quando o parque fechou suas portas devido à pandemia de coronavírus.

Os funcionários do zoológico e parque temático Ocean Park anunciaram que a panda Ying Ying e o macho Le Le - ambos com 14 anos - acasalaram no último dia 6 às 03:00 GMT, depois de mostrar sinais de ter entrado em seu ciclo hormonal no final de Março.

Ying Ying e Le Le chegaram ao Ocean Park em 2007, mas apesar do incentivo dos tratadores, eles mostraram pouca inclinação a acasalar enquanto hordas diárias de visitantes assistem a todos os seus movimentos.

ANÚNCIO

Criar pandas é especialmente difícil, principalmente quando estão em cativeiro.

"O processo de acasalamento natural bem-sucedido hoje é extremamente emocionante para todos nós, pois a chance de gravidez através do acasalamento natural é maior do que através da inseminação artificial", disse o diretor-executivo de conservação zoológica do Ocean Park, Michael Boos, em um comunicado de imprensa.

ANÚNCIO

Quando a atual pandemia obrigou o parque a fechar em 26 de janeiro, os mamíferos de 14 anos tinham metade da vida útil do panda e quase uma década após o início da maturidade sexual.

Segundo o zoológico, o período de gestação de um panda vária de 72 a 324 dias, mas a gravidez só pode ser detectada por ultrassom cerca de duas semanas antes do nascimento.

ANÚNCIO

Boos estava esperançoso com a ideia de contribuir para a conservação das espécies e acrescentou que “Se for bem-sucedido, os sinais de gestação (incluindo flutuações nos níveis hormonais e mudanças comportamentais) serão vistos no final de Junho, embora sempre exista a possibilidade de Ying Ying sofrer uma gravidez psicológica."

A população selvagem deste mamífero é de cerca de dois mil espécimes e, após grandes esforços de conservação, em 2016 conseguiu mudar seu status de "ameaçado" para "vulnerável" na União Internacional para a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!