Cãozinho diagnosticado com obesidade é adotado e chega no peso ideal com ajuda de sua nova dona

Wolfgang é um cãozinho beagle que até alguns meses atrás, enfrentava a obesidade mórbida, isto é, um acúmulo excessivo de gordura no corpo, caracterizada pelo IMC maior ou igual a 40 kg/m².

Quando chegou ao abrigo após ser resgatado, ele pesava 36 kg - nada menos do que 3 vezes mais o peso considerado ideal para sua raça. Não demorou muito para o canil encontrar um lar para o cão, cuja dona estava bem informada do que enfrentaria nos meses adiante.

Foram tempos de rotina rígida, dieta alimentar bem balanceada, fisioterapia e muito exercício físico. Wolfgang passou por tudo isso sem esmorecer, sempre altivo com sua personalidade amorosa e brilhante.

ANÚNCIO

“Ele foi muito legal e amigável no primeiro dia em que o tiramos do abrigo, e isso nunca mudou”, disse Erin McManis, que o adotou no abrigo do Arizona Beagle Rescue, nos Estados Unidos. “Queria ajudá-lo a perder peso, então decidi acolhê-lo".

Nas primeiras semanas, o cãozinho só conseguia caminhar distâncias curtas e seu peso o impedia de fazer muitas das coisas que ele queria - como cumprimentar sua mãe quando ela chegava em casa.

ANÚNCIO

“Quando chego em casa do trabalho, meus cachorros costumam bater à porta e me cumprimentar. Mas Wolfgang não podia fazer isso. Isso o cansava demais”, disse Erin.

“Ele ficava na cama, abanando o rabo o máximo que podia, esperando que eu fosse cumprimentá-lo. Ele ainda queria nos reconhecer, e quando começou a perder peso, ele eventualmente começou a vir até a porta.”

ANÚNCIO

Leia também: Fotógrafo adota gatinho de rua e o transforma em modelo de seus ensaios: ‘Fotogênico e amoroso’

Doze após de dieta e exercícios fizeram Wolfgang perder quase metade de seu peso corporal. Agora com 23 kg, o cão é capaz de correr atrás de brinquedos, nadar e brincar com seu irmão André, que divide a atenção de Erin com ele.

A mamãe adotiva dos cães não acreditava que os beagles poderiam ser maiores do que Wolfgang - mas então ela conheceu Jameson.

Ciente da rotina bem-sucedida de Wolfgang, o Arizona Beagle Rescue contatou Erin para falar sobre um beagle de 45 kg que acabara de entrar no canil. “Nunca tínhamos tido quatro cães em nossa casa antes, então no começo eu não tinha certeza”, disse Erin.

“Achei que três era nosso máximo, mas decidimos que havia espaço para mais um.”

Leia também: Cadelinha perdida retorna para casa após 3 anos nas ruas e faz sua dona chorar de alegria

Em menos de dois meses morando com a mulher, Jameson já perdeu 11 quilos. Enquanto Wolfgang se adaptou rapidamente com todos, Jameson demorou um pouco mais para se ajustar ao seu novo estilo de vida, mais saudável e ativo.

Nesse meio-tempo, Wolfgang tem se esforçado para treinar seu irmãozinho e ajudá-lo no processo de perda de peso e, assim que Jameson receber uma cirurgia corretiva para consertar uma lesão no joelho, ele poderá se exercitar e jogar novamente.

Assim que Jameson atingir um peso ideal, ele será disponibilizado para adoção. Até aqui, ele está em boas mãos com seu irmão mais velho, Wolfgang, que fica feliz em lhe dar todo o apoio de que precisa.